Você sabe o que é microcrédito? Se você precisa de uma pequena quantia de dinheiro para começar ou alavancar seu negócio, saiba que esse é o serviço financeiro ideal para você.
Essa linha de crédito é muito popular entre os microempreendedores individuais (MEIs) porque oferece uma série de vantagens, tais como:
- Taxas de juros menores.
- Menos exigências para aprovação do crédito.
- Processo mais rápido e menos burocrático.
As regras para adquirir o microcrédito são similares às regras para a concessão de outras linhas de crédito, mas, nesta modalidade, cada MEI pode captar, no máximo, R$ 21 mil.
Já fizemos outro artigo bem completo sobre Como e quando usar o microcrédito.
Você já sabe para quê vai usar o microcrédito?
Imagine que você tem um salão de cabelereiro e gostaria de reformar o espaço e comprar alguns equipamentos novos para o seu negócio. Para isso, você não precisa de uma quantidade exorbitante de dinheiro, portanto pode ser interessante recorrer ao microcrédito, que vai permitir que você expanda o seu negócio sem se endividar muito.
Mas você também pode recorrer ao microcrédito para:
- Investir no capital de giro: ter dinheiro para comprar matéria prima e aumentar as suas vendas.
- Criar um novo negócio: tirar a sua ideia do papel e finalmente começar o negócio dos seus sonhos.
- investir em um novo produto ou serviço: ampliar a oferta de produtos da sua empresa.
- Ampliar a divulgação do seu negócio: investir em fotos e vídeos para alanvancar o marketing digital.
Seu nome está sujo ou limpo? Como anda a sua reputação de crédito?
Estar com o “nome limpo” facilita o acesso ao crédito e te garante condições melhores nessa transação. Quando falamos de serviços de proteção ao crédito, muita gente pensa no SPC e Serasa, mas saiba que outros órgãos e empresas também podem te incluir na lista de maus pagadores. Saiba como verificar se você está inadimplente:
Serasa Experian: Você pode consultar seu CPF pessoalmente nas agências da Serasa Experian ou pelo site da Serasa gratuitamente.
SPC: Criado em 1995, o Serviço de Proteção ao Crédito centraliza todas as informações sobre o comércio no país. Você pode consultar pendências gratuitamente no site do SPC mediante cadastro.
SCPC: Administrado pela Boa Vista Serviços, o Serviço Central de Proteção ao Crédito reúne os dados de crédito dos brasileiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Após um rápido cadastro, a consulta também é gratuita através do site do SCPC – Consumidor Positivo.
Cadin: O Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal é um banco de dados que registra pessoas físicas e jurídicas que possuem dívidas nos órgãos e entidades federais do Brasil. Para consultar as dívidas no seu CPF ou CNPJ acesse o site da Receita Federal.
A Getnet também oferece algumas vantagens para o Microempreendedor Individual. Conte com as nossas soluções de pagamento para construir o seu Negócio de Sucesso. Você pode contratar os nossos serviços pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).
Veja outros artigos relacionados ao MEI que podem te interessar:
Imposto de renda MEI: saiba como declarar
Imposto de renda MEI: 4 erros que você não pode cometer