3 lições que todo mundo precisa entender antes de começar seu negócio

Quem acompanha o Negócio de Sucesso sabe que a gente sempre reforça por aqui a máxima de que não existe fórmula mágica para o sucesso. Mas, sim, é possível acompanhar algumas trajetórias de sucesso e tirar o melhor dessas histórias. Por isso, preparamos um artigo com 3 lições de grandes empreendedores que todo mundo precisa entender antes de começar um negócio. 

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Quer saber o segredo dos empreendimentos bem-sucedidos de Steve Jobs (Apple), Luiza Trajano (Magazine Luiza) e Jeff Bezos (Amazon)?

3 lições de empreendedores para impulsionar o seu negócio

Sucesso não se constrói da noite para o dia. Quando observamos a trajetória de grandes nomes do mundo dos negócios, quase todos têm em comum muita determinação e perseverança. Até porque em grande parte dos casos, não são poucos os obstáculos que aparecem no caminho. Não é raro encontrar histórias de empreendedores que fracassaram algumas vezes antes de, finalmente, vencer.

É o caso do Steve Jobs, cofundador da Apple. Apesar de ter falecido em 2011, o império que ele construiu ainda é um dos mais sólidos do mundo. Por isso, é dele que vem a nossa 1ª lição.

1) Entenda qual é o seu propósito
O Steve Jobs entendeu que o seu propósito não era vender celular, computadores ou aparelhos eletrônicos. Em meados da década de 1990, a Apple enfrentou um período muito complicado por conta da inconsistência e “falta de foco” do seu CEO, quase chegando à falência. Mas ele insistiu em desenvolver produtores realmente inovadores, pensando em oferecer a melhor experiência possível para o consumidor, com máxima atenção a todos os detalhes (uma simples saudação do Iphone não era aprovada se não estivesse perfeita).
Ele sabia que as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz. E essa ideia conduziu toda comunicação da marca, sempre com foco na inovação e no desafio de lançar algo surpreendente. 

O palestrante Simon Sinek explica um pouco melhor a estratégia de comunicação da marco no video abaixo. Vale muito a pena levar para o seu negócio também o conceito de “Golden Circle”.

2) Tenha um plano de negócios bem definido
Em 2019, a Amazon se tornou a empresa mais valiosa do mundo. Os passos do seu fundador, Jeff Bezos, são sempre analisados de perto porque todo mundo quer saber qual é o segredo do sucesso da marca. O Jeff Bezos sempre soube que seu negócio era muito mais que vender livros. Ele queria “vender tudo”. Em pouco tempo, incorporou ao seu catálogo CDs, DVDs e outros produtos eletrônicos. Uma grande sacada foi desenvolver várias parcerias com atacadistas para que tivesse estoque ilimitado para cumprir com a promessa de entregar seus produtos a qualquer pessoa e em qualquer lugar.

3) Não tenha medo de agir
Quando a pandemia de Covid-19 explodiu em meados de março do ano passado, Luiza Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza​, conseguiu recalcular rapidamente a rota para impedir que a crise afetasse o seu negócio. Assim como todo mundo, ela encarou o lockdown e fechou todas as suas 1100 lojas, mas transformou algumas em centros de distribuição, investiu no digital e ampliou o seu marketplace, permitindo ainda que outras pessoas utilizassem a sua plataforma para continuar vendendo seus produtos. Com isso, ela não apenas conseguiu estabilizar suas finanças em meio à crise como foi capaz de aumentar as vendas. O Magazine Luiza acumulou 34% de aumento nas vendas totais do e-commerce, no primeiro trimestre do ano passado, em comparação com 2019.

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Manual de Sobrivência do pequeno negócio: Estética e Beleza
Manual de Sobrevivência do pequeno negócio: loja de roupas e acessórios
Manual de Sobrevivência Alimentação: muito mais que delivery para driblar a crise

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