Saiba como separar o dinheiro pessoal e de seu negócio

Saiba como separar o dinheiro pessoal e de seu negócio

Saber organizar as finanças é muito importante para qualquer pessoa que quer ter o controle total do seu patrimônio. E para quem tem seu próprio negócio isso é ainda mais necessário.

No início de um empreendimento, pode ser fácil lidar com os números da sua empresa, mas quando ele começa a crescer, é preciso aprender a separar o dinheiro pessoal dos valores arrecadados pelo seu negócio.

São muitos os valores que fazem parte das movimentações de uma empresa, não é mesmo? Vendas, impostos, despesas de rotina, fornecedores do estabelecimento… por isso você precisa ter cautela ao lidar com essas quantias.

Já falamos por aqui sobre a importância de ter uma reserva de emergência exclusiva para o seu negócio. No artigo de hoje, vamos te ajudar a entender como e por que separar o dinheiro pessoal. Continue conosco:

Por que separar o dinheiro do seu negócio do dinheiro pessoal?

Existem muitas questões ao deixar esses dois capitais juntos, principalmente no momento de visualizar a situação financeira pessoal ou do negócio.

Além disso, um grande risco é você misturar os valores e usá-los de forma equivocada, utilizando o dinheiro da empresa para despesas pessoais ou vice-versa, o que no futuro poderá trazer danos ao seu caixa.

Outro ponto que vale ser ressaltado é que, ao juntar os valores, você perde a visão na hora de declarar impostos, em especial o imposto de renda, trazendo também problemas para  seu planejamento financeiro.

Tudo isso pode gerar confusão a médio e longo prazo. Por isso, é válido se planejar e iniciar esse controle o mais breve possível.

Saiba como fazer a separação dos valores:

Caso você possua uma microempresa e ainda não realiza essa separação, unimos 5 dicas de como você pode começar esse processo e ter um controle financeiro mais adequado para você e sua marca. Confira:

1.  Identifique os seus gastos pessoais e empresariais

O principal ponto para garantir o controle financeiro é separar os gastos do seu negócio e gastos pessoais. Anote tudo o que você gasta e identifique cada custo, seja ele mensal ou pontual, e coloque em detalhes para que você mesmo consiga entender e localizar cada valor.

2.  Tenha contas bancárias diferentes

Uma ação importante para separar seus valores pessoais dos valores do seu negócio, é utilizar uma conta bancária específica para a sua empresa e outra conta para você.

Além de conseguir modalidades de contas mais adequadas para cada situação, essa gestão individual de cada recurso te dá uma visão mais ampla de como melhorar o seu controle financeiro em ambos os lados.

3.  Não aplique dinheiro da empresa para gastos pessoais

Como já falamos, esse pode ser um grande erro em decorrência da junção dos valores do empreendimento e pessoal.

Caso isso aconteça em algum momento, não se esqueça de anotar essa movimentação e cobrir esse gasto o mais breve possível, mantendo os recursos do seu negócio sempre atualizados.

O ideal é que não haja ações desse tipo para evitar problemas no futuro, como saldo insuficiente ou até mesmo, a falência.

4.  Defina o seu pró-labore

Pró-labore é o termo usado para se referir ao salário do proprietário da empresa e não deve ser confundido com o lucro. Ou seja, ao definir esse valor, você precisa adequar o seu custo de vida ao dinheiro recebido pelo faturamento da empresa, e não de forma contrária.

A tentação de usar todo o recurso que entra pode ser grande, mas definir o seu próprio salário – e não ultrapassar esse valor – é fundamental para a saúde da sua empresa.

5.   Monitore movimentações do caixa

Um gerenciamento mais cauteloso dos pagamentos recebidos e realizados pela empresa pode facilitar na hora de administrar seu fluxo de caixa, controlando e entendendo da melhor forma o que está acontecendo na área financeira do seu negócio.

Assim, você consegue direcionar melhor cada parte dos recursos, sem que falte em nenhuma área.

Por mais que pareçam ações mínimas, essas dicas podem te ajudar a controlar suas finanças pessoais e do seu negócio. Separando cada valor de acordo com o que ele está relacionado, você terá mais controle do seu capital e consequentemente mais sucesso com seu empreendimento.

Conte sempre com a Getnet para mais informações sobre educação financeira e aprimore o seu Negócio de Sucesso, com nossas dicas! Você também pode contratar nossas soluções de pagamento pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).

Artigos relacionados

Artigos recentes