Saiba o momento certo de renovar o seu estoque

Saiba o momento certo de renovar o seu estoque

Se o seu estabelecimento possui estoque, você já deve ter passado pela situação de não possuir algum item que o seu cliente desejava, não é mesmo?

Isso é bastante comum. Mas, com as estratégias certas, é possível evitar esse dilema e criar um controle de estoque mais eficiente.

Possuir um controle de estoque é fundamental para sua empresa crescer. Dessa forma, você consegue economizar em alguns itens, manter a rotatividade dos seus produtos em dia e analisar o comportamento de compra de sua clientela.

Quer saber mais como renovar o seu estoque da forma adequada? Continue conosco e acompanhe essas etapas:

1.  Controle

Ter um controle de tudo o que está no seu estoque é o primeiro passo para saber o que ainda está disponível e quais itens você precisa repor imediatamente. Esse nível de detalhe só é possível com o registro de cada uma das movimentações da sua loja.

Esse controle precisa ser completo: quantidade, data de entrada, data de saída e inclusive, a data de de vencimento de cada produto, se esse for o caso.

Você pode fazer isso por meio de planilhas, aplicativos de gestão ou sistemas exclusivos para essa demanda.

Fazendo isso, você consegue estabelecer situações pontuais, como uma queima de estoque de produtos próximos ao vencimento ou com baixa saída, por exemplo. Dessa forma, evita prejuízos com perdas ou descontos desnecessários.

2.  Rotatividade

Observar e entender a rotatividade do seu estoque também é fundamental para os momentos de renovação. Você precisa analisar os itens que vendem mais, o interesse maior de sua clientela e os períodos em que determinados produtos são mais atraentes.

Para isso, crie uma rotina pelo menos semanal e tire uns momentos do dia para esse estudo do giro de vendas. Assim, você não é pego de surpresa e garante que seus produtos estejam disponíveis nos momentos necessários.

3.  Demanda

Após elaborar um controle e reconhecer a rotatividade do seu estoque, é o momento de entender qual é a demanda do seu negócio. Ou seja, registrar o “quando e quanto” acontece o maior fluxo.

Isso porque essa etapa varia de acordo com a quantidade de produtos consumida pelos seus clientes. Na análise de rotatividade, você consegue perceber qual produto está vendendo mais e, logo, precisa ser reposto. Na demanda, você define a quantidade ideal dessa reposição no seu estoque.

4.  Fórmula do prazo médio de renovação

Existe uma fórmula que define o prazo médio de renovação de estoque. Ela ajuda a identificar o tempo médio que o leva ser totalmente consumido e necessário renovar por completo.

Primeiro, calcule a taxa de rotatividade:

Giro de estoque = Total de vendas / Volume médio de estoque

Exemplo:

Imagine que você possui uma loja de roupas que vende 1.000 camisetas por ano e tenha um estoque médio de 50 camisetas. Ao aplicar a fórmula da rotatividade do seu estoque, seria assim:

Giro de estoque = 1000 / 50, ou seja, 20 giros por ano

Guarde esse valor. Você vai precisar dele para calcular o prazo médio de renovação.

Um ano possui 365 dias. Por isso, divida 365 pelo seu giro de estoque.

Prazo médio de renovação de estoque = 365 / Índice do giro de estoque.

Então, no exemplo acima:

PMRE = 365 / 20

PMRE = 18 dias

Esse é o resultado do número médio de dias que sua loja leva para liquidar o estoque. No exemplo acima, 18 dias.

Ele serve para indicar o desempenho das suas vendas: quanto menor o prazo, melhor indicativo.

Se o resultado do prazo médio for muito longo, existe um ponto de atenção e melhorias a realizar, pois significa que os produtos não estão saindo da forma mais efetiva, o que deixa o seu dinheiro literalmente parado.

O que o prazo médio de renovação pode indicar?

  • compra de um volume muito alto de produtos;
  • vendas em baixa
  • produtos indesejados pelos seus clientes;
  • ações de marketing ineficientes.

Por isso, utilize a fórmula para a medição desse indicador, pois além de te ajudar a saber quando comprar novos produtos para o seu estoque, pode te mostrar ações estratégicas de como melhorar as vendas do seu negócio.

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