Descubra quando o frete grátis vale a pena no seu e-commerce

As vendas online estão em alta. De 2019 para 2020, os negócios digitais registraram um aumento de 185%, levando o setor a atingir números recordes. Para você ter uma ideia, o faturamento do comércio eletrônico mundial bateu os US $4,28 trilhões! E o fato é que todo mundo quer comer uma fatia desse bolo. Mas como deixar o seu negócio mais competitivo? Para muita gente, o frete grátis é a primeira resposta que vem à cabeça. 

Mas será que vale mesmo a pena? Leia o nosso artigo até o final e descubra se esse sistema de entrega é válido para o seu negócio.

LEIA MAIS: 3 dicas para bombar seu e-commerce nesse começo de ano

Será que devo aplicar o frete grátis no meu negócio? 

O preço do envio de uma encomenda e o prazo de entrega são fatores que pesam muito na decisão de compra. Segundo a pesquisa E-commerce Radar, da Neoatlas (empresa especializada em desenvolvimento de inteligência para e-commerce), o valor do frete é responsável por 82,3% dos abandonos de carrinho. Por isso, muitos empreendedores investem na estratégia do frete grátis para não perder clientes. E, realmente, a desistência acaba sendo bem menor quando essa tática é adotada.

Porém, será que isso é o melhor para a saúde financeira do seu negócio? 

Confira 3 dicas básicas para você implementar política de frete grátis sem prejudicar o seu faturamento. 

  • De olho margem de lucro
    Não é preciso fazer um cálculo muito complexo para entender que, quando o valor do produto é muito baixo, não vale a pena oferecer frete grátis. Porém, ao determinar um valor fixo para a gratuidade do frete, você ainda pode aumentar o ticket médio dos clientes, que acabam incluindo alguns produtos a mais no carrinho para garantir essa vantagem no envio.
  • Gratuidade sazonal
    Se você não quiser oferecer frete grátis o tempo inteiro, pode apostar na gratuidade do frete em datas especiais (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal). Você também pode usar o frete grátis como isca para atrair novos clientes, oferecendo esse benefício ao concluir a primeira compra ou ao indicar seu negócio para um amigo. 
  • Itens selecionados 
    Você também pode definir frete grátis apenas para alguns produtos. Já que o tamanho e o peso também influenciam na taxa de entrega, você pode usar esses fatores para escolher os itens selecionados nessa estratégia. 
O valor do frete é responsável por 82,3% dos abandonos de carrinho, por isso é importante considerar esse benefício no seu e-commerce

Você sabe o valor do seu custo médio de frete mensal? 

Nós sempre falamos por aqui sobre a importância de ter todos os gastos do seu negócio monitorados para criar estratégias mais assertivas. Para obter o valor do seu custo médio de frete, basta dividir o valor total gasto mensalmente com frete em seu e-commerce pelo faturamento total no mesmo período. Sabendo disso você pode entender como reduzir o custo do frete e otimizar o envio dos seus produtos.

Vale lembrar que as condições de entrega do produto pesam sobre a avaliação e satisfação do cliente. E, como o cliente é rei, vale a pena tentar fazer o máximo para agradá-los, não é mesmo?

LEIA MAIS: 3 soluções digitais para otimizar o seu negócio

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