Pós venda Black Friday: como fidelizar o seu cliente

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Pós venda Black Friday: como fidelizar o seu cliente

Fidelizar o cliente no pós venda Black Friday, é uma ótima oportunidade para garantir vendas até o final do ano.

Passada a grande movimentação desse período, o próximo passo é preparar o seu estabelecimento para novos eventos, como o verão, comemoração esportiva, e, com as estratégias certas, trazer clientes que compraram com você na Black Friday, para as compras principais: o Natal.

Se você acompanhou nossos últimos conteúdos sobre a Black Friday, com certeza ofereceu ao seu cliente uma boa experiência de compras, certo? A memória positiva do cliente em relação a sua loja, é a base para esse processo.

Quer saber mais como aproveitar o sucesso e fidelizar os seus clientes na pós venda Black Friday? Descubra nas próximas 5 dicas do penúltimo artigo do Negócio de Sucesso sobre essa série:

1. Dar atenção ao pós-venda

A Black Friday está acabando, mas isso não significa que a atenção ao cliente vai embora junto com a data.

Aliás, esse é o momento ideal para encantar o seu consumidor demonstrando uma verdadeira consideração sobre a sua experiência de compra e recebimento do produto ou serviço. Você pode fazer isso de algumas formas:

  • Mantenha seus canais de atendimento disponíveis e funcionando corretamente após a Black Friday;
  • Peça feedbacks e depoimentos e responda todos com gentileza;
  • Caso haja algum comentário negativo, tente compreender o ocorrido e solucionar o problema do cliente o mais breve possível;
  • Crie uma hashtag nas redes sociais e incentive o seu cliente a postar fotos e vídeos com o seu produto. Reposte com mensagens de agradecimento, marcando o @ do seu cliente;
  • Na função “amigos próximos” do Instagram, divulgue benefícios exclusivos para quem fechou uma venda com você: descontos em itens específicos, mimos, “leve dois, pague um”, etc.
  • Crie uma pesquisa de satisfação e envie para sua base de clientes, colhendo dados que permitem melhorias ou manutenção do que foi excelente na sua Black Friday;
  • Envie um e-mail mostrando outras formas de usar o produto, tutorial de funcionamento e se coloque à disposição caso fique alguma dúvida;
  • Programa de fidelidade e acúmulo de pontos: ao atingir uma quantidade determinada de vendas, ofereça uma espécie de “premiação”, como um item de menor valor grátis;
  • Se possível, ofereça brindes ou descontos para todos na próxima compra.

2. Disponibilize trocas

É comum que após a chegada do produto, exista a necessidade de troca ou devolução.

Criar uma política transparente sobre esse processo, é essencial para manter a confiança que o cliente tem sobre sua loja nesses casos.

Se isso acontecer não dificulte essa etapa e garanta que o seu estoque está preparado para eventuais situações.

Outro ponto importante: o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, permite que o cliente desista da compra no prazo de 7 dias após o recebimento, principalmente se foi realizada fora do ambiente comercial: por telefone, redes sociais, online ou a domicílio, por exemplo.

Portanto, saiba que o seu negócio deve estar preparado para atender esse tipo de demanda, se for necessário.

3. Reative o contato com clientes

Se Maomé não vai à montanha…

Brincadeiras à parte, caso o seu cliente não entre em contato para tirar dúvidas, fazer depoimentos ou comentários, o seu time pode fazer isso enviando um e-mail marketing ou até uma mensagem no WhatsApp para quem comprou com você na Black Friday.

Essa estratégia de comunicação é importante para informar novas ofertas, ajudar na renovação do seu estoque e convidar consumidores para voltar a fechar negócio com você.

Mantenha os envios semanalmente e não falhe! Assim, existem grandes chances de conversão para as vendas de Natal.

4. Venda produtos complementares

Que tal vender produtos que se complementam na Black Friday e em outras épocas, como o verão e o Natal? Isso mesmo.

Essa estratégia pode levar os mesmos clientes para a sua loja em dois momentos diferentes.

Por exemplo: se você vendeu uma roupa para academia, pode oferecer um kit de itens essenciais para ocasião, como garrafa de água, toalha de rosto e luvas usadas para usar nos equipamentos.

Pense em oferecer produtos relevantes e que realmente trazem valor à compra original do seu cliente.

5. Faça novas promoções

Avalie como vai ficar o seu estoque pós Black Friday. É bem possível que sobrem alguns produtos. Estes podem ser usados numa estratégia de comunicação de presentes de Natal, por exemplo.

Ainda utilizando o e-mail e as redes sociais como métodos de comunicação, divulgue os produtos e crie um senso de urgência ou escassez na sua base de clientes.

Palavras como “últimas peças”, “garanta já o presente de quem você mais ama” ou “o natal está chegando”, pode gerar gatilhos que aceleram a decisão de compras.

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