Como vender mais usando o chat online?

Você já parou para pensar que pode vender mais e aumentar o faturamento da sua empresa usando o chat online? Segundo relatório da Invesp, 73% dos consumidores saem satisfeitos após uma sessão de atendimento via chat online e acreditam que essa é a melhor forma de se comunicar com um negócio. 

Uma das principais estratégias de marketing para qualquer tipo de negócio é: esteja onde o seu cliente está. Quando se está lidando com um consumidor digital, acostumado a interações rápidas e respostas instantâneas, promover um atendimento de qualidade em tempo real é fundamental para chamar a atenção do seu cliente e vender mais.

Quer algumas dicas de como aumentar em até 30% suas vendas com o uso de um chat? No vídeo abaixo você encontra diversos insights para começar a aplicar no seu negócio agora mesmo. 

Quais são os principais chats online? 

A excelência no atendimento ao cliente é um diferencial competitivo para o seu negócio. Por isso, investir em um chat online pode melhorar o seu relacionamento com o cliente e fazer a sua empresa vender mais. Afinal, quem não prefere tirar uma dúvida em tempo real a ter que trocar de canal para receber uma resposta sobre o produto que deseja comprar? 

LEIA MAIS: Fidelizar clientes é o caminho para vender mais

O chat online tem o potencial de guiar o seu consumidor por toda a jornada de compra.

Existem algumas ferramentas profissionais de chat online para o seu e-commerce, que oferecem recursos específicos para aumentar suas oportunidades de negócios. Entre elas, podemos destacar as mais populares: 

  • Zendesk chat: uma das empresas mais conhecidas na área de atendimento. Você pode solicitar 30 dias de teste gratuito da ferramenta aqui
  • Jivochat: Criado em 2012 como um plugin do WordPress, hoje pode ser instalado em quase todas as plataformas de loja virtual, aplicativos mobile e até no Facebook Messenger da sua Fan Page. 
  • Olark: É uma das plataformas que mais oferece informações sobre o seu visitante. Você consegue ver quem está conectado em tempo real, saber as páginas que ele visitou e o que está colocando no seu carrinho de compras. 
  • LiveChat: Permite diversas integrações e é fácil de instalar em plataformas de loja virtual. Permite visualizar as mensagens enquanto o cliente ainda está escrevendo, assim você se preparar antecipadamente para responder da melhor forma possível. 
  • ClickDesk: Ideal para quem usa o Google Hangouts para atendimento, pois é uma das poucas ferramentas que se integra ao Gmail. 

Confira algumas vantagens do chat online

  • Transferência de arquivo: Você pode enviar rapidamente uma nota fiscal, boleto com desconto ou a segunda via de um boleto que se extraviou durante o processo da compra. 
  • Estatísticas e performance: Como as conversas ficam gravadas, você consegue ter uma avaliação clara do atendimento, entendendo os pontos onde está acertando e o que pode melhorar. 
  • Histórico de conversas: Assim como na vida real, é mais fácil conversar com quem a gente já conhece, não é mesmo? A vantagem de ter acesso ao histórico das conversas é que você consegue ter diálogos mais assertivos com o seu cliente, sabendo o que ele já comprou de você, as dúvidas que já teve, se já fez alguma reclamação etc. 
  • Download e avaliação opcionais: Você ainda pode baixar todas as conversas para criar relatórios completos sobre o seu atendimento. 
O chat online tem o potencial de guiar o seu consumidor por toda a jornada de compra, permitindo interações em tempo real

Como vender mais pelo chat? 

Agora que já sabe tudo o que pode fazer com a ferramenta do chat online, vamos indicar como você pode usá-la para vender mais. 

Preste atenção nessas 3 dicas: 

  1. Seja pró ativo
    Não espere o seu cliente falar com você para interagir com ele. Você pode criar mensagens personalizadas e pré-configuradas de acordo com as páginas na qual os seus visitantes se encontram. Por exemplo, na página de check-out (quando o cliente tem compra no carrinho, mas está saindo do site), você pode atrair a atenção do cliente com a mensagem: “Ficou com alguma dúvida com relação ao produto? Como posso te ajudar”. Talvez esse seja o gatilho para ele repensar, tirar a sua dúvida e efetuar a compra. 
  2. Faça o cadastro de leads no momento do atendimento 
    Nem todo mundo que entra em contato com você está pronto para fechar negócio. Aproveite esse contato para colher informações sobre o cliente através de um formulário de coleta de dados simples e abra outros canais de comunicação. 
  1. Aproveite o contato para reter o cliente 
    Todo contato que você faz com o seu cliente é uma oportunidade para conhecê-lo melhor e mostrar um pouco mais sobre o seu negócio. Aproveite esse momento para falar sobre descontos exclusivos, programa de fidelidade, lançamentos, entre outras particularidades da sua empresa. 

Atendimento instantâneo via WhatsApp, Instagram e Facebook 

Segundo pesquisa da GlobalWebIndex, que analisou dados de 45 dos maiores mercados de internet do mundo para avaliar o tempo que cada pessoa dedica a sites ou aplicativos de mídia social, o Brasil é o segundo lugar no ranking, com 225 minutos diários (o tempo médio global é 143 minutos).

Voltando à máxima citada lá no começo do artigo, que diz que você tem que estar onde o seu cliente está, já sabemos que não dá pra fugir das redes sociais. E o atendimento nesses canais também deve ser impecável.

Saiba como usar as mensagens instantâneas para melhorar o seu atendimento em cada uma delas:

Facebook e Instagram

Recentemente, o Facebook anunciou uma integração entre o Instagram Direct e o Facebook Messenger. Isso significa que os usuários de um aplicativo poderão enviar mensagem para o outro. Além disso, você pode conversar por texto e realizar chamadas de vídeo com usuários de ambas as plataformas. Também será possível usar reações de emoji no Instagram, assim como no Messenger. Aproiveite esses recursos para estreitar laços com os seus clientes. A empresa está liberando esses recursos aos poucos, mas em breve já estará disponível para todo mundo.

LEIA MAIS: Como vender pelo Instagram em 5 passos

WhatsApp

A grande vantagem de conversar seu cliente pelo WhatsApp é que você consegue ter uma abordagem muito mais próxima que em outros canais. Use essa ferramenta para tirar as suas dúvidas, comunicar novidades, enviar descontos exclusivos. Além disso, lembre-se que você também consegue fechar vendas através desse canal usando o Link de pagamento.

Fizemos um artigo bem completo explicando direitinho como funciona.

LEIA MAIS: Link de pagamento: entenda como funciona essa nova forma de cobrar

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