Guia Definitivo Black Friday: tudo que você precisa saber para vender mais

Que a Black Friday é a maior campanha do comércio varejista, imagino que você já sabe. Até porque a gente não cansa de falar isso por aqui. Mas a pergunta que não quer calar é: você está preparado para aproveitar todo o potencial desta data?

Justamente por ser tão importante, já estamos há meses preparando os nossos leitores para encarar esse momento com as melhores ferramentas. E se você perdeu algum dos nossos artigos da série especial, não se preocupe! 

Esse é o seu Guia Definitivo. Aquele compilado esperto com as melhores dicas para você consultar e sair cheio de ideias para aplicar no seu negócio 🙂

Escalada para o sucesso: como a Black Friday se tornou o fenômeno que é hoje 

Um grande evento não nasce da noite para o dia, e uma data bem-sucedida no mundo inteiro precisa de tempo e alguns elementos fundamentais para vingar. As origens da Black Friday nos Estados Unidos remontam à década de 1960, mas aqui no Brasil a data só ganhou relevância em 2010. 

A primeira Black Friday nacional contou com apenas 50 lojistas (todos eles online) e movimentou pouco mais de R$ 3 milhões. Para você ter uma ideia da evolução do evento, a Black Friday de 2020, mesmo em meio à pandemia, totalizou R$ 4,02 bilhões em vendas nos dois dias oficiais. O levantamento da Ebit|Nielsen ainda revelou um crescimento nas vendas online de 25,1% em relação ao ano anterior. No total, foram gerados mais de 6 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$ 652 (8,3% maior do que no período anterior). 

Hoje, as pessoas já conhecem bem o termo e, efetivamente, se preparam e esperam para comprar com desconto nesta data. Mas nem sempre foi assim. O evento enfrentou uma crise de confiança quando alguns comerciantes irritaram muito seus clientes com promoções falsas. Uma prática usada por alguns lojistas era aumentar os preços algumas semanas antes do evento para depois baixar na Black Friday. 

Por isso, o conselho mais importante de todos é: OFEREÇA DESCONTOS REAIS e sempre respeite os seus clientes. 

Quer outras dicas para vender mais? Dá uma olhada neste artigo: Black Friday: 5 dicas para bombar suas vendas

Saiba quais são os produtos mais vendidos na Black Friday 

Os smartphones e eletrônicos são os queridinhos do público, mas não são os únicos a “arrastar multidões”. Conheça os produtos que estão no topo da preferência da Black Friday no Brasil, segundo dados levantados pela Criteo para o TechTudo, e veja como pode encaixá-los no seu negócio: 

  • TVs e Smart TVs;
  • celulares e smartphones;
  • acessórios para smartphones;
  • notebook;
  • fones de ouvido e headsets;
  • sistemas de som.

Mas, veja bem, os produtos mais vendidos podem sofrer alguma alteração de uma pesquisa para outra. Saiba mais sobre o tema aqui: Prepara! Produtos que vão fazer sucesso na Black Friday

Diversifique as suas formas de pagamento para vender mais 

Ninguém pode se dar ao luxo de perder clientes por não conseguir atender às suas necessidades na hora de fechar a venda. Por isso, o seu negócio precisa contemplar toda a diversidade de formas de pagamento. Confira os meios de pagamento que não podem faltar nesta data. 

1) Boleto bancário

Você sabia que 1 de cada 3 brasileiros não possui conta em banco? Porém, saiba que esse grupo movimenta mais de R$ 800 bilhões por ano. Nem pense em deixar essas pessoas de fora, hein?

2) Cartões de débito e crédito

Quanto mais cartões seu negócio aceita, mais clientes você conquista. Com a solução de e-commerce da Getnet você poderá aceitar as principais bandeiras de cartões de crédito e débito, sem nenhuma burocracia.

3) Pix

Quer mais agilidade e praticidade para os seus pagamentos? Pode apostar no Pix! 

4) Link de pagamento

O link de pagamento Getpay é uma das formas mais fáceis de vender online. Você só precisa cadastrar o produto em um sistema da Getnet que, automaticamente, gera um link a ser compartilhado. Depois, basta pegar o link do produto e enviar para o cliente pelas redes sociais, como Instagram e WhatsApp, ou por e-mail. Este link leva o cliente para uma página onde ele pode efetuar a sua compra de maneira prática e rápida.

Saiba mais: Link de pagamento: entenda como funciona essa nova forma de cobrar

Prepare-se para a Black Friday mais digital de todas 

A pandemia de Covi-19 e as medidas de isolamento para evitar a propagação do vírus mudaram para sempre os nossos hábitos de consumo. Portanto, mesmo tendo uma loja física você também precisa ficar de olho no digital.

Então, antes de seguirmos em frente, responde pra mim: a sua loja digital é funcional, aceita diversas formas de pagamento, oferece opções de parcelamento para os seus clientes e tem uma transação digital totalmente segura? Se a sua resposta for não, você precisa cuidar disso! E é aí que entra a nossa primeira dica.

1) Deixe a sua loja virtual redondinha

Se você acha que para criar uma loja virtual é preciso ter muito conhecimento em design e programação, saiba que isso não é verdade. Com a Getnet, você consegue rapidamente abrir a sua loja, configurar as informações mais importantes na plataforma, cadastrar os seus produtos e começar a vender.

Quer um passo a passo completo? Confira o artigo: Aprenda a montar a sua loja online do zero

2) Pense além da data 

Se você associa a Black Friday apenas a ofertas e promoções, saiba que está perdendo muitas oportunidades de negócios que a data pode te proporcionar. Prepare-se para atrair e captar novos cadastros de clientes, aproveitando o aumento no fluxo de pessoas que terão acesso aos seus produtos. Você pode fazer isso com a criação de uma Landing Page especial para a data, por exemplo.

3) Programe os seus investimentos

Você pode até pensar que falta muito tempo para a Black Friday, mas se você está fazendo a gestão financeira do teu negócio direitinho, já sabe que é preciso prever alguns gastos com ações pontuais. A data é um bom momento para investir em mídias pagas para aumentar o alcance dos seus produtos no marketing digital, mas para fazer isso você precisa:

  • Definir quanto pretende investir ao longo da campanha de Black Friday.
  • Identificar quais canais vai utilizar (Facebook, Instagram, Google Ads) e como quer distribuir o investimento entre eles.

Aliás, fizemos um artigo bem completo sobre como usar o Google Ads para vender mais. Dá uma olhada aqui: Black Friday: saiba como para anunciar no Google para potencializar as vendas

E aí, preparado para arrasar de vender na Black Friday e atrair mais clientes para continuar faturando o ano inteiro? Certeza que sim!! Volte sempre para se informar e transformar o seu empreendimento em um Negócio de Sucesso

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