3 dicas de como vender pelo WhatsApp

Vender pelo WhatsApp já é uma realidade e, se você quer ganhar dinheiro assim, então veio ao lugar certo. Aqui você vai aprender por que o “Zap” é uma excelente plataforma de vendas e quais os melhores usos do aplicativo para o seu negócio.

De acordo com pesquisa da Statisa, 93% dos brasileiros que têm smartphones utilizam o WhatsApp todos os dias. Ou seja, tem bastante gente ali, que você pode tentar vender pelo Whatsapp.

Isso significa que o app de troca de mensagens é um terreno fértil para as vendas, ao passo que é cômodo para o cliente efetuar uma compra sem precisar sair do aplicativo.

Contudo, para você vender bem, tem que saber aproveitar os recursos disponíveis.

Vamos lá?

Vender pelo whatsapp é uma das melhores e mais baratas formas de ganhar dinheiro pea internet

1 – Distribua o link de seu Whatsapp

Assim que você decidir por ampliar as frentes de venda do seu negócio, vendendo também pelo Whatsapp, pense que nem todo mundo está disposto a anotar um número de telefone, para depois salvar em seus contatos.

Estamos falando aqui de experiência do seu cliente. Dessa forma, nossa primeira dica para você é criar um link do seu Whatsapp para enviar para seus novos e futuros clientes.

Essa é uma forma simples e prática para você facilitar o compartilhamento do seu contato. Afinal de contas, é muito mais fácil clicar em um link, do que anotar um número, não é mesmo?!

Para criar um link é muito fácil:

Copie o código para criação do link do WhatsApp:

  • https://api.whatsapp.com/send?phone=

Depois do sinal de igual (=), você vai incluir seu número de telefone, usando inclusive o nosso código de país, que é o 55. Depois do código de país, vem o seu DDD (sem o zero) e o seu número de telefone.

Seu código deve ficar mais ou menos assim, se você for um usuário de São Paulo, por exemplo:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5511012345678

2 – Capriche na comunicação com seus clientes

Não demore para responder

A primeira coisa que todo empreendedor deve ter em mente, quando começa a vender pela internet, é que os usuários da internet nem sempre têm tempo para ficar esperando uma resposta. Ou seja, se esforce para responder as mensagens no menor espaço de tempo possível e tente comunicar sempre seus clientes quanto tempo demora para responder. Transparência e compromisso!

Use e abuse do status do seu Whatsapp

Seu status do Whatsapp é uma outra forma ótima de se comunicar com seus clientes. Então aproveite esse espaço para divulgar promoções e compartilhar imagens de seus produtos.

Crie listas de transmissão

Se você utiliza os grupos do WhatsApp para enviar mensagens, abandone esse hábito! As pessoas já estão em muitos grupos e mal conseguem acompanhar uma discussão durante a rotina.

Ao invés disso, utilize listas de transmissão para enviar avisos e ofertas.

Com esse recurso, você pode criar mais de uma lista e organizar clientes por idade ou região, por exemplo.

3 – Utilize os links de pagamento

Você não precisa ter uma loja digital para vender pelo WhatsApp. Gere links de pagamento dos produtos e venda diretamente pelo aplicativo.

Com o link, o cliente cai direto na página de pagamento e efetua a compra, simples assim.

Se você quer entender melhor como isso funciona, explicamos aqui.  

Dica extra:

Use o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é voltado especificamente para as empresas. Funciona tal qual o app para pessoas físicas, mas a principal diferença são os dados fornecidos, como quantas mensagens foram enviadas e lidas, por exemplo.

Quanto mais dados você tem, mais fácil fica o seu planejamento. Além disso, você também pode adicionar um cardápio e etiquetar clientes, organizando-os em grupos.

Mas atenção! Antes de tudo, as pessoas precisam ter o seu contato. Invista em marketing e divulgue seu número para que os clientes cheguem até você.

Artigos relacionados

Pix: Conheça as principais vantagens

Os pagamentos via Pix estarão disponíveis no Brasil em novembro de 2020. Trata-se de uma nova forma de pagar e receber por...

Link de pagamento: entenda como funciona essa nova forma de cobrar

Já imaginou uma solução para vendas digitais tão simples quanto compartilhar um meme ou uma notícia interessante? Pois é assim que funciona...

Perfil empreendedor? Confira os diferentes tipos e descubra o seu

No ano passado, o Brasil bateu o recorde no cadastro de novos empreendedores. Segundo dados do Sebrae, foram 2,6 milhões de registros...

Esses são os cuidados necessários para a reabertura de bares e restaurantes

Em alguns Estados já foram permitidos a reabertura de bares e restaurantes. Para que isso aconteça, de forma segura para os funcionários...

Superar estreia 2ª temporada com mais histórias para inspirar o pequeno empreendedor

Em um período cheio de incertezas, tomado de súbito por uma pandemia que virou o mundo de cabeça pra baixo, a Getnet...

Empreendedorismo feminino: agora é que são elas!

Já falamos aqui sobre como empreender não é uma tarefa fácil e que exige muito esforço, dedicação e coragem. Ainda assim, a...

Artigos recentes

Tempo de desaprender: entenda como isso pode impulsionar seu crescimento

O mundo está em constante transformação e quem não acompanha o ritmo acelerado das mudanças corre o risco de ficar para trás....

Como priorizar o cliente na minha estratégia de crescimento?

Quem acompanha o Negócio de Sucesso, provavelmente, já leu em algum artigo a frase "o cliente é rei". E não é à...

Perfil empreendedor? Confira os diferentes tipos e descubra o seu

No ano passado, o Brasil bateu o recorde no cadastro de novos empreendedores. Segundo dados do Sebrae, foram 2,6 milhões de registros...

Descubra quando o frete grátis vale a pena no seu e-commerce

As vendas online estão em alta. De 2019 para 2020, os negócios digitais registraram um aumento de 185%, levando o setor a...