4 modelos de feedback para fortalecer a sua equipe
Aplicar feedback no seu time é essencial para o crescimento adequado do seu negócio de sucesso.
Para que alguém evolua pessoal e profissionalmente, precisa conhecer quais são seus pontos fortes e quais precisam ser melhorados e conhecer essas características por meio do olhar de uma outra pessoa, pode ser importante.
Em uma empresa de qualquer tamanho, não existe melhor maneira de fazer isso do que com feedbacks.
Os feedbacks são retornos, por parte de um líder ou de um colega de equipe, acerca da forma como um funcionário está se comportando no ao dia a dia no trabalho ou em atividades específicas. Ou seja, é uma avaliação sobre o desempenho desse profissional em relação a empresa.
Apesar de parecer algo simples, um feedback feito da forma correta pode causar um impacto significativo na vida de quem recebe, assim como se aplicado incorretamente, a mensagem pode não ser eficaz e até ríspida.
Por outro lado, também não é tão fácil ser a pessoa designada a fazer essa avaliação sobre alguém. Por isso, existem alguns modelos de feedback que podem te ajudar a adequar o tipo de retorno ao momento ou à pessoa que irá receber. Quer saber mais? Continue conosco:
1. Feedback positivo
O objetivo desse modelo é fortalecer um ponto de destaque do seu colaborador, seja em um projeto ou nos dias de trabalho.
Esse pode ser um dos modelos mais “fáceis” de ser aplicados por se tratar de uma resposta otimista para quem irá receber. Mas não é apenas um elogio, é preciso também colocar em um contexto qual o impacto dessas ações trouxe para o seu negócio.
2. Feedback negativo
Por mais que a palavra tenha um peso ruim no mundo micro empresarial, um feedback negativo é muito importante para que o funcionário reconheça o que precisa ser melhorado.
E ao contrário do que parece, a ideia não é julgar os erros dessa pessoa, mas mostrar quais são os comportamentos que não condizem com a empresa e apresentar caminhos para melhorar.
Por ser uma conversa mais delicada, o ideal é você estruturar os tópicos antes de aplicar.
Para isso, você precisa encontrar a medida certa para aplicar esse feedback. Ou seja, tome cuidado com as palavras, não fale sobre características pessoais e pondere as críticas e reclamações, mas seja o mais honesto e claro possível.
Outra coisa: tenha essa conversa pessoalmente. Jamais mande e-mail, mensagem ou outro meio de contato que não seja o cara a cara e dê soluções práticas para o problema.
Leia mais: Feedback: Entenda a importância dele dentro das pequenas empresas
3. Feedback motivador
Com tudo que acontece na vida pessoal e profissional, nem sempre um colaborador estará totalmente motivado para realizar suas atividades. É nesse contexto que o feedback motivador é essencial, para trazer mais confiança para as pessoas e fazer com que elas sintam o apoio do superior e da equipe da qual faz parte.
Então, se perceber a necessidade, não hesite em realizar esse feedback motivador. Exponha o que for necessário para que a pessoa que receba esse retorno, fique realmente mais disposta em colaborar.
4. Feedback construtivo
Todos os formatos, de certa maneira, contribuem para o crescimento profissional, e neste modelo não é diferente. A ideia de um feedback construtivo é incentivar mudanças que podem melhorar o fluxo de trabalho de um time.
Para esse modelo, o gestor deve seguir três etapas: planejar, comunicar e organizar, onde tudo deve ser pensado para um resultado positivo para todos.
Seja qual for o modelo, um feedback bem feito é sempre bem vindo para um aperfeiçoamento da equipe. Você, como dono de sua marca, deve estudar cada etapa e ter na ponta da língua os modelos necessários para cada situação. Conte sempre com a Getnet para aprimorar o seu Negócio de Sucesso! Você também pode contratar nossas soluções de pagamento pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).