Tempo de desaprender: entenda como isso pode impulsionar seu crescimento

O mundo está em constante transformação e quem não acompanha o ritmo acelerado das mudanças corre o risco de ficar para trás. Por isso, você já sabe que é importante ter a mente aberta para se aperfeiçoar, treinar e se desenvolver, não é mesmo? Mas, e se eu te disser que tão importante quanto aprender é desaprender. Confuso? Calma que vamos explicar tudo.

Um conceito que vem crescendo nas organizações é a necessidade de Desaprender. Essa ideia aparentemente simples sugere abrir espaço em nossas mentes para novas aprendizagens e eliminar modelos mentais que bloqueiam a absorção do novo. O objetivo é reformular conceitos enraizados que impedem novos conhecimentos.

LEIA MAIS: Feedback: Entenda a importância dele dentro das pequenas empresas

Quando se desaprende, é possível que se aprenda novamente, a partir de outros pontos de vista, deixando para trás resultados atrelados aos mesmos comportamentos que não funcionam mais. Isso pode significar inovação, outras formas de agir, gerir, cultivar uma cultura ou lançar um produto. Para pessoas ou empresas.

O desafio de desaprender no dia a dia das empresas

Mas como lidar com esse conceito na prática? Trata-se de um grande desafio! Imagine como é difícil descartar ideias, verdades absolutas e dogmas construídos ao longo de toda uma vida. Para desaprender é preciso reformular comportamentos e abrir caminhos a novas direções fora de nossa zona de conforto.

Nosso cérebro está programado para a repetição, uma vez que aprende algo e compreende que este caminho é o correto, utiliza esta informação como um gatilho para todas as tomadas de decisão. Não é possível descartar sem mais nem menos o que foi aprendido, assim como fazemos com uma borracha ao apagar algo escrito a lápis. No entanto, podemos ser conscientes desses aprendizados e usá-los de maneira mais inteligente.

Até o momento em que você deixa de se identificar com eles e começa a se perguntar se realmente acredita na realidade que está ali marcada ou nos comportamentos que elas geram.

Desaprender é um processo que requer tempo, paciência e capacidade de análise. Abrir-se à desaprendizagem e se esforçar para ressignificar valores, entendimentos, ideias e opiniões pode ajudar no seu crescimento pessoal ou empresarial.

LEIA MAIS: Comunicação Não-Violenta: técnicas para aplicar na sua empresa

Artigos relacionados

Artigos recentes