Liderança: 6 comportamentos que você não deve ter com a equipe

Liderança: 6 comportamentos que você não deve ter com a equipe

Uma liderança assertiva faz total diferença para o desenvolvimento de uma empresa, seja ela grande ou pequena. São essas pessoas que direcionam os colaboradores para garantir bons resultados e o relacionamento entre a equipe.

Por mais que pareça ser a mesma coisa, há diferenças entre ser líder e ser chefe. Além de serem cargos com denominações diferentes, as atribuições dadas a cada um deles também tem suas diferenças.

Para conseguir se encaixar bem em um cargo de liderança, antes de mais nada, é preciso entender essa diferença entre chefe e líder e agir de acordo com as características necessárias para cada posição dessas.

Qual é a diferença entre chefe e líder?

O termo “chefe”, por si só, carrega um peso ao se referir a alguém que é uma autoridade em questão de hierarquia, a pessoa que seria responsável totalmente pelas ações dos colaboradores.

Nas empresas, o chefe é aquele que tem um conhecimento mais técnico do trabalho desenvolvido e precisa garantir que o trabalho seja feito da forma correta.

O líder, por outro lado, é aquele que gerencia a equipe para que o trabalho coletivo siga fluindo. Diferente do chefe, o líder é uma figura de influência para a equipe, e não de autoridade, sendo ele também parte do time, mas de uma forma mais observadora quando se trata de aproveitar as atribuições dos colaboradores.

Quando você é o dono do próprio negócio, eventualmente vai precisar passar por esses papéis, mas sempre que possível, opte por ser um bom líder. Quer saber mais sobre? Continue conosco:

O que NÃO fazer para manter uma boa liderança:

A diferença entre exercer uma boa e um a má liderança, está nas pequenas atitudes do dia a dia. Comportamento, linguagem, planejamento e exemplo, podem definir o seu papel perante o time e o seu próprio negócio.

Abaixo, veja situações do que não fazer para exercer uma boa liderança:

1. Não dar feedback

O termo feedback pode ser definido como “dar um retorno”. Nos negócios, é a comunicação entre duas ou mais pessoas, sendo pelo menos uma delas avaliada de acordo com suas ações, resultados, comportamentos, entre outros.

Ou seja, dar feedbacks é muito importante para que seus colaboradores saibam em quais pontos estão indo bem ou quais aspectos precisam ser melhorados para que as metas e objetivos sejam atingidos, garantindo uma melhor performance. A falta desses retornos pode influenciar em problemas recorrentes.

O feedback pode ser positivo ou negativo e deve ter hora e local marcados para acontecer. De qualquer forma, é importante pesquisar o conceito, utilizar uma linguagem clara e não ofensiva ou exagerada. Aplique seu feedback de maneira assertiva e se prepare: você também pode receber um de seu colaborador. Esse também é um papel do líder.

2. Ressaltar erros em público

Um líder deve ter cautela ao chamar a atenção de alguém da equipe na frente de todos. Essa pessoa pode se sentir constrangida e não conseguir assimilar o que está acontecendo no momento, além de ser uma péssima situação para todos os envolvidos. O sentimento de “eu posso ser o próximo a passar por isso”, pode ocorrer e gerar instabilidade no seu time.

Diferente do feedback que deve ter uma hora marcada para ocorrer, algumas correções pontuais devem ser feitas imediatamente, mas com muita atenção. Jamais exponha um colaborador, foque na solução e não nos erros e garanta que a mensagem tenha sido esclarecedora e amigável.

3. Proferir mentiras

A confiança é um pilar essencial para a relação entre o líder e a equipe. Uma mentira pode tomar proporções maiores além da fala dita naquele momento e acabar com a confiança existente na equipe, dificultando o relacionamento.

É melhor ser honesto dizendo que não pode transmitir mais informações sobre determinados assuntos, do que transformá-los em inverdades e precisar arrumar a bagunça depois.

4. Mostrar preferência por um integrante da equipe

Privilegiar algum colaborador, além de ser uma ação antiética, é também uma forma de desmotivar os outros integrantes da equipe que se sentirão excluídos, já que todos devem ser tratados de forma igual.

No ambiente de trabalho, um líder não pode ter preferências pessoais, demonstrar gostar mais de um ou de outro colaborador. Mesmo quando existe maior identificação com alguém, as informações à equipe precisam ser passadas de forma unânime, sem privilégios.

Cuide disso, pois quando se tem mais facilidade de contato com alguém, a preferência pode aparecer de forma inconsciente.

5. Reclamar constantemente

Mesmo quando você é o dono do próprio negócio, às vezes pode ocorrer insatisfações sobre a rotina ou outras situações, mas tenha cuidado para que não ocorra reclamações constantes. Isso também pode gerar um desconforto na sua equipe, trazendo descontentamento e baixo desempenho.

Busque alternativas para manter o ambiente o mais agradável possível, independente do modelo de negócio que você tiver.

6. Não se atualizar

Outro ponto importante é manter-se atualizado sobre novidades na sua área de atuação para continuar sendo um bom líder antenado às tendências. Se você não buscar se atualizar, ficará para trás e, consequentemente, também perderá o crescimento de sua equipe.

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