Atenção, MEI: você sabe calcular o seu salário?

Um dos erros mais comuns de quem está começando a empreender é misturar finanças pessoais e empresariais. Por isso, é super importante para o MEI saber calcular e definir o seu pró-labore. Já se perdeu aí? Calma que vamos explicar tudo pra você!

Afinal, o que é o pró-labore?  

O termo vem do latim e em português pode ser traduzido como “pelo trabalho”. Isso quer dizer que o pró-labore nada mais que o quanto o empreendedor deve ganhar pelo seu trabalho. Ou seja, qual deve ser o seu salário mensal. 

Agora que já esclarecemos o termo técnico, vamos às dicas práticas? 

Entenda por que é importante para o MEI calcular o seu salário 

Quando as finanças estão todas misturadas fica difícil entender o quanto você está realmente lucrando com a sua empresa, uma vez que o lucro só é definido quando o empreendedor já pagou todas as suas contas, os impostos e o seu salário. E, como sempre falamos por aqui, para qualquer questão ligada à gestão do seu negócio é importante ter um bom planejamento.

Fique de olho nesse passo a passo simples: 

1) Em primeiro lugar, vale ressaltar que o pró-labore não pode ser menor que o salário mínimo nem exceder o valor de R$ 6.750,00 ao mês. Caso ultrapasse essa quantia, os ganhos anuais acabam ficando acima do valor de R$ 81 mil, que é o teto exigido para se manter nesse regime tributário. 

2) Depois, você precisa botar na ponta do lápis todos os custos relacionados ao seu negócio. E quando eu digo “na ponta do lápis” é força de expressão, né? Você, empreendedor antenado e que não gosta de perder tempo nem oportunidade, já sabe que consegue fazer toda gestão do seu negócio pelo App Getnet, certo? Bom, dito isso, basicamente você precisa definir: 

  • Faturamento 
  • Gastos fixos e variáveis 
  • Fluxo de caixa 
  • Lucro 

3) Feito isso, calcule quanto você acha que precisa para suprir os seus gastos pessoais. Quem trabalha no comércio, por exemplo, sabe que o faturamento oscila bastante dependendo do período do ano. Nesse caso, o ideal é deixar programado um valor extra no caixa nos meses de maior faturamento para suprir os meses com receitas menores. 

4) Se você não consegue definir um valor para o seu salário, pense no quanto um profissional cobraria para fazer o que você faz. Se você tivesse que pagar para alguém ficar no seu lugar, qual seria um valor justo? 

5) Não hesite em procurar um contador para tirar suas dúvidas sobre pró-labore, recibo, decore e declaração pró-labore. O profissional especializado vai conseguir esclarecer todas as suas dúvidas e te ajudar a organizar essa parte mais burocrática do seu negócio. 

Dá uma olhada em outros artigos que já fizemos para facilitar a vida do Microempreendedor Individual. 

Imposto de renda MEI: saiba como declarar
MEI: tudo que você precisa saber para obter microcrédito
Imposto de renda MEI: 4 erros que você não pode cometer

Quer saber tudo sobre tendências, inovação e tecnologia para impulsionar o seu negócio? Fique de olho no Negócio de Sucesso. Você ainda pode contratar as soluções de pagamento da Getnet pelo site, por meio das agências Santander ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades). 

Artigos relacionados

Artigos recentes