3 ações infalíveis para fidelizar clientes no pós-venda

Fidelizar clientes é o sonho de toda empresa porque um cliente fiel, além de sempre comprar com você, ainda indica o seu negócio para os amigos, aumentando as suas vendas.

De acordo com um estudo realizado pela consultoria de negócios Bain & Company, 5% de clientes fidelizados podem gerar um aumento de até 95% nos lucros nos meses seguintes.

No entanto, para alcançar esse potencial de vendas, além de, claro, oferecer produtos e serviços de qualidade e bom atendimento, é importante ter um plano a ser aplicado depois que ele efetua a compra, no chamado pós-venda.

É no pós-venda que está a chance de estreitar o relacionamento com o cliente, tornando-o ainda mais rentável para o seu negócio.

Contudo, é preciso deixar claro que pós-venda não é apenas disponibilizar um SAC, uma ouvidoria e responder quando o cliente entrar em contato. O pós-venda precisa ser ativo.

Veja nas próximas linhas 3 dicas infalíveis para fidelizar no pós-venda.

Fidelizar clientes em um pós-venda ativo

A primeira dica para fidelizar clientes no pós-venda ativo é fazer o chamado follow-up, válido tanto para aqueles que acabaram de comprar quanto para os que não compram há algum tempo.

Trata-se de entrar em contato e saber, de forma bem simples, o que ele achou da venda, do produto, estando disponível para solucionar eventuais problemas. Contudo, não seja insistente se o cliente não quiser papo, ok?

A segunda dica é aplicar uma pesquisa de satisfação. Essa dica é essencial para você saber como tem sido a experiência de seu cliente, com os serviços, atendimento ou produtos da sua empresa.

E uma terceira dica que funciona muito é o programa de fidelidade, estratégia interessante para todos os tipos de negócios.

A maioria dos programas são baseados em acúmulo de pontos a cada compra. Em troca, o cliente ganha brindes, descontos ou ofertas exclusivas. 

Então, se você for, por exemplo, uma manicure crie promoções como: a cada 10 unhas feitas, a 11ª sai de graça. Ou, se for um barbeiro, faça uma cartão de fidelidade no qual o cliente ganha um corte de cabelo, ou barba, depois de completar 10 carimbos no cartão.

Artigos relacionados

3 dicas para bombar seu e-commerce nesse começo de ano

Essas dicas de e-commerce vão te ajudar, e muito, a fazer sua loja online bombar

Conheça Conciliador, a ferramenta inteligente de gestão do teu negócio

Uma das maiores dificuldades do pequeno empreendedor é a falta de braço e tempo disponível para fazer a gestão do seu negócio....

Como vender mais usando o chat online?

Você já parou para pensar que pode vender mais e aumentar o faturamento da sua empresa usando o chat online? Segundo relatório...

Pix: TUDO o que você precisa saber para o seu negócio

O Pix uma nova forma de pagar e receber sem usar dinheiro, boletos ou cartões de crédito e débito. Ou seja, é...

Empreendedorismo feminino: agora é que são elas!

Já falamos aqui sobre como empreender não é uma tarefa fácil e que exige muito esforço, dedicação e coragem. Ainda assim, a...

5 dicas para se destacar no empreendedorismo digital

Você já ouviu falar em empreendedorismo digital? Talvez esse termo não seja o mais popular, mas trata-se de todo negócio que se...

Artigos recentes

Tempo de desaprender: entenda como isso pode impulsionar seu crescimento

O mundo está em constante transformação e quem não acompanha o ritmo acelerado das mudanças corre o risco de ficar para trás....

Como priorizar o cliente na minha estratégia de crescimento?

Quem acompanha o Negócio de Sucesso, provavelmente, já leu em algum artigo a frase "o cliente é rei". E não é à...

Perfil empreendedor? Confira os diferentes tipos e descubra o seu

No ano passado, o Brasil bateu o recorde no cadastro de novos empreendedores. Segundo dados do Sebrae, foram 2,6 milhões de registros...

Descubra quando o frete grátis vale a pena no seu e-commerce

As vendas online estão em alta. De 2019 para 2020, os negócios digitais registraram um aumento de 185%, levando o setor a...