Segurança no trabalho: saiba procedimentos e dicas de como implantar na sua microempresa

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Segurança no trabalho: saiba procedimentos e dicas de como implantar na sua microempresa

Segurança no trabalho é essencial para todas as empresas, independentemente do tamanho.

Para microempreendedores, muitas vezes é difícil investir em equipamentos de segurança e implementar medidas de prevenção, especialmente no início da sua marca.

Mas, você já pensou sobre a importância de manter o seu local de trabalho seguro?

Pensando nisto, vamos compartilhar 10 dicas de segurança no trabalho para você, microempreendedor, que podem ser implementadas com baixo custo e que ajudarão a garantir a segurança dos seus funcionários e do seu negócio.

Vamos lá?

Porque é importante ter segurança na sua microempresa?

Em microempresas, onde geralmente há menos recursos disponíveis para investir em medidas de segurança, a importância da segurança no trabalho é ainda mais crucial, principalmente para evitar acidentes e lesões.

Imagine que você possua dois colaboradores e um deles sofre um acidente no escritório por exemplo?

Além de lidar com custos médicos, você ainda pode ter prejuízos com indenizações trabalhistas, substituições, ações judiciais, além de claro, prejudicar a saúde e bem-estar do seu funcionário.

Outra razão importante para investir na segurança no trabalho na sua microempresa é a melhoria da imagem, pois a empresa que se preocupa com o time, ganha reputação positiva entre os clientes, fornecedores e até mesmo entre os próprios colaboradores.

Por fim, é importante lembrar que a segurança no trabalho é uma obrigação legal.

“Além disso, empresas com mais de 100 funcionários é obrigada a ter um técnico de segurança disponível, que deve permanecer na unidade enquanto houver funcionamento, promovendo treinamentos e mantendo a documentação de saúde em dia. Caso essas normas não sejam seguidas corretamente, pode resultar em penalidades legais e financeiras para a empresa, após auditorias”, diz Abner Santos, Técnico de segurança do Trabalho.

Com a ajuda do técnico especializado, seguem 10 dicas de ações para implantar na sua microempresa agora mesmo:

1.  Conheça as leis de segurança no trabalho

O primeiro passo é conhecer as normas regulamentadoras do Brasil, como a NR-5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, NR-6 – Equipamento de Proteção Individual – EPI, e NR-17 – Ergonomia. Fique atento às atualizações e mudanças na legislação e esteja sempre em conformidade com as exigências.

2.  Identifique e avalie os riscos

Faça uma avaliação dos perigos no seu ambiente de trabalho e identifique as possíveis ameaças. Isso inclui riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, por exemplo.

Ao identificá-los você pode tomar medidas preventivas para minimizar ou até mesmo eliminar tais perigos.

3.  Invista em equipamentos de segurança

Equipamentos de segurança são essenciais para proteger os funcionários e reduzir os riscos de acidentes.

Investir em EPIs – Equipamentos de Segurança Individual, como capacetes, óculos de proteção, luvas, protetores auriculares, calçados de segurança, entre outros, é uma medida preventiva importante.

Outro item interessante é a FISPQ. Este é um documento que relata os perigos relacionados aos produtos químicos, como produtos de limpeza.

Por meio da FISPQ o fabricante do produto inclui dados importantes sobre os riscos dos ingredientes químicos que fabrica e comercializa.

Em caso de acidente com algum destes, a equipe médica responsável terá mais facilidade para identificar os riscos e sugerir o tratamento adequado.

4.  Mantenha o ambiente limpo e organizado

Manter o ambiente limpo e organizado é importante para prevenir acidentes e lesões.

Certifique-se de que os corredores e passagens estejam desobstruídos e evite deixar materiais e objetos no chão. Além disso, podemos incluir demarcações e identificações de segurança, como adesivos em vidraças transparentes, placas sinalizadoras de saída de emergência e avisos pontuais como “chão molhado”.

5.  Treine seus colaboradores

Treinar os colaboradores é fundamental para garantir a saúde e segurança no trabalho.

Certifique-se de que todos os funcionários estejam cientes dos riscos e das medidas preventivas. “Quando aplicamos treinamentos, disponibilizamos listas para que os funcionários assinem, gerando uma evidência que foram capacitados”, conta o técnico.

6.  Promova uma cultura de segurança

Promover uma cultura de segurança é importante para garantir que esta seja uma prioridade em sua empresa.

Isso significa incentivar os funcionários a relatarem quaisquer riscos ou perigos que identificarem e criar um ambiente de trabalho onde a segurança é valorizada e respeitada.

Você pode promover eventos, como a SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho, levando especialistas em segurança ou criar com o seu time uma espécie de CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, mesmo que num ambiente com poucos colaboradores.

7.  Realize inspeções regulares

Realize inspeções preventivas para garantir que medidas de segurança estejam sendo seguidas corretamente.

Isso inclui vistorias regulares nos equipamentos, ferramentas, instalações, pisos, paredes, vazamentos e nas práticas de trabalho no dia a dia.

8.  Estabeleça procedimentos de emergência

É importante ter procedimentos de emergência estabelecidos em caso de acidentes ou situações de risco. Certifique-se de que sua empresa esteja equipada com os equipamentos necessários para prevenir e combater situações emergenciais, como incêndios.

Saiba onde estão os extintores, invista em detectores de fumaça e tenha sempre em fácil acesso números essenciais, como o Corpo de Bombeiros – 193 e SAMU – 192.

9.  Evite sobrecarregar seus funcionários

Certifique-se de que seus funcionários não estejam sobrecarregados de trabalho, o que pode aumentar o risco de acidentes.

Garanta que o seu time não tenha desvio de função ou realize várias atividades ao mesmo tempo.

10. Mantenha um ambiente saudável

Mantenha o ambiente de trabalho ventilado, seguro e livre de substâncias tóxicas, por exemplo. Isso ajuda a prevenir doenças ocupacionais e aumenta o seu bem-estar e de toda a sua equipe.

Seguindo essas 10 dicas de segurança no trabalho, você contribui para o bem-estar dos seus funcionários e para o sucesso do seu negócio. E claro, conte com a Getnet para se manter por dentro dos assuntos que contribuem com a sua marca. Você também pode contratar nossas soluções de pagamento pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).