Glossário Getnet: a nossa missão é simplificar a sua vida

Quantas vezes você já se pegou sem entender nada dos jargões técnicos das instituições financeiras? Essa linguagem pouco acessível dificulta a real compreensão do que determinados produtos e serviços podem oferecer para você e para o seu negócio. O nosso papel aqui é descomplicar e mostrar como todos esses termos implicam no seu dia a dia, por isso preparamos esse Glossário Getnet para deixar tudo mais fácil. Vamos lá?

Adquirente: Para você entender na prática, as maquininhas de cartão fazem o papel de adquirente. Ou seja, realizam a intermediação de pagamentos realizados com cartões de crédito e débito.

Antecipação de recebíveis: Solução que permite receber antecipadamente os valores das vendas realizadas na maquininha na função de crédito, sejam à vista ou parceladas.

Antifraude: Desenvolvido para proteger o seu negócio, é um sistema que combina inteligência artificial e estatísticas para determinar a probabilidade de fraude em uma transação em tempo real. 

Bandeiras: O cartão de débito ou crédito só é aceito nos estabelecimentos comerciais por meio da bandeira, que na hora da compra se comunica com a administradora do cartão para validar a transação.

Carteira digital: Basicamente, é qualquer dispositivo eletrônico que viabiliza transações financeiras, seja em compras online ou em lojas físicas. Um celular, um tablet ou até mesmo um smartwatch pode funcionar como carteira digital (também conhecida como e-wallet). 

Cashback: O termo em inglês significa “dinheiro de volta”. Na prática, é um programa de recompensas que permite que parte do investimento usado para fazer uma compra retorne para o bolso do consumidor. 

Chave Pix: Permite enviar ou receber dinheiro com apenas uma informação, sem a necessidade de dados mais específicos como banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta.

Checkout: Etapa que define a finalização de um processo de compra no e-commerce, podendo acontecer com a aquisição de um produto ou com o abandono do carrinho.

Cofre: Guarda as informações dos cartões utilizados para uso futuro, melhorando a experiência de consumo nas próximas compras.

Conciliador: Ferramenta inteligente que realiza toda a gestão dos recebíveis nos cartões de crédito e débito.

Credenciadora: É o mesmo que adquirente, ou seja quem faz a intermediação para que o dinheiro de uma compra com cartão de crédito ou débito vá do cliente ao lojista. 

E-commerce: Também conhecido como loja digital ou virtual, é um modelo de negócio que se utiliza da internet para propagação e finalização das compras feitas através de um aparelho eletrônico. 

Gateway: Parte integrante da estrutura do e-commerce que viabiliza a transmissão de dados entre os clientes, comerciantes e as instituições financeiras durante as transações virtuais. 

Getdata: Ferramenta que une toda inteligência de dados da Getnet e da MasterCard para oferecer as principais informações sobre o mercado e ajudar na tomada de decisões. 

Link de pagamento: Forma de pagamento para vendas digitais tão simples quanto compartilhar um meme. Basta enviar o link do produto para o cliente pelas redes sociais ou por e-mail para ir direto ao pagamento. 

NFC: Essas três siglas significam Near Field Communication (comunicação de campo próximo), que nada mais é que a tecnologia que permite o pagamento por aproximação.

Open Banking: Em tradução literal, o “banco aberto” significa que você é livre para escolher com quem quer antecipar suas vendas e fazer as melhores escolhas para o seu negócio.

Pix: Chegou como alternativa para a TED e o DOC. Qualquer pagamento ou transferência poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular. A grande vantagem é o que dinheiro cai instantaneamente na conta do beneficiário. 

POS: “Point of Sale” ou Ponto de Venda é a solução mais conhecida como maquininha de cartão.

QR Code: “Quick Response Code” é um código de barras bidimensional que pode ser escaneado com qualquer smartphone equipado com câmera.

Recebíveis: É o montante que você tem para receber pelas vendas realizadas na maquininha com cartão de crédito.

Recorrência: Sistema da Getnet que permite realizar a gestão de mensalidades ou cobranças periódicas sem a necessidade de reinserir os dados do cartão.

Registradora de recebíveis: Entidade criada dentro das novas regras de antecipação de recebíveis que funciona como uma espécie de “cartório” que, em linhas gerais, armazena os dados de todos os estabelecimentos que operam com cartão. 

Split de pagamento: Solução de pagamento ideal para empreendedores que precisam dividir os valores de serviços ou vendas (comissões e gorjetas) entre parceiros comerciais ou funcionários. Seja no mundo digital ou físico. 

Trava de domicílio bancário: Sistema que permitia que todas as transações feitas com cartão de crédito, débito e antecipação ficassem sob a custódia de uma única instituição financeira. Com a chegada do open banking essa trava foi derrubada. 

TEF: Sistema de Transferência Eletrônica de Fundos que integra as vendas realizadas com cartão pela maquininha com o processo de gestão do estabelecimento comercial. 

Voucher: Uma espécie de “vale” que pode ser utilizado na compra de determinados produtos com desconto ou benefícios.

Artigos relacionados

Artigos recentes