Você sabe quanto vale a sua microempresa?

Você sabe quanto vale a sua microempresa?

Já parou para pensar quanto vale a sua microempresa?

A avaliação do valor de uma microempresa é muito importante para os proprietários, pois pode fornecer informações relevantes de mercado. Um relatório adequado ajuda a tomar decisões de negócios mais assertivas, como a forma de injetar mais dinheiro na empresa, determinar o valor de venda ou até mostrar oportunidades para potenciais investidores.

Esse tipo de levantamento é feito por meio de Valuation, termo em inglês que significa “avaliação de empresa”. Esse é o processo de determinar o valor do negócio por meio da análise de finanças, ativos, passivos, receitas, despesas e outros fatores relevantes.

Quer encontrar informações de mercado e saber quanto vale sua microempresa? Continue conosco.

Porque é importante saber quanto vale a sua microempresa?

Encontrar o valor justo de negociação é importante para a sua microempresa e não apenas para empresas de grande porte, como as que possuem ações na bolsa de valores, por exemplo.

Devido a ao processo minucioso dessas análises, grande parte das empresas de pequeno e médio porte são negociadas por valores baixos, prejudicando o proprietário que recebe apenas uma fração do que realmente poderia adquirir com a venda, por exemplo.

Além de identificar o valor para venda, essa avaliação é importante para diversos cenários, entre eles:

  • divórcio com partilha de bens;
  • entrada ou saída de sócios;
  • avaliação do retorno de investimento;
  • venda de participação para terceiros;
  • aporte financeiro por investidor;
  • fusões e aquisições;
  • inventário.
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Como é feita essa avaliação?

Para começar o valuation, é necessário levantar os dados históricos do seu negócio. Essa tarefa é fundamental para uma avaliação mais precisa. Dessa maneira, dá para ter uma boa ideia do comportamento do negócio ao longo do tempo.

Na maioria dos casos, não é necessário contratação de um especialista por preços absurdos, pois os proprietários ou membros da equipe podem realizar uma estimativa rápida e com poucas formalidades, sem necessidade de grandes desembolsos.

Mas, um avaliador externo ou uma empresa especializada em valuation, como a Valutech, Valuation Brasil e outras, possuem as ferramentas mais adequadas para esse modelo de relatório.

De qualquer forma, o processo envolve a análise dos ativos, passivos, finanças, comparação de vendas de empresas similares, equipamentos, imóveis e outros bens, além da abordagem de fluxo de caixa descontado, que falaremos mais a frente.

Quais métodos de valuation podem ser aplicados na avaliação da sua micro empresa?

Existem algumas técnicas de valuation, que se adequam ao modelo de microempresa que será analisada. Por exemplo, se o seu negócio é digital, a avaliação é diferente de uma empresa física com estoque.

Geralmente são colocados em consideração os três indicadores principais para o seu negócio: a rentabilidade, o faturamento mínimo e o preço de venda.

Mas, para tudo isso, é preciso entender primeiramente o tipo de empresa que está sendo avaliada e só então escolher a técnica mais apropriada. Dentre as abordagens, existem três técnicas de valuation mais usadas no mercado:

Fluxo de Caixa Descontado (DCF)

A técnica do Fluxo de Caixa Descontado projeta qual seria o lucro da sua empresa durante um período determinado, por exemplo, pelos próximos 3 anos. Feito isso, a fórmula abaixo traz o número para um valor presente, sobre quanto esse lucro valeria hoje:

FCD = Projeção de faturamento para o futuro ÷ (1 + taxa de desconto) elevado ao número do período.

Exemplo:

Vamos supor que o faturamento atual da sua microempresa é de R$ 10.000.

A projeção para os próximos 3 anos seria:

1º ano – R$ 20.000

2º ano – R$ 40.000

3º ano – R$ 60.000

Agora, você precisa encontrar uma taxa de juros para usar como desconto e projetar valores mais próximos da realidade. Nesse exemplo, vamos definir 12%.

Com a taxa definida, é necessário calcular o valor presente descontando a taxa de juros para obter o FCD dos próximos 3 anos:

1º ano: R$ 20.000 / (1,12) = R$ 17.857;

2º ano: R$ 40.000 / (1,12)² = R$ 31.887;

3º ano: R$ 60.000 / (1,12)³ = R$ 42.706.

Agora, com os valores projetados, se deve somar para chegar ao FCD estimado para o final do período. Nesse caso, o valor seria de R$ 92.560. 

Múltiplos de Mercado

No caso de múltiplos de mercado, o avaliador analisa empresas parecidas com a sua no mercado em termos de tamanho, receita e que tenham recebido investimento ou que foram compradas. A partir desta análise, se encontra o múltiplo que foi utilizado.

Para este modelo de valuation é indicado que você busque um especialista.

Método Venture Capital

Essa técnica é mais utilizada por fundos de investimento e indicada para fazer o valuation de startups, por exemplo. A forma de cálculo é muito parecida com o Fluxo de Caixa Descontado, mas leva a estimativa da empresa para o futuro e não traz ao presente, como a anterior.

Quais informações são necessárias para definir quanto vale a sua microempresa?

Como mencionamos, diversas variáveis precisam ser levadas em consideração para avaliação de valor de PMEs. Aqui listamos algumas delas:

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos fatores mais importantes na definição de quanto vale a sua microempresa, pois indica é esse indicador que mede a capacidade da geração de lucros no futuro. Se a sua empresa gera um fluxo de caixa constante e previsível, ela é mais valiosa do que uma empresa que tem um fluxo de caixa incerto, por exemplo.

Ativos

Os ativos de sua empresa também devem ser levados em consideração. Nesse grupo, podemos incluir equipamentos, máquinas, imóveis, estoque, contas a receber, entre outros itens. Isso ajuda a determinar o valor total da empresa, pois se ela possui ativos valiosos, isso pode aumentar o valor de negociação.

Dívidas

Assim como os ativos, as dívidas da empresa também interferem na avaliação, neste caso, na redução do seu valor de mercado..

Competição

A concorrência na indústria em que sua empresa atua também afeta o valor. Se a empresa opera em um mercado competitivo, isso pode ser negativo no resultado final da avaliação.

Tamanho do mercado

Já o tamanho do mercado em que a empresa atua também é levado em consideração, pois se estiver em crescimento, isso pode aumentar o valor do seu negócio.

Histórico financeiro

É importante ter acesso ao histórico financeiro da empresa, incluindo demonstrações, balanços patrimoniais, fluxo de caixa e declarações de renda. Esses documentos fornecem informações valiosas sobre o desempenho financeiro da empresa ao longo do tempo.

Informações operacionais

Dados como o número de funcionários, localização da sua empresa, produtos ou serviços oferecidos, histórico de vendas e margens de lucro, são importantes para avaliar o desempenho e a posição que ela tem no mercado.

Perspectivas de crescimento

Por fim, avaliar as perspectivas de crescimento da empresa é importante para determinar seu potencial de lucro futuro. Isso inclui identificar oportunidades de mercado, novos produtos ou serviços que o seu negócio possa oferecer e possíveis investimentos que se pode fazer para expandir os resultados.

Este conteúdo foi útil para você definir quanto vale sua microempresa?

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