Manual de sobrevivência: saiba como manter o seu restaurante funcionando

Foram longos meses para o setor de alimentação desde que as primeiras medidas restritivas foram anunciadas para conter a pandemia do coronavírus. Muitos bares e restaurantes não sobreviveram à crise e outros tiveram que adaptar o seu modelo de negócio para não serem obrigados a fechar as portas. Por isso, queremos compartilhar um Manual de Sobrevivência para ajudar a manter o seu restaurante funcionando, mesmo nos momentos mais difíceis. 

Desde o começo da pandemia, mais de 200 mil restaurantes e similares de todo o país encerraram as atividades. O levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ainda revela que 85% dos estabelecimentos estão faturando menos que antes da crise. A inadimplência do setor também é maior que a média. 

Inovação, criatividade e informação são os pilares de sustentação para enfrentar esse momento.

Veja o primeiro vídeo da série Superar, que conta como proprietários de bares e restaurantes recriaram o seu negócio.

Confira as nossas dicas para encarar esse desafio.

5 estratégias para lidar com a crise

Fomos pegos totalmente de surpresa no começo de 2020 por uma pandemia de um vírus sobre o qual não tínhamos muito conhecimento. Hoje, ainda que a situação esteja longe de estar controlada, podemos dizer que já sabemos com o quê estamos lidando. Conhecemos os protocolos para o enfrentamento do coronavírus e para o funcionamento das atividades econômicas.

Agora, temos a oportunidade de aprender com quem conseguiu driblar a crise e tirar algumas lições valiosas para levantar o próprio negócio. Veja os principais movimentos do setor.

1) Foco no Delivery
Já diz o ditado, “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”. Segundo pesquisa encomendada pela VR Benefícios ao Instituto Locomotiva, 81% dos estabelecimentos comerciais no Brasil passaram a fazer delivery durante a pandemia e vão manter essa modalidade. Os comerciantes adotaram ferramentas digitais para administrar os pedidos e as entregas. Redes sociais como o Whatsapp e Instagram, e-commerce próprio e os aplicativos de entrega já fazem parte do “novo normal” de muitos restaurantes.

2) Investir em marketing digital 
Como você não tem o apelo presencial do cheiro da comida no salão do restaurante ou de um belo prato chegando à mesa, é preciso descobrir novas formas de comunicar essa experiência. As redes sociais tomaram a linha de frente das estratégias de marketing dos estabalecimentos e, além de fortalecer a conexão com os clientes, foram fundamentais para alcançar um público maior.

No vídeo abaixo você confere uma live da PEGN, com apresentação do Santander, sobre A importância das redes sociais nos negócios durante a pandemia.

3) Repensar o cardápio 
Você já entrou em um restaurante e notou um QR Code na mesa? A pandemia da Covid-19 praticamente eliminou o menu comum. Para diminuir os pontos de contato, muitos restaurantes já aderiram a menus totalmente digitalizados. É um investimento que vale a segurança dos seus clientes e funcionários.

4) Diversifique os produtos
Sabe aquele molho delicioso do prato mais pedido da casa ou a geleia que vai naquela sobremesa deliciosa? Você também pode oferecer esses produtos individualmente. Dessa forma, você expande o seu leque de produtos e ainda propõe uma experiência prolongada do cliente com o seu negócio.

5) De olho nos protocolos
Não poupe esforços para comunicar aos clientes os cuidados que o estabelecimento tem com a sua saúde e segurança, assim como a de seus funcionários. Evite aglomerações, respeite o limite de lotação permitido e o distanciamento entre as mesas, reforce a limpeza e não economize nas máscaras e álcool em gel. Respeite as boas práticas do setor e siga sempre as recomendações oficiais, em especial da Organização Mundial da Saúde (OMS).

LEIA MAIS: Esses são os cuidados necessários para a reabertura de bares e restaurantes

Vai na fé que vai dar certo! Dias melhores virão. E conte com a Getnet para ser a sua parceira nessa jornada.

Artigos relacionados

Ideias para sair do sufoco: vale a pena recorrer ao microcrédito?

Já vamos responder à pergunta do título de cara: vale a pena, sim! Mas, calma, não é tão simples. Antes de qualquer...

Como priorizar o cliente na minha estratégia de crescimento?

Quem acompanha o Negócio de Sucesso, provavelmente, já leu em algum artigo a frase "o cliente é rei". E não é à...

Como vender mais usando o chat online?

Você já parou para pensar que pode vender mais e aumentar o faturamento da sua empresa usando o chat online? Segundo relatório...

Como o Pix pode ser útil para as empresas?

O Pix é uma nova forma de realizar pagamentos no país. A expectativa para a chegada deste novo modelo...

Comunicação Não-Violenta: técnicas para aplicar na sua empresa

Você sabe o que significa Comunicação Não-Violenta? O termo ganhou mais notoriedade nos últimos anos, mas foi desenvolvido no início da década...

Taxa da maquininha: entenda como funciona e qual a melhor pro seu negócio

As maquininhas de cartão facilitam (e muito) a vida do empreendedor. Segundo levantamento feito pelo Sebrae, o uso das máquinas de cartão...

Artigos recentes

Saiba como fazer a gestão de fluxo de caixa da sua empresa

Sabemos que ter o controle da sua empresa é uma tarefa importante e um grande desafio para quem cuida das finanças do...

4 livros sobre empreendedorismo que você deve ter na cabeceira da sua cama

No universo do empreendedorismo conhecimento vale ouro. Pode até ser que algumas pessoas já venham com algumas habilidades "originais de fábrica", mas...

Saiba como apoiar o pequeno empreendedor no Dia das Mães

Não tem como negar, o Dia das Mães é uma data que causa um verdadeiro alvoroço no consumo varejista. No ano passado,...

Imposto de renda MEI: 4 erros que você não pode cometer

Se você acompanha o nosso blog, já deve saber que fizemos um artigo bem completo sobre Declaração de Imposto de Renda MEI....