Empreendedoras, saibam como impulsionar os seu negócios

O termo “empoderada” pode até estar um pouco batido, mas continua sendo perfeito para descrever o movimento das mulheres empreendedoras no Brasil nos últimos anos. Depois de décadas reivindicando mais espaço no mundo dos negócios, hoje elas já estão mais perto de alcançar a igualdade no número de empresas abertas no país. De acordo com estudo da Global Entrepreneurship Monitor, conduzido pelo Sebrae, mais de 24 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil, quase encostando no número de homens, que chega a 25 milhões. 

Mas esse “quase” do parágrafo de cima é apenas um detalhe. Até mesmo porque em outros aspectos elas já tomaram a dianteira. As mulheres se mostraram mais resilientes diante das oscilações da economia e superaram os homens em novos negócios. Segundo a mesma pesquisa, elas estão à frente em quase um ponto percentual, com 14,2 milhões. 

Os dados da pesquisa da GEM ainda revelam que as mulheres empreendedoras também estudam 16% a mais do que os homens, investindo uma média de 9,9 anos de suas vidas à formação contra 8,5 anos de preparo dos homens. Ainda assim, ganham menos. O rendimento mensal das empresárias é 22% menor. 

Isso prova que, embora o cenário seja positivo, ainda é preciso lutar por algumas mudanças. 

Nós já fizemos um artigo apresentando dados gerais sobre o empreendedorismo feminino. Falamos sobre a questão do acesso ao crédito ser menor, a dificuldade de conciliar o trabalho remunerado com as tarefas domésticas e o cuidado de pessoas, falta de incentivo ao talento empreendedor e, principalmente, como driblar todas essas dificuldades. 

Dá uma olhadinha: Empreendedorismo feminino: agora é que são elas!

Se você quer saber o que fazer para impulsionar o seu negócio e fazer com que essas estatísticas sejam cada vez mais generosas com as mulheres, continue com a gente até o final. 

2 atitudes simples para impulsionar o seu negócio

Você sabia que, de cada 10 pessoas adultas empreendedoras que saíram do mercado, com a pandemia, aproximadamente 7 eram mulheres? Os dados da pesquisa feita pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), só comprovam o que muitos de nós já sabemos: as mulheres são mais vulneráveis e foram as mais prejudicadas durante a pandemia.

Mas como o nosso objetivo é informar para transformar, queremos mostrar o que cada empreendedora pode fazer para não deixar a peteca cair. 

Invista em qualificação profissional

Você já conhece o projeto de educação financeira da Getnet em parceria com o Avançar?

Com conteúdos gratuitos sobre gestão financeira, divulgação de produtos e serviços, marketing digital e fidelização de clientes, a ideia é que a plataforma seja o seu braço direito em toda jornada empreendedora. Com conteúdo on demand, você pode fazer os cursos a hora que você quiser (até porque a gente sabe como a sua rotina é corrida). As aulas são dinâmicas, com exemplos que retratam a realidade, cases de sucesso e profissionais do mercado. 

Vale a pena investir em educação!

Transforme as redes sociais em sua grande aliada 

Muito mais que uma vitrine dos seus produtos, as redes sociais também têm se mostrado uma grande rede de apoio para as mulheres. Você pode procurar empreendedoras para desenvolver parcerias (ou do seu nicho ou de outro que possa se associar ao seu de alguma forma), promover lives convidando outras mulheres para falar sobre negócios etc. São muitas possibilidades que precisam ser contempladas na sua estratégia de marketing digital. Isso sem falar no básico: conteúdo de qualidade, imagens bonitas, Reels para ampliar o alcance de usuários. Sem contar que vender pelas redes sociais ficou ainda mais fácil com o Link Getpay. Basta pegar o link do produto e enviar para o cliente pelas redes sociais. Quando o cliente clicar no link, já será direcionado para finalizar a sua compra de maneira prática e rápida.

LEIA MAIS: Link de pagamento: entenda como funciona essa nova forma de cobrar

A Getnet apoia o empreendedorismo feminino e quer ser a sua parceira nessa caminhada. Continue acompanhando as nossas dicas para ter um Negócio de Sucesso. Você também pode contratar nossas soluções de pagamento pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).

Artigos relacionados

Artigos recentes