3 passos para uma gestão de estoque eficiente

Nós sempre falamos por aqui sobre a importância de manter em dia a gestão do seu negócio. Já demos dicas para melhorar o fluxo de caixa da sua empresa e sobre a importância de automatizar a gestão. Mas hoje vamos falar sobre outro controle super importante, mas que é muito menos abordado por aí: como anda a sua gestão de estoque? 


Muita gente acredita que o controle de estoque só é importante para quem trabalha com atacado, mas isso não é verdade! Aliás, se você quiser dar o próximo passo e passar a distribuir os seus produtos para outros vendedores (não apenas para o consumidor final) dá uma olhadinha no artigo que preparamos sobre o tema: Guia prático: Como iniciar o processo de venda por atacado?

A verdade é que uma boa gestão do estoque permite que você identifique tudo o que entra e sai, garantindo que todas as demandas sejam atendidas, além de te dar um panorama geral das mercadorias para que você possa reduzir custos e evitar desperdícios. E todo mundo mundo quer isso, não é verdade?

Portanto, fique de olho nas dicas que vamos te dar para ter um controle de estoque 

impecável. 

3 passos para fazer uma boa gestão de estoque 

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Vamos lá?

1) Faça um inventário 
Isso é a base de todo o processo de gestão. Você precisa estar ciente de absolutamente todos os produtos que você tem em estoque e a quantidade de cada um deles. É preciso fazer isso frequentemente para que essas informações estejam atualizadas de acordo com o fluxo de entrada e saída de mercadoria.
Tá certo, mas como fazer esse inventário? Não é tão difícil quanto parece, viu? Primeiro, você precisa definir o tipo de inventário que vai fazer: é o rotativo ou o periódico? O rotativo é aquele que você faz em um intervalo menor de tempo (pode ser diariamente, semanalmente ou quinzenalmente) de acordo com a demanda da empresa para cobrir as necessidades mais urgentes. O periódico é mais completo, costuma ser feito no final de um período fiscal e pode ser usado para demonstrativos financeiros. 
Depois é só determinar como vai categorizar os produtos, descrever detalhadamente e registrar cada item.

2) Controle o giro de estoques
Quando se trata de gestão de estoque o grande desafio é não deixar muitos produtos “encalhados” e não perder vendas porque o que o cliente deseja está em falta. Como evitar que isso aconteça? Muito simples! Basta você manter em dia o controle de movimentação de mercadoria. Assim, você também consegue projetar os itens mais vendidos e que, portanto, precisam ser repostos rapidamente e os que demoram mais para sair. 

3) Faça o seu produto girar 
Não deixe a mercadoria ficar parada por muito tempo. Tem produtos que são sazonais e que, se você não vender em determinado momento, já não vende mais. Por isso, faça liquidações de estoque, realize sorteios ou faça promoções do tipo “pague 1 e ganhe outro”. É melhor você diminuir o seu lucro nesses produtos que ficar no prejuízo.

E aí, gostou das nossas dicas! Fique ligado no Negócio de Sucesso, que vem muito mais conteúdo bacana por aí! 

Artigos relacionados

Artigos recentes