Pix e as 3 tendências para o futuro do pagamento

Os meios de pagamento estão em constante evolução e o Pix tem tudo para provocar uma grande mudança na economia. Neste texto, vamos te explicar qual a ligação entre as novas formas de pagamento com o sucesso do seu negócio.

O Pix é uma marca única criada pelo Banco Central do Brasil para pagamentos instantâneos, uma nova maneira  de realizar transações financeiras que começará a ser disponibilizada no Brasil em novembro de 2020.

Na prática, os pagamentos instantâneos acompanham uma tendência de modernização, reduzindo a circulação de dinheiro em espécie.

Um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo mostra que os pagamentos por aproximação  e o uso de QR Code têm crescido no País.

Na pesquisa, 57% dos entrevistados responderam que já pagaram usando códigos QR lidos pelas câmeras dos celulares, e 46% já experimentaram as duas alternativas.

Estes dados são apenas uma amostra de três tendências de mercado para futuro do pagamento: QR Code, carteiras digitais e máquinas de cartão digitais.

Apostar em novos canais de venda é oferecer mais conveniência para o seu cliente, saindo na frente da concorrência. Saiba mais:

1. Pix: pagamentos instantâneos

Com o Pix será possível realizar transações por meio de dispositivos eletrônicos, como o celular, em qualquer dia e horário da semana, pagando taxas bem mais baratas que as de TED e DOC.

Além disso, os pagamentos instantâneos vão na tendência de uso do QR Code, tecnologia que funciona pela leitura de códigos de barra pela tela do celular.

Ou seja, são muitas as vantagens: praticidade, rapidez e segurança, tudo que o seu cliente procura ao realizar uma compra.

“O Pix garante interoperabilidade da operação, ou seja clientes de uma instituição podem enviar valores para outro de forma rápida segura e uma operação 24x7x365, algo que não temos hoje”, explica o especialista em Pix, Valter Hass.

2. Carteiras digitais, wallets ou e-wallets

As carteiras digitais  também utilizam leitura de QR Code, mas podem funcionar com outras tecnologias, como a Near Field Communication (NFC), disponível em celulares, pulseiras e relógios.

Há semelhanças entre as wallets e o Pix, afinal, é preciso criar uma conta e há o uso de QR Code. No caso das carteiras digitais, no entanto, a grande vantagem é o armazenamento de dados.  

Assim, ao realizar uma compra, não é necessário preencher dados do cartão ou inserir uma senha.

3. Máquinas de cartão digitais

Para pontos de venda ou serviços delivery, as máquinas de cartão digitais são essenciais.

Com elas é possível fazer pedidos, gerar relatórios, emitir notas fiscais eletrônicas e permitir o pagamento por aproximação, quando o cliente apenas encosta o dispositivo móvel na maquininha para efetuar o pagamento.

Em suma, neste texto você aprendeu que, na verdade, o futuro do pagamento já começou! Aposte em inovação para o sucesso do seu negócio!

Artigos relacionados

Conheça o Programa Avançar. Ele vai mudar sua visão de negócio

Estar bem informado sobre o setor de atuação é com certeza um dos fatores que contribuem para o sucesso de um negócio,...

Loja digital: saiba como abrir um negócio na internet

Você quer abrir uma loja digital, também conhecido como e-commerce, e a vender pela internet, mas não sabe como começar?

Qual a melhor maquininha de cartão para o seu negócio?

A máquina de cartão é um equipamento indispensável para você, pequeno empresário ou autônomo, que quer ver o seu negócio crescer. Neste...

Split de pagamento: o que é e para que serve

O split de pagamento, conhecido também como split payment, é uma solução de pagamento ideal para empreendedores que precisam dividir os valores...

Controle de estoque: como fazer

Um controle de estoque bem feito é fundamental para todo tipo de negócio, inclusive os pequenos. Basicamente, gerir o...

Loja digital: histórias reais que vão te fazer querer ter uma

A BSM Bagstore e o restaurante Zucco optaram por terem uma loja digital e agora seus negócios estão bombando na internet.

Artigos recentes

Tempo de desaprender: entenda como isso pode impulsionar seu crescimento

O mundo está em constante transformação e quem não acompanha o ritmo acelerado das mudanças corre o risco de ficar para trás....

Como priorizar o cliente na minha estratégia de crescimento?

Quem acompanha o Negócio de Sucesso, provavelmente, já leu em algum artigo a frase "o cliente é rei". E não é à...

Perfil empreendedor? Confira os diferentes tipos e descubra o seu

No ano passado, o Brasil bateu o recorde no cadastro de novos empreendedores. Segundo dados do Sebrae, foram 2,6 milhões de registros...

Descubra quando o frete grátis vale a pena no seu e-commerce

As vendas online estão em alta. De 2019 para 2020, os negócios digitais registraram um aumento de 185%, levando o setor a...