Como enfrentar os desafios de ser mãe empreendedora?

Nós já comentamos por aqui como as mulheres estão buscando cada vez mais seu espaço no universo dos negócios no artigo “Empreendedorismo feminino: agora é que são elas!“. Claro que, ao tratar sobre o tema, não deixamos de mencionar como esse caminho pode ser ainda mais difícil para as mulheres, principalmente quando se trata de uma mãe empreendedora.

Conciliar a maternidade com a gestão do seu próprio negócio ainda é um grande desafio.

A pandemia de Covid-19 desestabilizou o mercado de maneira geral, mas foi ainda mais cruel com as empreendedoras. Segundo levantamento do Sebrae, de 2019 para 2020 aproximadamente 1,3 milhão de mulheres deixaram de estar à frente do seu próprio negócio. Uma possível explicação para essa ruptura no crescimento feminino no empreendedorismo é que as mulheres passaram a se dedicar mais às atividades domésticas e ao cuidado de idosos durante esse período, o que representa um reflexo do machismo estrutural na sociedade.

Como escapar das armadilhas da jornada da mãe empreendedora e da dureza das estatísticas que insistem em desfavorecer as mulheres?

Não existe uma resposta correta, mas apostar no poder da comunidade pode ser um bom caminho. 

E por falar em armadilhas, confira o vídeo da coach e palestrante Priscilla de Sá, no qual ela aponta alguns comportamentos que podem aparecer na trajetória da mulher empreendedora.

3 iniciativas de apoio às mães empreendedoras que você precisa seguir

É verdade que juntos somos mais fortes. E quando se trata de empreendedorismo feminino essa máxima faz ainda mais sentido. A jornada da mãe empreendedora tem muitas especificidades que, provavelmente, não serão abordadas em nenhum curso de empreendedorismo. Por isso, vale ficar de olho em projetos que valorizam e apoiam mulheres que decidiram conciliar a maternidade e os negócios.

Veja algumas iniciativas que vale a pena seguir:

  1. Maternativa: “As mães movem o mundo. Nós acreditamos nessa força”. Com esse slogan, a startup de impacto social se propõe a pensar e transformar a relação das mães com o trabalho. Além de facilitar o networking, a startup ainda oferece formação epecífica e promove uma espaço de compra e venda exclusivo para mães que você pode acompanhar com as hashtags #compredasmaes e #maternativa.
  2. Mamacor: Mais informal e enraizado no poder ancestral da troca de experiências, o grupo tem a finalidade de oferecer apoio, informações de qualidade, incentivo ao empoderamento e empreendedorismo feminino.
  3. B2Mammy: Aceleradora de negócios que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia. Desde 2016, a empresa já incluiu mais de 10 mil mulheres na comidade, capacitou mais de 30 mil em programas de educação e movimentou R$ 6 milhões dentro da rede com mulheres empreendedoras.

Invista em conhecimento sobre empreendedorismo feminino

Além do poder da comunidade, acredite também na força da capacitação e esteja sempre atualizada sobre o tema. O Programa Avançar dedicou uma série especial com podcasts sobre empreendedorismo feminino, que conta com a participação de Ana Fontes, empreendedora, pesquisadora de gênero e especialista em empreendedorismo feminino, também fundadora da Rede Mulher Empreendedora e presidente do Instituto Rede Mulher Empreendedora.

Você já conhece o Sebrae DELAS Mulher de Negócios? O programa de aceleração do Sebrae tem como objetivo aumentar as chances de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres.

Saiba mais sobre o programa no vídeo abaixo:

Conte sempre com a Getnet para te acompanhar nessa jornada. Com as nossas soluções fica muito mais fácil gerenciar o seu negócio e implementar as melhores soluções de pagamento, no físico e no digital. Você pode contratar os nossos serviços pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).

Artigos relacionados

Artigos recentes