5 dicas para se destacar no empreendedorismo digital

Você já ouviu falar em empreendedorismo digital? Talvez esse termo não seja o mais popular, mas trata-se de todo negócio que se desenvolve no ambiente online. Aí já estamos falando a mesma língua, certo? Pode ser um e-commerce, uma plataforma de cursos, um marketplace, um perfil em uma rede social, um shopping virtual, tanto voltado para a área de vendas quanto a de prestação de serviços.

Não é à toa que o empreendedorismo digital vem ganhando cada vez mais destaque. A facilidade de abrir um negócio digital, sem ter que investir em uma estrutura física ou na contratação de funcionários, torna essa alternativa ainda mais tentadora.

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O que as pesquisas dizem sobre o consumidor digital?

Segundo a pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita pela plataforma de análise de dados BigData Corp em parceria com a PayPal, a abertura de lojas digitais no país cresceu 40,7% nos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano passado. As estatísticas só comprovam algo que todos nós – que também somos consumidores – sabemos: o empreendedorismo digital está em alta!

Porém, em um mercado tão competitivo, como se destacar? Fique com a gente até o final, porque é exatamente isso que esse artigo tenta responder.

5 dicas para ver seu negócio online crescer

Sim, a demanda existe e o comportamento do consumidor já se encaminha para atender a todas as empresas digitais que estão se lançando no mercado. Para se ter uma ideia, segundo relatório da Ebit/Nielsen, a pandemia do coronavírus provocou um pico nas compras online, levando 7,3 milhões de novos consumidores ao e-commerce.

Porém, a contrapartida é que a concorrência nessa área também está em alta.

Quer saber como se destacar com seu negócio digital?

A pandemia do coronavirus aqueceu o empreendedorismo digital
A pandemia do coronavírus promoveu um pico nas vendas online, aquecendo o empreendedorismo digital
  1. Foque em um nicho de mercado
    Pense sempre que o seu cliente é muito exigente e tem a possibilidade de escolher entre diversas empresas. Quando você sabe bem quem é o seu público, fica muito mais fácil definir uma estratégia para convencer as pessoas a comprarem de você. Escolha sempre um nicho com o qual você já tenha uma certa afinidade, dessa forma você também vai conseguir se comunicar melhor com os seus clientes.
  2. Fique de olho nas tendências
    Entenda os hábitos de consumo dos seus clientes. Procure pesquisas de comportamento do consumidor e veja como pode se aproximar do seu público. Por exemplo: você sabia que 62,43% dos entrevistados de uma pesquisa feita pela Conversion afirmam que o Google e outros mecanismo de busca são os canais que mais influenciaram na realização de uma compra? Ciente disso, você pode montar a sua estratégia de Marketing Digital com foco na otimização do seu site, criação de um blog, campanhas online, entre outras iniciativas voltadas para esse publico.

    Quer ouvir histórias para se inspirar? Conheça o podcast Superar, que conta como pequenos empreendedores usaram a criatividade para driblar a crise.
  3. Não tenha medo de inovar
    Romper com as barreiras do tradicional é arriscado e exige muita pesquisa de mercado (além de uma certa sensibilidade), mas é algo que um bom empreendedor digital deve almejar. As possibilidades de inovar são muitas e vão desde o produto ou serviço ofertado, até a maneira de vender e divulgar ou atender o seu cliente.
  4. Cuide da experiência do usuário
    Nós costumamos dizer que o cliente é rei e isso não é exagero. E quando você atua no ambiente digital vale lembrar que esse “rei” gosta de agilidade, praticidade e eficiência. Cuide do design, facilite a navegação pelo seu site ou aplicativo, faça boas fotos e descrições dos seus produtos. É importante que o consumidor tenha a melhor experiência possível com a sua marca.
  5. Aproxime-se do seu cliente
    Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer é se lembrar do cliente apenas na hora de fechar negócio. Muito melhor que apenas atrair é também fidelizar. Uma boa reputação é fundamental para o sucesso de um negócio digital. Interaja com o seu público, crie conteúdo para informar e se esforce para ser relevante.

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