5 dicas para se destacar no empreendedorismo digital

Você já ouviu falar em empreendedorismo digital? Talvez esse termo não seja o mais popular, mas trata-se de todo negócio que se desenvolve no ambiente online. Aí já estamos falando a mesma língua, certo? Pode ser um e-commerce, uma plataforma de cursos, um marketplace, um perfil em uma rede social, um shopping virtual, tanto voltado para a área de vendas quanto a de prestação de serviços.

Não é à toa que o empreendedorismo digital vem ganhando cada vez mais destaque. A facilidade de abrir um negócio digital, sem ter que investir em uma estrutura física ou na contratação de funcionários, torna essa alternativa ainda mais tentadora.

Quer saber como abrir uma loja digital? Corre aqui!

O que as pesquisas dizem sobre o consumidor digital?

Segundo a pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita pela plataforma de análise de dados BigData Corp em parceria com a PayPal, a abertura de lojas digitais no país cresceu 40,7% nos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano passado. As estatísticas só comprovam algo que todos nós – que também somos consumidores – sabemos: o empreendedorismo digital está em alta!

Porém, em um mercado tão competitivo, como se destacar? Fique com a gente até o final, porque é exatamente isso que esse artigo tenta responder.

5 dicas para ver seu negócio online crescer

Sim, a demanda existe e o comportamento do consumidor já se encaminha para atender a todas as empresas digitais que estão se lançando no mercado. Para se ter uma ideia, segundo relatório da Ebit/Nielsen, a pandemia do coronavírus provocou um pico nas compras online, levando 7,3 milhões de novos consumidores ao e-commerce.

Porém, a contrapartida é que a concorrência nessa área também está em alta.

Quer saber como se destacar com seu negócio digital?

A pandemia do coronavirus aqueceu o empreendedorismo digital
A pandemia do coronavírus promoveu um pico nas vendas online, aquecendo o empreendedorismo digital
  1. Foque em um nicho de mercado
    Pense sempre que o seu cliente é muito exigente e tem a possibilidade de escolher entre diversas empresas. Quando você sabe bem quem é o seu público, fica muito mais fácil definir uma estratégia para convencer as pessoas a comprarem de você. Escolha sempre um nicho com o qual você já tenha uma certa afinidade, dessa forma você também vai conseguir se comunicar melhor com os seus clientes.
  2. Fique de olho nas tendências
    Entenda os hábitos de consumo dos seus clientes. Procure pesquisas de comportamento do consumidor e veja como pode se aproximar do seu público. Por exemplo: você sabia que 62,43% dos entrevistados de uma pesquisa feita pela Conversion afirmam que o Google e outros mecanismo de busca são os canais que mais influenciaram na realização de uma compra? Ciente disso, você pode montar a sua estratégia de Marketing Digital com foco na otimização do seu site, criação de um blog, campanhas online, entre outras iniciativas voltadas para esse publico.

    Quer ouvir histórias para se inspirar? Conheça o podcast Superar, que conta como pequenos empreendedores usaram a criatividade para driblar a crise.
  3. Não tenha medo de inovar
    Romper com as barreiras do tradicional é arriscado e exige muita pesquisa de mercado (além de uma certa sensibilidade), mas é algo que um bom empreendedor digital deve almejar. As possibilidades de inovar são muitas e vão desde o produto ou serviço ofertado, até a maneira de vender e divulgar ou atender o seu cliente.
  4. Cuide da experiência do usuário
    Nós costumamos dizer que o cliente é rei e isso não é exagero. E quando você atua no ambiente digital vale lembrar que esse “rei” gosta de agilidade, praticidade e eficiência. Cuide do design, facilite a navegação pelo seu site ou aplicativo, faça boas fotos e descrições dos seus produtos. É importante que o consumidor tenha a melhor experiência possível com a sua marca.
  5. Aproxime-se do seu cliente
    Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer é se lembrar do cliente apenas na hora de fechar negócio. Muito melhor que apenas atrair é também fidelizar. Uma boa reputação é fundamental para o sucesso de um negócio digital. Interaja com o seu público, crie conteúdo para informar e se esforce para ser relevante.

Gostou das nossas dicas e quer se destacar no empreendedorismo digital? Conte com as soluções de pagamento da Getnet para ser o seu braço direito nessa jornada. Você pode contratar as nossas soluções de pagamento pelo site, por meio das agências Santander ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades). 

Artigos relacionados

Como o Pix pode ser útil para as empresas?

O Pix é uma nova forma de realizar pagamentos no país. A expectativa para a chegada deste novo modelo...

Loja Digital: Veja como medir o desempenho da sua

Ter uma loja digital, ou e-commerce, hoje no Brasil é surfar na onda de um mercado vasto, com muitas possibilidades de expansão....

Loja digital: 3 erros que você não pode cometer

Criar uma loja digital, conhecida também como e-commerce, é um processo simples. Porém, há erros comuns que comprometem a qualidade do serviço!...

Como anunciar minha loja online no Google?

O Google registra 63 mil buscas por segundo diariamente e já conta com mais de 130 milhões de páginas indexadas. Os números...

Segurança online: Como navegar na internet de uma forma segura?

O mundo digital faz parte do nosso cotidiano. Até julho do ano passado, 3,5 bilhões de pessoas possuíam cadastro em uma rede...

3 soluções digitais para otimizar o seu negócio

Com a crise do coronavírus, algumas tendências chegaram com força no universo dos negócios e devem permanecer no longo prazo. Segundo levantamento...

Artigos recentes

Tempo de desaprender: entenda como isso pode impulsionar seu crescimento

O mundo está em constante transformação e quem não acompanha o ritmo acelerado das mudanças corre o risco de ficar para trás....

Como priorizar o cliente na minha estratégia de crescimento?

Quem acompanha o Negócio de Sucesso, provavelmente, já leu em algum artigo a frase "o cliente é rei". E não é à...

Perfil empreendedor? Confira os diferentes tipos e descubra o seu

No ano passado, o Brasil bateu o recorde no cadastro de novos empreendedores. Segundo dados do Sebrae, foram 2,6 milhões de registros...

Descubra quando o frete grátis vale a pena no seu e-commerce

As vendas online estão em alta. De 2019 para 2020, os negócios digitais registraram um aumento de 185%, levando o setor a...