Você conhece a jornada de compra do seu cliente?

Se a sua resposta para a pergunta do título for negativa, calma que vamos te dar um passo a passo para você conseguir ter bem clara essa questão. A jornada de compra nada mais é que o caminho que o seu cliente percorre para adquirir o seu produto. 

Então, vamos a alguns exemplos.

Imagina que alguém te abordou na rua oferecendo um produto ou serviço do qual você nunca ouviu falar, não sabe para que serve, como funciona ou qual dor resolve.A pessoa simplesmente chegou estendendo a maquininha de cartão para você comprar. Você compraria?

Provavelmente, não. 

Mas e se, um dia você passa na rua e a pessoa faz uma demonstração do produto. No outro, ela te conta sobre as pessoas que já usaram esse produto e estão satisfeitas. Depois, o vendedor te explica como aquele produto pode melhorar a sua vida e, finalmente, te convida a finalizar a compra.

As chances de você adquirir o produto nessas circunstâncias são bem maiores, certo?  

Isso é a jornada de compra, que nada mais é que todas as etapas que você avança até tomar a decisão final. 

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Conheça as 4 etapas da jornada de compra 

E sabe por que é tão importante conhecer a jornada de compra do seu cliente? Porque você consegue entender em qual estágio comercial o seu consumidor está e, dessa forma, fazer a abordagem (ou a oferta) mais adequada para aquele momento. Isso é fundamental para a sua estratégia de marketing. 

Então vamos entender as etapas? Para exemplificar direitinho vamos usar uma escola de inglês como o negócio em questão, ok?

1) Aprendizado/ Descoberta 

O cliente ainda não sabe que tem um problema que você pode resolver ou uma necessidade que a sua empresa é capaz de resolver. Agora é o momento de produzir um conteúdo informativo, mas sem a obrigação de citar o seu produto. Nesse caso, um conteúdo interessante seria: 5 razões para começar a aprender inglês imediatamente. 

2) Reconhecimento

A pessoa já reconheceu o problema e precisa entender melhor o que você pode fazer para ajudá-la. Aqui você pode falar sobre como as pessoas que têm um segundo idioma saem na frente no mercado de trabalho. Você pode encontrar estatísticas sobre isso e compartilhar com os seus clientes. 

3) Consideração 

Você já mostrou para a pessoa que ela tem um problema, ela se identificou com isso, busca uma solução e vai começar a considerar o que você tem a oferecer. Aqui a pessoa já conhece o seu produto, então você já pode entrar no âmbito das vantagens quer você oferece (porque aqui ela também já está pesquisando e de olho na concorrência também. É o momento de falar sobre o seu método de ensino, mostrar alguns cases de sucesso, depoimentos de pessoas que já estudaram na escola etc. 

4) Decisão 

Finalmente o cliente decidiu que quer adquirir o produto que você tem a oferecer. É a hora de “partir para o ataque”. Vale oferecer descontos ou período gratuito de teste. É neste momento que você vai finalizar a compra. 

Vale lembrar que a transição por essas etapas deve acontecer da forma mais gentil possível com o seu cliente. Nada de forçar a barra ou querer acelerar os processos. 

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