O phishing é uma das táticas usadas por fraudadores para tentar capturar dados confidenciais, como senhas, documentos e outros.
Os fraudadores enviam ao usuário um e-mail ou SMS com mensagens utilizando pretextos como atualização de dados, por exemplo.
Quando o usuário clica no link, é automaticamente direcionado para um site falso, semelhante ao oficial, onde são solicitadas suas senhas do internet banking para uso em fraudes.
Pensando em evitar que você seja vítima de phishing, separamos 7 dicas para colocar em prática desde já:
1. Desconfie de mensagens mesmo que pareçam convincentes
Seja cético com mensagens inesperadas que solicitam informações pessoais ou financeiras, especialmente se elas parecerem urgentes ou ameaçadoras. Lembre-se de que empresas legítimas geralmente não pedem informações confidenciais por e-mail ou mensagem de texto.
2. Use URLs e infraestrutura confiáveis e verificados para acessar gateways
Gateway é o sistema responsável por conectar e transferir os dados entre usuário e instituição financeira, de forma segura e rápida. Esse sistema é fundamental para que os e-commerces realizem vendas.
Sendo assim, examine quaisquer resultados em navegadores de pesquisa para garantir que o portal de login seja legítimo, evitando confirmação de dados em outros sites, como navegadores de pesquisa, por exemplo.
Leia mais: Sistema antifraude: o que é e como funciona?
3. Verifique cuidadosamente os remetentes de e-mails ou mensagens de texto
Mesmo que você receba mensagens de remetentes conhecidos e que já estabeleçam relacionamento (clientes, instituições, órgãos do governo, lojas, entre outros), certifique-se de que são legítimos antes de clicar em qualquer link ou responder a qualquer mensagem. Preste atenção à ortografia e gramática e verifique se os endereços de e-mail são corretos.
4. Não clique em links suspeitos ou faça download de arquivos de fontes não confiáveis
Se você não tiver certeza se o link recebido é legítimo, digite manualmente o endereço do site na barra de endereço do seu navegador. Assim você consegue identificar qualquer falha no endereço ou reconhecer fontes não confiáveis, evitando ser vítima de phishing.
5. Mantenha o seu software antivírus e de segurança atualizado
Além disso, execute regularmente uma varredura completa em seu computador ou dispositivo móvel.
6. Use senhas fortes e exclusivas para cada conta
Normalmente, quando precisamos criar uma senha, o próprio site informa a força que ela possui. Opte sempre por senhas fortes compostas por letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos e não as compartilhe com ninguém.
Lembre-se sempre de manter seus olhos abertos e tomar medidas preventivas para garantir que suas informações pessoais e financeiras sejam seguras e protegidas. E claro, conte com a tecnologia da Getnet para se manter atualizado sobre os assuntos que impactam o seu Negócio de Sucesso.
Você também pode contratar nossas soluções de pagamento pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).