5 Estratégias de Marketing Digital para vender mais na Black Friday

5 Estratégias de Marketing Digital para vender mais na Black Friday

Como já falamos por aqui, a Black Friday está chegando e esse é um momento fundamental para se preparar.

Dentre várias estratégias que precisam entrar no seu planejamento de vendas, apostar no Marketing Digital é uma das mais importantes.

Desde 2010, a Black Friday vem demostrando sucesso pelo Brasil, não só em estabelecimentos físicos, mas no ambiente online também. Inclusive, foi na internet que esse movimento começou por aqui!

Por isso, essa temporada não pode passar em branco nas redes sociais e lojas virtuais para qualquer modelo de comércio, não é mesmo?

Pensando em ajudar o seu negócio a garantir ainda mais presença na Black Friday, separamos 5 estratégias de marketing digital para esse período. Confira!

1.  Loja virtual

Para empreendedores que possuem uma loja virtual, essa data é o momento de fazê-la brilhar!

E quando o assunto é comércio online, as estratégias que mais se destacam são SEO e Google Ads.

A sigla SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca) e tem a intenção de facilitar que sua página ou site apareça nos resultados de pesquisas, utilizando um conjunto de técnicas de organização textual.

Nesse caso, aposte em conteúdos ou frases estratégicas, usando palavras chaves que pertencem ao seu nicho.

Por exemplo: se você tem uma loja de roupas femininas, inclua essa frase em títulos, posts e demais textos da sua loja, como “loja de roupas femininas no Rio de Janeiro” ou “promoção Black Friday roupas femininas”.

Isso auxilia os mecanismos de busca a incluir a sua loja em resultados mais facilmente.

Já o Google Ads é a plataforma de publicidade do Google para campanhas pagas, entregando seu conteúdo para o público-alvo.

Por ser uma plataforma de CPC (custo por clique), não é gratuito, mas ajuda a posicionar os anúncios da sua loja em potenciais clientes, sendo assim uma ótima ferramenta para esse período.

Ser encontrado com facilidade é um dos pontos primordiais para realizar bons leads!

2.  E-mail marketing

Sem muitos segredos, o e-mail marketing é o disparo de publicidades por meio de e-mails automáticos.

A Newsletter (ou boletim de notícias, em tradução livre), é uma das técnicas mais usadas. Embora seja mais comum receber conteúdos informativos por ela, ainda é um meio de alcance e contato com o público de forma recorrente.

Durante a Black Friday, os consumidores estarão mais dispostas a receber informações sobre serviços e produtos, portanto, use essa estratégia de disparo para mostrar quais descontos vai oferecer, produtos com maiores vantagens e muito mais. Fique atento!

3.  Redes Sociais

Claro, as redes sociais! Seria impossível falar de marketing digital sem tocar nesse ponto.

Segundo estudos recentes da Social Media Trends, mostrou que 118 milhões de usuários possuem redes sociais no Brasil. Além disso, 96,2% das empresas também possuem pelo menos um perfil.

Dessa forma, marcar presença nas redes é fundamental para o seu negócio, tanto na Black Friday, quanto em outras datas.

Faça o uso de hashtags, aposte em uma identidade visual de acordo com o tema e crie postagens periódicas sobre o que a sua marca vai fazer nessa Black Friday que está por vir.

Leia mais: Como bombar suas vendas nas redes sociais durante a Black Friday

4.  Post Patrocinado

Dentro das redes sociais (principalmente Facebook e Instagram), também existe a opção de alcance, mediante pagamento.

Carregando algumas semelhanças com a plataforma Ads, os posts patrocinados podem gerar ótimos resultados e agregar uma forte interação ao seu perfil, se feitos da maneira correta.

Em datas como a do evento em questão, alcançar seu público-alvo com artes indicando uma bela promoção seria de grande ajuda para seu negócio!

5.  Aumente seu número de leads

Uma das principais ações da Black Friday é aproveitar o período para coletar informações sobre seus clientes em potencial, garantindo dados importantes para próximas estratégias de vendas.

Por isso, inclua em sua loja virtual, formulários, botões de cadastro para disparo de e-mails, pesquisas de satisfação e demais formas de inclusão de dados para conhecer melhor a jornada de compras de seus consumidores.

Nas redes sociais, também é possível realizar pesquisas rápidas, mas muito poderosas por meio de enquetes e quiz.

Comece imediatamente na coleta de informações e cadastros e foque nessa listagem de clientes para enviar conteúdos e descontos até a Black Friday chegar. Com certeza, alguém vai ficar interessado no que o seu negócio pode oferecer nesse período.

É válido nesse período, estudar mais sobre cada estratégia e aplicar na sua estratégia. Tire um tempo do seu dia para cursos gratuitos, análise das suas redes sociais, melhoria de SEO do seu site e esteja cada vez mais preparado para o evento de consumo mais esperado do ano!

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