Se você já fez uma compra por impulso e depois ficou se perguntando o motivo de ter tomado essa decisão, muito provavelmente um ou mais gatilhos mentais foram ativados.
Essa ferramenta de persuasão é altamente poderosa e pode fazer toda a diferença para os resultados do seu negócio. Por esse motivo, é fundamental aprender como usá-la.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, você vai entender o que são gatilhos mentais e conferir alguns exemplos de como funcionam. Acompanhe a leitura!
O que são gatilhos mentais?
Basicamente, gatilhos mentais são tomadas de decisões inconscientes. Em outras palavras, é como se o cérebro automatizasse algumas ações a fim de economizar energia para escolhas mais complexas, evitando o esgotamento mental.
Desde que acordamos, estamos fazendo escolhas. Ignorar o despertador ou levantar da cama? No café da manhã, comer pão ou tomar uma vitamina? Porém, a maioria das decisões diárias são imperceptíveis.
Ainda assim, o excesso de escolhas pode ocasionar uma fadiga de decisão, pois temos um estoque limitado de resoluções. Portanto, o cérebro poupa você e toma decisões por si só, sem atingir seu consciente.
Gatilhos mentais em vendas e marketing
As áreas de vendas e marketing usam gatilhos mentais como técnicas de persuasão. O gatilho de exclusividade é um deles, afinal, quem não se sente especial ao ter acesso a um produto ou serviço exclusivo?
A sensação é semelhante ao receber um elogio da professora, quando criança, na frente de todos os seus colegas. O elogio é só seu e desperta uma sensação tão boa que faz com que, inconscientemente, você se dedique ainda mais aos estudos.
Logo, esse sentimento de exclusividade é um poderoso gatilho mental, explorado pelas empresas em suas estratégias, que visam despertar decisões de compra.
3 gatilhos mentais para vender mais
Existem inúmeros gatilhos mentais que contribuem para aumentar suas vendas. Selecionamos três entre os principais. Confira!
1. Escassez
A escassez é um dos gatilhos mais populares em vendas e marketing. Quando as pessoas se dão conta de que algo está se esgotando, elas tendem a correr para não ficar sem.
E o interessante é que isso está diretamente relacionado ao instinto de sobrevivência humana — temos a necessidade de garantir itens básicos “para sobreviver”, antes que acabem.
Veja alguns exemplos de gatilho mental da escassez:
- “Vagas limitadas”
- “Corra, últimas unidades!”
- “Restam apenas 3 itens em estoque”
- “Só temos mais 1 item disponível por este valor!”
- “Os 10 primeiros pedidos ganham um brinde especial”
- “50% de desconto somente para os 5 primeiros compradores”
2. Urgência
A urgência é um gatilho bem próximo à escassez, porque também está relacionado à sensação de “preciso agir rápido, está acabando!”. Entretanto, a urgência está ligada ao tempo, ou seja, é preciso aproveitar a oferta antes que o prazo acabe.
Veja alguns exemplos de gatilho mental da urgência:
- “Não perca!”
- “É só até amanhã”
- Relógio fazendo contagem regressiva
3. Exclusividade
Como mencionamos, o gatilho mental da exclusividade tem a ver com ter acesso exclusivo a algo ou alguém e, por esse motivo, se sentir privilegiado
- Lista VIP
- Acesso a locais exclusivos
- Cupom de desconto exclusivo
Agora que você já sabe o que são gatilhos mentais e conhece alguns exemplos, implemente essa estratégia em seu negócio e aumente suas vendas!
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