Aprenda a usar gatilhos mentais poderosos para vender mais

Se você já fez uma compra por impulso e depois ficou se perguntando o motivo de ter tomado essa decisão, muito provavelmente um ou mais gatilhos mentais foram ativados.

Essa ferramenta de persuasão é altamente poderosa e pode fazer toda a diferença para os resultados do seu negócio. Por esse motivo, é fundamental aprender como usá-la.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, você vai entender o que são gatilhos mentais e conferir alguns exemplos de como funcionam. Acompanhe a leitura!

O que são gatilhos mentais?

Basicamente, gatilhos mentais são tomadas de decisões inconscientes. Em outras palavras, é como se o cérebro automatizasse algumas ações a fim de economizar energia para escolhas mais complexas, evitando o esgotamento mental.

Desde que acordamos, estamos fazendo escolhas. Ignorar o despertador ou levantar da cama? No café da manhã, comer pão ou tomar uma vitamina? Porém, a maioria das decisões diárias são imperceptíveis. 

Ainda assim, o excesso de escolhas pode ocasionar uma fadiga de decisão, pois temos um estoque limitado de resoluções. Portanto, o cérebro poupa você e toma decisões por si só, sem atingir seu consciente.

Gatilhos mentais em vendas e marketing

As áreas de vendas e marketing usam gatilhos mentais como técnicas de persuasão. O gatilho de exclusividade é um deles, afinal, quem não se sente especial ao ter acesso a um produto ou serviço exclusivo?

A sensação é semelhante ao receber um elogio da professora, quando criança, na frente de todos os seus colegas. O elogio é só seu e desperta uma sensação tão boa que faz com que, inconscientemente, você se dedique ainda mais aos estudos. 

Logo, esse sentimento de exclusividade é um poderoso gatilho mental, explorado pelas empresas em suas estratégias, que visam despertar decisões de compra.

3 gatilhos mentais para vender mais 

Existem inúmeros gatilhos mentais que contribuem para aumentar suas vendas. Selecionamos três entre os principais. Confira!

1. Escassez

A escassez é um dos gatilhos mais populares em vendas e marketing. Quando as pessoas se dão conta de que algo está se esgotando, elas tendem a correr para não ficar sem.

E o interessante é que isso está diretamente relacionado ao instinto de sobrevivência humana — temos a necessidade de garantir itens básicos “para sobreviver”, antes que acabem.

Veja alguns exemplos de gatilho mental da escassez:

  • “Vagas limitadas”
  • “Corra, últimas unidades!”
  • “Restam apenas 3 itens em estoque”
  • “Só temos mais 1 item disponível por este valor!”
  • “Os 10 primeiros pedidos ganham um brinde especial”
  • “50% de desconto somente para os 5 primeiros compradores”

2. Urgência

A urgência é um gatilho bem próximo à escassez, porque também está relacionado à sensação de “preciso agir rápido, está acabando!”. Entretanto, a urgência está ligada ao tempo, ou seja, é preciso aproveitar a oferta antes que o prazo acabe.

Veja alguns exemplos de gatilho mental da urgência:

  • “Não perca!”
  • “É só até amanhã”
  • Relógio fazendo contagem regressiva

3. Exclusividade

Como mencionamos, o gatilho mental da exclusividade tem a ver com ter acesso exclusivo a algo ou alguém e, por esse motivo, se sentir privilegiado

  • Lista VIP
  • Acesso a locais exclusivos
  • Cupom de desconto exclusivo

Agora que você já sabe o que são gatilhos mentais e conhece alguns exemplos, implemente essa estratégia em seu negócio e aumente suas vendas!

Conte sempre com o Negócio de Sucesso para obter informações sobre o mercado e dicas de como administrar seu negócio.

Você pode contratar as nossas soluções de pagamento pelo site, por meio das agências Santander ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).

Artigos relacionados

Artigos recentes