Venda mais usando e-mail marketing

Você já incluiu o e-mail marketing na sua estratégia de vendas? Se ainda não fez isso, saiba que já passou da hora de começar. Muitos empreendedores ainda não acordaram para o poder de conversão dessa ferramenta. Mas vou te falar uma coisa, funciona viu?

E como por aqui a gente não gosta de deixar questões importantes apenas na teoria, vamos apresentar alguns dados que confirmam a força do e-mail marketing.

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Segundo pesquisa feita pela Exact Target, empresa especializada em marketing digital, 68% dos marqueteiros afirmam que o e-mail é muito importante para os negócios. Além disso: 

  • 47% dos profissionais da área acreditam que a ferramenta aumenta as vendas.
  • 42% acreditam que a prática de e-mail marketing tem impacto direto nas vendas. 

De acordo com o levantamento feito pela consultoria Convince and Convert, o e-mail marketing tende a aumentar as vendas em 138%. A pesquisa também apurou que 44% dos americanos realizaram, pelo menos, uma compra após receber um e-mail promocional.

Pronto, já não resta mais nenhuma dúvida sobre a importância do e-mail marketing, certo? Agora vamos para o passo a passo para você aprender a colocar a mão na massa e incluir essa maravilha na sua estratégia de vendas.

3 dicas para aumentar suas vendas com e-mail marketing

Mais de 90% dos usuários de internet possuem um e-mail e o acessam com bastante frequência, por isso você pode (e deve) usar esse canal para divulgar seus produtos ou serviços. Mas como fazer isso sem incomodar o cliente ou parecer invasivo? Fique de olho nas nossas dicas: 

1) Crie a sua própria lista de e-mail
Talvez essa seja a dica mais importante, porque realmente não existe estratégia bem-sucedida de e-mail marketing sem uma boa base de contatos. Você vai encontrar na internet pessoas que vendem listas prontas, recheadas com muitos contatos, mas não caia nessa tentação. Ou melhor, corre porque é cilada, Bino! Você não quer sair por aí mandando e-mail a torto e a direito, com pouca abertura (afinal, a pessoa que vai receber a sua mensagem nunca teve nenhum contato com a sua empresa e não sabe nem do que se trata) e ser classificado pelos servidores de e-mail como spam, né? Aí não tem mais volta, se você sujar a sua reputação mesmo quando você já tiver a sua lista própria bonitinha, os seus clientes não vão receber a sua mensagem na caixa principal e isso vai derrubar a possibilidade de abertura. Portanto, tá tudo bem começar com uma base de contatos pequena, desde que ela seja qualificada.

2) Faça um cronograma de disparo de e-mails baseado no seu funil de vendas
É claro que o objetivo final de toda estratégia de e-mail marketing é vender, mas você não vai conseguir fazer isso se não levar o seu cliente em consideração. É preciso encontrar a linguagem ideal para conversar com ele e enviar conteúdos úteis e personalizados, que solucionem mesmo as suas dores. Você já se perguntou por que é imprescindível na vida do seu cliente ou por que ele deve fazer negócio com a sua empresa e não com os seus concorrentes? A resposta para essas perguntas deve guiar toda a sua comunicação. Mas voltando ao disparo de e-mails…quando você cria um cronograma de e-mail marketing, você consegue ir nutrindo o cliente com conteúdos específicos aos poucos até que ele esteja pronto para ser convertido. Uma linha de raciocínio possível é:

  • começar com uma abordagem superficial, talvez contando alguma curiosidade sobre o seu negócio;
  • depois apresentar os benefícios de determinado produto ou serviço;
  • oferecer um cupom de desconto para compra nas próximas 24 horas, por exemplo.

Isso é só uma sugestão, você melhor do que ninguém conhece o seu cliente e sabe como lidar com ele.

3) Faça um bom gerenciamento de e-mails
O seu trabalho não acaba com o disparo do e-mail. Aliás, isso é apenas o começo. É importante verificar a taxa de abertura para entender o que funciona e o que você deve evitar nos próximos e-mails. Você pode fazer testes AB, por exemplo, com títulos diferentes para verificar a melhor linguagem para o seu público. O ideal é usar uma ferramennta de automação de e-mail marketing para que a sua estratégia tenha maiores chances de sucesso. Algumas são pagas, mas o investimento vale a pena. Dá uma olhada no RD Station, Lead Lovers ou Mailchimp.

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