O poder da negociação: saber dialogar com fornecedores pode salvar seu negócio

Cidades e estados, de norte a sul do Brasil, estão adotando novas medidas de distanciamento social para barrar o avanço da pandemia do coronavírus. O fechamento do comércio de atividades não essenciais atinge praticamente todos os pequenos empreendedores. Mas não é hora de se desesperar. O momento é de respirar fundo e recalcular a rota. Agora é a hora de pegar na mão dos seus parceiros e estreitar os laços. Uma das questões que mais tira o sono dos proprietários de pequenos negócios é a dúvida sobre como negociar as dívidas com os fornecedores. Mas você domina a arte da negociação?

LEIA MAIS: Antecipar vendas e evitar dívidas: saiba como

A negociação de dívida com os fornecedores é uma ótima alternativa para quem não quer recorrer a financiamentos bancários, instituições de microcrédito ou solicitar ajuda de amigos e parentes. Por isso, preparamos um guia básico para você aprender a dialogar com seus parceiros e poder dormir um pouco mais tranquilo.

Para saber mais sobre negociação de dívidas, veja abaixo a palestra do Sebrae sobre o tema:

5 dicas para negociar suas dívidas com os fornecedores

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, os microempreendedores têm fugido da aquisição de empréstimos para manter as suas operações em dia.

Por isso, embora 89% dos entrevistados tenham relatado queda no faturamento, somente 38% deles recorreram a financiamentos bancários após o início da pandemia do coronavírus. A negociação de dívida com os fornecedores aparece como opção para 16% dos entrevistados.

Se você faz parte desse time que acredita que essa é a saída mais viável e que apresenta menos riscos para o seu negócio, saiba como conduzir essa negociação.

  1. Fortaleça os laços
    Se colocar no lugar do outro é a melhor maneira de conduzir uma conversa. Empatia é sempre bem-vinda em qualquer relação. Lembre-se que o seu fornecedor está enfrentando as mesmas dificuldades que você, por isso é importante manter um tom amistoso. Procure estreitar os laços e criar uma relação de confiança e credibilidade.
  2. Conheça o mercado 
    Fica mais fácil negociar uma dívida quando você conhece os preços praticados por outros fornecedores e tem argumentos para barganhar condições melhores.
  3. Programe-se 
    Quando você precisa puxar o freio de mão, é importante separar o que é primordial do que você pode abrir mão. Isso vai te dar um panorama mais amplo das áreas onde você pode baixar a guarda e onde precisa ser mais firme. Quanto mais firmeza e conhecimento do seu negócio você mostrar no momento da negociação, mais credibilidade vai passar para o seu fornecedor.
  4. Nunca aceite a primeira oferta 
    Essa dica parece até meio óbvia, mas o importante aqui é ressaltar que – além de não aceitar a primeira oferta – o ideal é já ter uma contraoferta em mente.
  5. Enumere as vantagens de fazer negócios com você
    Se o fornecer estiver irredutível na sua oferta, tente enumerar as vantagens de continuar tendo você como cliente. Você pode citar, por exemplo, a quantidade de negócios que vocês podem fazer juntos, a possibilidade de uma parceria a longo prazo etc.

A Getnet apoia o pequeno empreendedor e, nesse momento de incertezas, queremos ser a voz que conforta e diz que vai ficar tudo bem. Mas não é só da boca pra fora: o nosso objetivo é trazer ideias práticas e sugestões para você reinventar o seu negócio. Juntos somos mais fortes! Juntos vamos vencer o coronavírus!

Você pode contratar as nossas soluções de pagamento pelo site ou pela Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).

LEIA MAIS: O que é inadimplência e como isso pode afetar o seu negócio?

Artigos relacionados

Conheça o Programa Avançar. Ele vai mudar sua visão de negócio

Estar bem informado sobre o seu setor de atuação é com certeza um dos fatores que contribuem para o sucesso de um...

As informações fundamentais para você conhecer o cliente

Abrir uma empresa é o sonho de muita gente. Porém, te lembramos que é impossível ter sucesso sem conhecer o cliente do...

3 vantagens de ter um POS Digital

Que a maquininha digital de cartão é sinônimo de praticidade e facilidades no dia a dia do seu negócio, todo mundo já...

4 dicas de segurança para seu e-commerce: veja como é fácil se proteger

A sua loja online também precisa de segurança para evitar fraudes. Principalmente, porque muitos dos donos desses negócios são novos no mundo...

Pix: Conheça as principais vantagens

Os pagamentos via Pix estarão disponíveis no Brasil em novembro de 2020. Trata-se de uma nova forma de pagar e receber por...

Superar: 3 empreendedores vão te inspirar a se reinventar na pandemia

Vivemos um longo ano desde o início da pandemia de covid-19. Aprendemos a lidar com o medo de um vírus pouco conhecido,...

Artigos recentes

Saiba como fazer a gestão de fluxo de caixa da sua empresa

Sabemos que ter o controle da sua empresa é uma tarefa importante e um grande desafio para quem cuida das finanças do...

4 livros sobre empreendedorismo que você deve ter na cabeceira da sua cama

No universo do empreendedorismo conhecimento vale ouro. Pode até ser que algumas pessoas já venham com algumas habilidades "originais de fábrica", mas...

Saiba como apoiar o pequeno empreendedor no Dia das Mães

Não tem como negar, o Dia das Mães é uma data que causa um verdadeiro alvoroço no consumo varejista. No ano passado,...

Imposto de renda MEI: 4 erros que você não pode cometer

Se você acompanha o nosso blog, já deve saber que fizemos um artigo bem completo sobre Declaração de Imposto de Renda MEI....