Dia mundial do consumidor: o que é, como surgiu e dicas para aproveitar essa data

Dia mundial do consumidor: o que é, como surgiu e dicas para aproveitar essa data

O Dia Mundial do Consumidor é celebrado anualmente no dia 15 de março.

Essa foi a data que o então presidente dos EUA, John Kennedy, discursou em 1962, defendendo que todo consumidor tem direito à informação, à segurança, à escolha legítima e ao direito de ser ouvido.

Aqui no Brasil, o Dia do Consumidor tem um significado ainda mais especial, já que numa data próxima, 11 de março de 1991, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) entrou em vigor. O nosso CDC é considerado uma das mais avançadas legislações sobre o assunto no mundo.

A data é enfatizada para conscientizar os consumidores sobre seus direitos e estimular nossas empresas a oferecer produtos e serviços de qualidade.

Para estabelecimentos comerciais, pode ser uma oportunidade de aumentar as vendas e fidelizar clientes. É sempre bom lembrar que toda data comemorativa deve ser aproveitada pelo comércio.

No caso, o Dia Mundial do Consumidor é uma maneira de motivar todas as áreas a aumentarem seu número de vendas e carteira de clientes.

Por isso, de antemão, traremos dicas de vendas para o Dia Mundial do Consumidor que podem ser aplicadas em diferentes modelos de negócios.

1.  Ofereça promoções exclusivas

Uma das melhores formas de incentivar os clientes a comprar é oferecendo promoções exclusivas. Use essa semana para divulgar ofertas, garantindo que seus consumidores saibam que terão a oportunidade de adquirir produtos ou serviços por um preço mais baixo, por exemplo.

Mas lembre-se: é importante que as promoções sejam realmente vantajosas para o cliente, caso contrário, elas podem ter o efeito contrário e gerar insatisfação.

Considere estratégias de divulgação da promoção, seja pelas redes sociais ou panfletagem.

2.  Personalize o atendimento

Oferecer um atendimento personalizado é fundamental para fidelizar os clientes. No Dia do Consumidor, você pode treinar sua equipe para identificar as necessidades e preferências de cada cliente, e assim, oferecer soluções que atendam suas expectativas.

A personalização do atendimento pode ser feita desde a saudação até o pós-venda.

Uma boa forma de controlar isso é solicitando feedback dos clientes após o atendimento.

3.  Utilize as redes sociais

As redes sociais são poderosas para atrair clientes e aumentar as vendas. No Dia Mundial do Consumidor, é importante divulgar as promoções e os benefícios que os clientes terão ao comprar em seu estabelecimento.

Além disso, você pode utilizá-las para mostrar que sua empresa valoriza o consumidor, respondendo comentários e mensagens com agilidade e cordialidade.

4.  Ofereça brindes e amostras grátis

Brindes e amostras grátis são uma forma de criar um senso de reciprocidade com o cliente, que se sentirá motivado a comprar mais em seu estabelecimento. Esses itens podem ser oferecidos como cortesia ou em troca de uma ação específica, como o preenchimento de um formulário de cadastro.

Agradar o cliente com pequenos detalhes pode parecer desnecessário, mas é uma ótima forma de fidelizar aquela pessoa em troca de benefícios.

5.  Meios de pagamento

Claro que oferecer diversos meios de pagamento faz parte do leque de qualidade que sua empresa oferece ao consumidor.

Nesse Dia do Consumidor, avalie se a sua empresa está equipada com as melhores opções nesse quesito, como ter disponibilidade de pagamento por link, pix, cartões de diferentes bandeiras, dinheiro, crediário e demais formas de parcelamento.

Garanta que seus equipamentos de recebimento estejam funcionando corretamente, como conexão rápida com a internet, bobinas sempre carregadas (em casos de máquinas com essa especificação), agilidade no recebimento, prevenção de fraudes e muito mais.

Avalie as melhorias que seu negócio necessita, seja em atendimento, produtos ou serviços, e não perca a chance de alavancar suas vendas com uma data tão importante para o setor comercial no Brasil e no mundo inteiro. E conte conosco para se manter por dentro das informações e datas importantes que cercam o seu Negócio de Sucesso! Você também pode contratar nossas soluções de pagamento pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).

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