11 dicas de como utilizar o Instagram para divulgar a sua marca (e vender mais!)

O Instagram é uma rede social de fotos e vídeos que está chegando na casa do bilhão de usuários ativos todos os meses. E adivinha qual o segundo país do mundo com mais contas ativas? Isso mesmo, o Brasil. Por isso, aprender a explorar o Instagram para vendas é muito importante para divulgar a sua marca.

Quer saber mais sobre como vender pelo Instagram?

Já falamos diversas vezes sobre como promover a sua marca no Facebook. Agora, confira as dicas a seguir para entender melhor como usar o Instagram para que a sua loja vire queridinha entre os usuários.

Antes de partir para a ação é importante entender o comportamento do usuário nessa rede. Veja alguns dados levantamentos pela Opinion Box:

  • O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos.7
  • O número de pessoas que entram no Instagram pelo menos uma vez por dia, subiu de 84% para 92%.
  • Entre essas pessoas, 53% entra várias vezes por dia. E mais, a proporção de usuários que mantém o aplicativo aberto o dia todo dobrou de 11% para 22%.
  • O uso da ferramenta durante a pandemia aumentou bastante durante a pandemia. Hoje, 73% dos entrevistados revelam que passaram a ser mais ativos na rede nos últimos anos. 

Agora, vamos aproveitar que você está no espírito de se profissionalizar e bombar o seu Instagram e deixar alguns vídeos do Sebrae com dicas incríveis: 


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Se você está partindo do zero, veja no vídeo abaixo as dicas do João para criar seu negócio na internet:

Como usar o Instagram para vendas e negócios

A primeira pergunta que você tem que se fazer antes de criar um perfil para a sua marca é: faz sentido estar no Instagram? Se você tem produtos que são realmente visuais (como roupas, objetos de decoração, acessórios, artesanatos, alimentos, bebidas, etc.), a resposta é definitivamente sim.

Vale lembrar que você também precisa pensar na sua persona (já falamos aqui sobre como criar uma). Esse deve ser o direcional para os conteúdos que você irá publicar.

Se você estiver confiante de que faz sentido publicar o seu negócio no Instagram, hora de fazer um perfil por lá!

E aqui vai a primeira dica:

Se você tem uma URL personalizada no Facebook, tente registrar exatamente o mesmo nome de usuário no Instagram e utilize a mesma logo para facilitar a comunicação entre as duas plataformas.

Afinal, o usuário que está no Instagram pode também estar no Facebook. Portanto quanto mais próxima a identidade, melhor a visibilidade da sua marca para público.

Além disso, não se esqueça de vincular o seu Facebook à conta do Instagram. Basta ir na fanpage da sua marca, clicar em Configurações e em seguida Anúncios de Instagram.

Você então precisará adicionar a nova conta criada inserindo o nome de usuário e senha:

Sincronizando ambas as redes sociais, quando você impulsionar um post do Facebook visando gerar tráfego em sua loja, será possível exibir o anúncio opcionalmente no Instagram. Esta estratégia é poderosíssima em artigos que geram compras por impulso, por exemplo.

Na descrição do seu perfil do Instagram, seja bem direto a respeito de quem você é e o que você faz. Se você é uma marca de moda, esclareça que naquele canal as pessoas vão poder conferir novidades do mundo da moda. Se você é uma marca de itens de decoração, avise que ali as pessoas vão encontrar boas referências sobre o assunto. Ser sincero sobre o conteúdo publicado é a melhor prática para criar laços de confiança.

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O que postar no Instagram da sua marca

1. Fotos

O Instagram é uma rede social inicialmente criada para fotos. E fotos bem-feitas! Diferente de outras redes sociais, o que mais chama atenção aqui são imagens com alto apelo visual. Mesmo que os produtos da sua loja sejam muito legais (e nós temos certeza de que eles realmente são), evite só postar isso no seu perfil.

A persona é fundamental para que você pense no conteúdo que será publicado. Leve em consideração o que ela gostaria de saber e acompanhar. Entre de cabeça no estilo de vida da pessoa e venda uma percepção de marca, não apenas produtos.

Se a sua loja é de produtos de decoração, por exemplo, procure imagens de ambientes inspiracionais, referências de casas famosas, imagens que tragam paletas de cores diferentes, sempre focando no estilo de vida das pessoas cujo o seu produto se encaixa. Lembre-se que, apesar desse ser também um espaço comercial, os usuários estão procurando um espaço de entretenimento e consumo de conteúdo relevante para eles. Pode parecer que não, mas isso pode ajudar e muito a vender pelo Instagram.

Além disso, capriche no enquadramento das fotos e use aplicativos de edição de imagens legais. Alguns aplicativos interessantes são o VSCOPicFrame e InstaBox.

2. Textos

Apesar de as fotos serem importantes, dê uma atenção especial para o texto das suas publicações. Traga sempre legendas criativas, que não sejam muito longas e com hashtags (vamos falar mais delas daqui a pouquinho).

3. Vídeos

Fazer pequenos vídeos, de até 60 segundos, pode ser uma ótima maneira de engajar seu público e demonstrar um produto. Esse tipo de conteúdo tem uma receptividade muito boa nessa rede social e prende a atenção dos usuários.

Uma ferramenta muito divertida e que pode te ajudar no engajamento é o Boomerang que permite a criação de curtas repetições.

Como gerenciar o Instagram mais facilmente?

Nós sabemos como pode ser difícil gerenciar sua conta do Instagram somente pelo celular. Tudo é mais demorado que no Facebook, não é mesmo? Mas saiba que existem diversas soluções online que são sensacionais:

Crowdfire: neste serviço gratuito, você pode agendar publicações pelo computador. Ao instalar o app do Crowdfire no celular, tudo que for agendado vai notificar você na hora certa para só enviar ao Instagram o que você programou no computador. Além disso, ele tem um sistema inteligente que verifica o melhor horário do seu público. Altamente recomendado.

Later: neste serviço você pode criar um cronograma automático muito mais visual. Além disso, conta com ferramentas de coleta, busca e aprovação. Também é uma excelente escolha!

Sproutsocial: focado principalmente em marcas maiores, o Sproutsocial contém diversas ferramentas de análise, relatórios e personalização para quem precisa ter uma visão completa do seu negócio.

Hootsuite: o canivete-suíço das redes sociais. Embora seja repleto de recursos e por isso não seja tão intuitivo, se você quer organizar todas as suas redes sociais em uma única ferramenta, o Hootsuite é uma boa pedida.

Como tornar o perfil da sua marca mais relevante

Muitas marcas, principalmente quando estão começando a divulgar os produtos e serviços no Instagram, se preocupam muito com o número de seguidores. É claro que, quanto mais gente seguir o perfil da sua marca, mais gente irá acompanhar o conteúdo publicado. Porém, de nada adianta ter muitos seguidores e eles não serem qualificados – ou seja, não se interessarem pelo conteúdo que você publica e nem pelos produtos ou serviços que a sua marca oferece. Melhor ter uma base menor que cresce de uma forma saudável, que uma base mal qualificada.

Um bom número para você ter em mente é 10% de conversão. Isso mesmo, os melhores perfis do Instagram são aqueles que conseguem chegar mais próximo da regra dos 10%.

E o que são esses 10%?

Se você tem uma base de mil seguidores, o ideal é que cada foto ou vídeo publicado consiga chegar próxima de 100 curtidas (10%). É claro que este valor por si só já é dificíl de alcançar, mas quanto mais você perseguir ele como meta, mais saudável será a sua base de fãs.

Para conseguir seguidores no Instagram de uma forma que seja realmente efetiva, você vai ter que suar a sua camisa sem usar artifícios. Veja ações válidas para ir além disso:

1. Interaja com a sua persona

Não tem como pensar em estratégias de comunicação e em como vender pelo Instagram sem levar em conta a persona da sua marca. A partir do momento em que você tem bem claro quem é o seu público, você sabe onde o encontrar.

Procure as marcas e os outros perfis que a sua persona acompanha no aplicativo. Depois disso, interaja com esses potenciais consumidores. Você pode começar a curtir algumas das suas fotos, fazer alguns comentários no perfil da pessoa (mas sem exagero, por favor!) ou então começar a segui-la.

Lembre-se que não é somente de posts de conversão que sua base precisa. Utilize a estratégia da gangorra, intercalando posts que falem dos seus produtos com outros focados em engajamento para que as pessoas sintam empatia.

Se um seguidor interage de alguma forma com a sua foto, é mais provável que o algoritmo do Instagram mostre mais do seu conteúdo nas próximas semanas. Por isso, realizar posts de engajamento apenas com o intuito de movimentar a base é fundamental.

2. Use hashtags

A hashtag é uma das melhores amigas do bom estrategista no Instagram. Elas funcionam como hiperlinks na rede e, quando alguém clica nelas pelo Instagram, é “magicamente” transportado para uma tela que traz todas as imagens que receberam aquela determinada marcação/tema.

Ainda levando em consideração a sua persona, faça uma lista das coisas que ela provavelmente deve gostar e que tenham relação com a sua marca. Se você é uma marca de roupa de academia, então provavelmente a sua persona é alguém que gosta de assuntos relacionados a isso. Pesquise quais são as hashtags mais usadas por essas pessoas e coloque-as nas fotos que você publicar.

Alguns exemplos são: #academia #fitness #gym #gymlife (sim, quando o assunto é hashtags no Instagram, as pessoas também usam palavras em inglês).

Além de usar essas hashtags mais genéricas, é legal que você também crie alguma exclusiva para a sua marca. A marca de roupas carioca Farm (que inclusive é um bom benchmark para as lojas que querem ter ideias de ações para o Instagram) criou a #tonoadorofarm. Além de usar essa hashtag nas suas publicações, a marca incentiva que as consumidoras também a coloquem, o que gera uma publicidade gratuita para a Farm.

3. Publique conteúdo relevante

Publicar conteúdo interessante torna o perfil da sua marca muito mais atrativo e reforça que você entende do que está falando. Isso cria, aos poucos, uma imagem de referência no seu mercado.

Além disso, se você colocar conteúdos e imagens realmente interessantes, o seu Instagram vai começar a receber visitas de uma forma orgânica. Uma pessoa que segue a sua marca e que gosta muito do que você posta, certamente vai marcar os amigos em outra publicação. Eles, por sua vez, podem começar a te seguir, marcar novos amigos nas suas fotos, e assim por diante.

4. Invista em promoções no Instagram

Uma outra maneira de vender no Instagram é fazer ações promocionais no perfil da sua marca. Você pode fazer isso impulsionando produtos no Facebook e no Instagram.

A dica aqui é nunca colocar muito dinheiro de uma só vez. Comece devagar, com pouco, faça testes com formatos diferentes e acompanhe a conversão das suas publicações. Ao descobrir uma delas que esteja indo bem, então adicione mais dinheiro de investimento e também busque entender porque esta campanha se deu bem.

Será que era a foto? O texto? Ou mesmo o produto tinha mais a ver com a persona da sua base?

5. Não esqueça do contato pessoal

Essa dica não é necessariamente para conseguir novos seguidores, mas sim para manter os atuais (afinal, de que adianta um trabalhão para conseguir novas pessoas se as antigas vão embora, né?).

Sempre que alguém fizer qualquer tipo de pergunta no seu perfil, responda rápido. Isso vai passar uma ótima impressão para quem te acompanha, mostrando que a sua marca é ativa.

Além dessas ações, você pode divulgar o link do Instagram da sua marca de várias maneiras, como por exemplo:

  • Colocar ele na assinatura do seu e-mail profissional;
  • Compartilhar as fotos da conta do Instagram da sua loja em outras redes sociais e no seu blog;
  • Adicionar na etiqueta e demais materiais dos seus produtos o endereço dos canais da sua loja na internet;
  • Incentivar que os seus clientes tirem fotos usando os seus produtos e publiquem no aplicativo com a hashtag da sua marca.

Com que frequência postar no Instagram

No Instagram, não existe horário comercial. O perfil da sua loja não pode deixar de funcionar nos finais de semana, ou então depois do “expediente”. Lembre que quem te acompanha na rede social são pessoas, que trabalham, comem, dormem, etc. Procure pensar na rotina da sua persona e adeque os horários das publicações conforme o interesse delas e nos horários de pico em que elas estão no aplicativo.

Um estudo realizado pelo TrackMaven descobriu que as pessoas usam o Instagram com mais frequência nos finais de semana, principalmente das 13h às 18h. Nos dias de semana, o horário preferido da galera é das 17h às 18h. Mas mais importante que dados gerais, é entender o que funciona melhor para o seu público. Para isso, não existe formula mágica nem segredo: faça testes.

Você também tem que tomar certo cuidado para não saturar a sua base. Em serviços como o Crowdfire, já mencionado no post, utilize o serviço de rastrear os usuários da sua base para verificar em que momentos do dia eles estão online no Instagram. Esta é uma dica fundamental para alcançar os 10% de curtidas em cada publicação realizada.

Perfis para se inspirar

Você está morrendo de vontade de colocar o Instagram da sua loja no ar, mas precisa de referências? Então confira esses perfis de lojas que mandam muito bem na rede social.

Caninana Madeira

STAY UGLY

Pokt.it

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