Pós venda Black Friday: como fidelizar o seu cliente
Fidelizar o cliente no pós venda Black Friday, é uma ótima oportunidade para garantir vendas até o final do ano.
Passada a grande movimentação desse período, o próximo passo é preparar o seu estabelecimento para novos eventos, como o verão, comemoração esportiva, e, com as estratégias certas, trazer clientes que compraram com você na Black Friday, para as compras principais: o Natal.
Se você acompanhou nossos últimos conteúdos sobre a Black Friday, com certeza ofereceu ao seu cliente uma boa experiência de compras, certo? A memória positiva do cliente em relação a sua loja, é a base para esse processo.
Quer saber mais como aproveitar o sucesso e fidelizar os seus clientes na pós venda Black Friday? Descubra nas próximas 5 dicas do penúltimo artigo do Negócio de Sucesso sobre essa série:
1. Dar atenção ao pós-venda
A Black Friday está acabando, mas isso não significa que a atenção ao cliente vai embora junto com a data.
Aliás, esse é o momento ideal para encantar o seu consumidor demonstrando uma verdadeira consideração sobre a sua experiência de compra e recebimento do produto ou serviço. Você pode fazer isso de algumas formas:
- Mantenha seus canais de atendimento disponíveis e funcionando corretamente após a Black Friday;
- Peça feedbacks e depoimentos e responda todos com gentileza;
- Caso haja algum comentário negativo, tente compreender o ocorrido e solucionar o problema do cliente o mais breve possível;
- Crie uma hashtag nas redes sociais e incentive o seu cliente a postar fotos e vídeos com o seu produto. Reposte com mensagens de agradecimento, marcando o @ do seu cliente;
- Faça enquetes sobre os produtos e interaja pelo Instagram;
- Na função “amigos próximos” do Instagram, divulgue benefícios exclusivos para quem fechou uma venda com você: descontos em itens específicos, mimos, “leve dois, pague um”, etc.
- Crie uma pesquisa de satisfação e envie para sua base de clientes, colhendo dados que permitem melhorias ou manutenção do que foi excelente na sua Black Friday;
- Envie um e-mail mostrando outras formas de usar o produto, tutorial de funcionamento e se coloque à disposição caso fique alguma dúvida;
- Programa de fidelidade e acúmulo de pontos: ao atingir uma quantidade determinada de vendas, ofereça uma espécie de “premiação”, como um item de menor valor grátis;
- Se possível, ofereça brindes ou descontos para todos na próxima compra.
2. Disponibilize trocas
É comum que após a chegada do produto, exista a necessidade de troca ou devolução.
Criar uma política transparente sobre esse processo, é essencial para manter a confiança que o cliente tem sobre sua loja nesses casos.
Se isso acontecer não dificulte essa etapa e garanta que o seu estoque está preparado para eventuais situações.
Outro ponto importante: o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, permite que o cliente desista da compra no prazo de 7 dias após o recebimento, principalmente se foi realizada fora do ambiente comercial: por telefone, redes sociais, online ou a domicílio, por exemplo.
Portanto, saiba que o seu negócio deve estar preparado para atender esse tipo de demanda, se for necessário.
3. Reative o contato com clientes
Se Maomé não vai à montanha…
Brincadeiras à parte, caso o seu cliente não entre em contato para tirar dúvidas, fazer depoimentos ou comentários, o seu time pode fazer isso enviando um e-mail marketing ou até uma mensagem no WhatsApp para quem comprou com você na Black Friday.
Essa estratégia de comunicação é importante para informar novas ofertas, ajudar na renovação do seu estoque e convidar consumidores para voltar a fechar negócio com você.
Mantenha os envios semanalmente e não falhe! Assim, existem grandes chances de conversão para as vendas de Natal.
4. Venda produtos complementares
Que tal vender produtos que se complementam na Black Friday e em outras épocas, como o verão e o Natal? Isso mesmo.
Essa estratégia pode levar os mesmos clientes para a sua loja em dois momentos diferentes.
Por exemplo: se você vendeu uma roupa para academia, pode oferecer um kit de itens essenciais para ocasião, como garrafa de água, toalha de rosto e luvas usadas para usar nos equipamentos.
Pense em oferecer produtos relevantes e que realmente trazem valor à compra original do seu cliente.
5. Faça novas promoções
Avalie como vai ficar o seu estoque pós Black Friday. É bem possível que sobrem alguns produtos. Estes podem ser usados numa estratégia de comunicação de presentes de Natal, por exemplo.
Ainda utilizando o e-mail e as redes sociais como métodos de comunicação, divulgue os produtos e crie um senso de urgência ou escassez na sua base de clientes.
Palavras como “últimas peças”, “garanta já o presente de quem você mais ama” ou “o natal está chegando”, pode gerar gatilhos que aceleram a decisão de compras.
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