Saiba como apoiar o pequeno empreendedor no Dia das Mães

Não tem como negar, o Dia das Mães é uma data que causa um verdadeiro alvoroço no consumo varejista. No ano passado, mesmo em meio às incertezas dos primórdios da pandemia da covid-19, 37% das pessoas entrevistadas em um levantamento feito pelo Google disseram ter dado presentes no Dia das Mães. Só pra se ter uma ideia, no Dia dos Namorados esse percentual caiu para 24%. 

É claro que a data tem um significado emocional muito forte, principalmente em tempos que o distanciamento tem deixado muitos filhos longe das suas mães. Porém, também não podemos descartar o peso que esse dia tem para a economia, principalmente para os pequenos negócios. 

LEIA MAIS: Dia das Mães: produtos e serviços que vão bombar nesta data

Quer saber como apoiar o microempreendedor nessa data especial? Fica com a gente até o final!

3 passos para apoiar o pequeno empreendedor no Dia das Mães

Apoiar o pequeno negócio impulsiona a economia local, pois promove geração de novos postos de trabalho, além da circulação e distribuição de renda. Aliás, você sabia que, segundo dados do Sebrae, no Estado de São Paulo, 99% do total de empresas são de micro e pequeno porte e respondem por 48% dos empregos formais e por 37% da folha salarial?

LEIA MAIS: A força do pequeno empreendedor: seu negócio vale muito!

O pequeno negócio tem muito potencial de movimentar a economia local. Portanto, se você deseja apoaiar o microempreendedor na hora de escolher o seu presente de Dia das Mães, siga esses 3 passos:

Você sabia que, segundo dados do Sebrae, no Estado de São Paulo, 99% do total de empresas são de micro e pequeno porte?
  1. Opte por um negócio local e pouco conhecido
    Vai dar um almoço de presente para a sua mãe? Que tal escolher aquela lasanha do restaurante do seu bairro que ela ama? Se possível, faça o pedido direto no estabelecimento (através do WhatsApp ou Instagram), sem intermédio de aplicativos (mas isso não é uma regra, viu?). Os cosméticos veganos, naturais e orgânicos também estão em alta! O que você acha de dar um dia de beleza em casa para a sua mãe, com produtos para o cuidado da pele e cabelo? Além de promover o comércio local, você ainda está promovendo o consumo consciente e sustentável.
  2. Movimente as redes sociais de pequenos negócios
    Quando comprar do pequeno negócio, deixe um comentário nas suas redes sociais sobre a sua impressão, contando a sua relação com a marca ou como você se sentiu quando recebeu o presente em casa, o que a sua mãe achou etc. A gente sabe que as pessoas valorizam mais o que os outros dizem sobre uma marca do que ela diz sobre si mesma. E no caso de um negócio que está apenas começando, isso tem um peso ainda maior.
  3. Participe de grupos de apoio ao pequeno empreendedor
    As redes sociais, principalmente o Facebook, têm grande potencial de fazer girar um negócio. Você pode participar de alguns grupos, como o RedeDotsy, nos quais os empreendedores se apresentam e contam as suas histórias. Também é possível pedir indicação e trocar figurinhas com outros vendedores e compradores. O Rede Colaborativa para Mulheres é outro exemplo de apoio ao pequeno negócio (nesse caso, exclusivo para mulheres).



Artigos relacionados

Artigos recentes