3 ações infalíveis para fidelizar clientes no pós-venda

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Fidelizar clientes

Fidelizar clientes é o sonho de toda empresa porque um cliente fiel, além de sempre comprar com você, ainda indica o seu negócio para os amigos, aumentando as suas vendas.

De acordo com um estudo realizado pela consultoria de negócios Bain & Company, 5% de clientes fidelizados podem gerar um aumento de até 95% nos lucros nos meses seguintes.

No entanto, para alcançar esse potencial de vendas, além de, claro, oferecer produtos e serviços de qualidade e bom atendimento, é importante ter um plano a ser aplicado depois que ele efetua a compra, no chamado pós-venda.

É no pós-venda que está a chance de estreitar o relacionamento com o cliente, tornando-o ainda mais rentável para o seu negócio.

Contudo, é preciso deixar claro que pós-venda não é apenas disponibilizar um SAC, uma ouvidoria e responder quando o cliente entrar em contato. O pós-venda precisa ser ativo.

Veja nas próximas linhas 3 dicas infalíveis para fidelizar no pós-venda.

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Fidelizar clientes em um pós-venda ativo

A primeira dica para fidelizar clientes no pós-venda ativo é fazer o chamado follow-up, válido tanto para aqueles que acabaram de comprar quanto para os que não compram há algum tempo.

Trata-se de entrar em contato e saber, de forma bem simples, o que ele achou da venda, do produto, estando disponível para solucionar eventuais problemas. Contudo, não seja insistente se o cliente não quiser papo, ok?

A segunda dica é aplicar uma pesquisa de satisfação. Essa dica é essencial para você saber como tem sido a experiência de seu cliente, com os serviços, atendimento ou produtos da sua empresa.

E uma terceira dica que funciona muito é o programa de fidelidade, estratégia interessante para todos os tipos de negócios.

A maioria dos programas são baseados em acúmulo de pontos a cada compra. Em troca, o cliente ganha brindes, descontos ou ofertas exclusivas. 

Então, se você for, por exemplo, uma manicure crie promoções como: a cada 10 unhas feitas, a 11ª sai de graça. Ou, se for um barbeiro, faça uma cartão de fidelidade no qual o cliente ganha um corte de cabelo, ou barba, depois de completar 10 carimbos no cartão.

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