Balanço 1º trimestre e datas do varejo para ficar de olho

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datas do varejo

Apesar do comércio presencial ter retornado completamente, o e-commerce continua crescendo. E as datas do varejo que se aproximam representam ainda mais oportunidades de vendas para os lojistas virtuais.

Balanço do 1° trimestre de 2022

Segundo dados da Nuvemshop, houve um aumento de 23% no faturamento das pequenas e médias empresas (PMEs) online em comparação ao mesmo período do ano anterior. O valor total em vendas foi R$ 573,2 milhões.

De acordo com o estudo, que considerou os mais de 90 mil lojistas inscritos na plataforma, os setores de Acessórios e Moda foram os líderes de vendas online nos primeiros meses de 2022.

Os resultados também mostraram que a quantidade de pedidos online aumentou 14% nesse trimestre, em comparação ao início de 2021.

Assim como o número total de produtos vendidos, que atingiu a marca de 10,7 milhões — 12% maior que no mesmo momento no ano passado.

Formas de pagamento

Em relação às formas de pagamento utilizadas, as pesquisas apontam que o Pix está se popularizando nas vendas online de PMEs virtuais.

A funcionalidade, que tinha baixa adesão no primeiro trimestre de 2021, foi responsável por 14,1% dos pedidos virtuais pagos nos últimos três meses, ultrapassando o boleto, que representou apenas 4,3% dos pagamentos.

O cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada, correspondendo ao total de 52,8% das compras pagas entre janeiro e março de 2022.

Estados 

Os estados que lideram o faturamento nacional são:

  1. São Paulo, com R$ 290,3 milhões;
  2. Minas Gerais, com R$ 58,8 milhões;
  3. Rio de Janeiro, com R$ 38,6 milhões.

O quarto lugar da lista é ocupado pelo Ceará, que teve um aumento de 34% nas vendas online em comparação ao mesmo período de 2021, com o faturamento de R$ 30,4 milhões.

Datas do varejo para ficar de olho

Confira as principais datas do varejo físico e virtual para os próximos trimestres de 2022.

  • Páscoa: 17/04;
  • Dia das mães: 08/05;
  • Dia dos namorados: 12/06;
  • Dia mundial do rock: 13/07;
  • Dia dos pais: 14/08;
  • Dia do cliente: 15/09;
  • Dia das crianças: 12/10;
  • Black Friday: 25/11;
  • Natal: 25/12.

Ficar de olho nas datas do varejo é uma das estratégias mais importantes para atrair consumidores e fidelizar os clientes que você já possui.

Portanto, salve essas informações e comece a planejar campanhas, promoções e outros tipos de ações para impulsionar suas vendas e potencializar seus lucros. 

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