Black Friday: confira alertas e dicas para não cair em golpes

Você já sabe que a Black Friday está cada vez mais perto. O problema é que com ela também chegam as tentativas de golpes. Sabendo do grande interesse da data junto ao público, criminosos se aproveitam para divulgar falsas ofertas neste período de promoções.

Por isso, preparamos uma lista com três pontos de atenção para você ficar de olho antes de ir às compras.

LEIA MAIS: Black Friday está chegando: preparado para vender mais online?

3 dicas de segurança para não cair em golpes na Black Friday

1 – Garanta que o site que você está comprando é verdadeiro e seguro

É muito comum os fraudadores utilizarem sites falsos para imitar grandes marcas e aplicar golpes. Veja o que fazer para não cair na ação de criminosos:

  • Verifique a URL do site. Em geral, sites falsos apresentam a inclusão de alguns números ou letras em sua URL para se assemelhar ao site original.
  • Observe o domínio do site. Os domínios mais comuns são “.com” e “.br”, desconfie de domínios poucos usuais.
  • Confira se o início da URL contém o “HTTPS”: O HTTPs é um protocolo de segurança adicional responsável por criptografar a troca de dados entre o site e o comprador.
  • Verifique as inconsistências do site: erros de português, ortografia ou até mesmo contendo imagens com baixa resolução/não originais são marcas registradas de sites fraudulentos.
  • Vale checar também se o site possui selos de segurança, que são a marca visível de que a empresa se compromete para garantir a segurança do tráfego dos dados na compra online. Estes selos, no geral são clicáveis e redirecionam para o responsável pelo selo.

2 – Cuidado com os e-mails promocionais

Você já ouviu falar em Phishing? Esse termo é utilizado para nomear os e-mails mal-intencionados, que muitas vezes se passam por uma marca que você conhece, e fazem promoções com objetivo de conseguir cliques, roubar informações pessoais e até mesmo te levar para um site falso. Confira abaixo algumas dicas para evitar esse tipo de golpe:

  • Verifique o endereço de e-mail.
  • Preste atenção em possíveis erros de digitação.
  • Observe se as resoluções das imagens são boas e se não são “montagens”.
  • Desconfie de promoções com preços mirabolantes, pesquise antes de comprar.

3 – Verifique as formas de pagamento

Antes de finalizar uma compra online, é importante validar se a página de pagamento do site é confiável para fornecer os seus dados. Leia abaixo um checklist de informações que podem ser validadas:

  • Veja se a loja aceita diversos meios de pagamento, como cartão de crédito de diversas bandeiras, boleto e Pix.
  • Pagar pelo cartão de crédito pode ser uma boa escolha, já que permite cancelar a compra em caso de problemas. Em nenhuma hipótese forneça a senha do cartão. Geralmente, o único dado necessário é o CVV. Uma outra possibilidade para aumentar a segurança é utilizar um cartão virtual.

E aí, preparado para curtir a Black Friday com mais segurança com as nossas dicas. Repassa esse conteúdo para os seus clientes também, eles vão amar 🙂

LEIA MAIS: Quer participar da Promoção Getnet e sair de carro zero? Saiba mais sobre a Getfriday!

Artigos relacionados

Artigos recentes