4 dicas para fugir do calote dos clientes

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Quem nunca tomou um calote que atire a primeira pedra. Seja uma quantia grande ou pequena, em algum momento você provavelmente já ficou sem receber por uma venda ou um serviço, não é mesmo?

Infelizmente, isso ainda é bastante comum, visto que mais de 70% dos brasileiros estão endividados e não têm condições de honrar com seus compromissos, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Por esse motivo, é muito importante tomar certos cuidados antes de fechar uma venda ou prestar um serviço, para não correr o risco de sair perdendo. 

Pensando em ajudar você a não cair em armadilhas, reunimos dicas valiosas de como fugir do temido calote. Bora conferir?

Como evitar calote dos clientes?

Apesar de ser comum dar um voto de confiança para clientes antigos, você deve se atentar a alguns sinais. E, em relação a novos consumidores, a atenção deve ser redobrada.

Isso porque ter clientes bons pagadores é fundamental para o sucesso do seu negócio, então, não dê sopa para o azar. Agora, vamos às dicas!

1. Peça um sinal

Um sinal nada mais é do que um valor de entrada pago pelo cliente antes do início de um projeto, prestação de um serviço ou confecção de um produto.

Dessa forma, você garante que não terá prejuízo caso o consumidor desista ou tenha algum imprevisto no meio do caminho. Afinal, é melhor ter um pássaro na mão do que dois voando, certo?

O ideal é que a porcentagem cobrada seja suficiente para cobrir seus custos, como materiais e equipe, se for o caso. Normalmente, gira entre 30% e 50%. Porém, faça os cálculos para definir a sua. 

E, se o cliente se negar a pagar o sinal, corra, é uma cilada!

2. Faça um contrato e emita nota fiscal

Fazer um contrato formal com todos os dados do seu cliente é uma maneira de assegurar seus direitos em vendas. 

Por esse motivo, defina as cláusulas detalhadamente, explicando quais serão as consequências do atraso no pagamento. 

Além disso, também destaque quais são os direitos e os deveres de cada uma das partes envolvidas no negócio.

Ah, e sempre emita a nota fiscal! Vendas sem nota fiscal não possuem validade legal, portanto, o cliente pode simplesmente alegar que nunca realizou a compra.

Por outro lado, com esse documento em mãos, você pode acioná-lo judicialmente para cobrar o que é devido, evitando o calote.

3. Dê desconto para bons pagadores

Dar desconto é uma prática que ajuda a fidelizar os clientes e ainda garante que eles fiquem felizes ao realizar o pagamento.

E você pode ir além do tradicional desconto para pagamento à vista: ofereça um percentual de desconto para pagamentos antecipados.

Por exemplo, caso a data de vencimento seja dia 10, conceda 5% de desconto na parcela para pagamentos realizados com 5 dias de antecedência.

Dessa forma, você aumenta as chances de receber na data prevista, ou até mesmo antes, e todos saem ganhando.

Mas, obviamente, avalie a sua situação e faça cálculos antes de oferecer qualquer tipo de desconto ou bonificação para seus clientes, a fim de assegurar que você não será prejudicado. 

4. Ofereça diversas opções de pagamento

Por fim, ser flexível e permitir que o cliente pague da maneira mais cômoda para ele evita que você caia em alguns golpes.

E, com a Getnet, você sempre terá uma solução para o problema apresentado.

“Não tem dinheiro para pagar à vista? Não se preocupe! Aceito cartão de crédito e débito, Pix e ainda envio link de pagamento.” 

E aí, anotou nossas dicas? Então, coloque em prática e fuja do calote de uma vez por todas!

Você pode contratar nossas soluções de pagamento pelo site ou pela Central de Relacionamento:

4002-4000 e 4003-4000 (regiões metropolitanas) | 0800-648-8000 (demais localidades).