Apesar do comércio presencial ter retornado completamente, o e-commerce continua crescendo. E as datas do varejo que se aproximam representam ainda mais oportunidades de vendas para os lojistas virtuais.
Balanço do 1° trimestre de 2022
Segundo dados da Nuvemshop, houve um aumento de 23% no faturamento das pequenas e médias empresas (PMEs) online em comparação ao mesmo período do ano anterior. O valor total em vendas foi R$ 573,2 milhões.
De acordo com o estudo, que considerou os mais de 90 mil lojistas inscritos na plataforma, os setores de Acessórios e Moda foram os líderes de vendas online nos primeiros meses de 2022.
Os resultados também mostraram que a quantidade de pedidos online aumentou 14% nesse trimestre, em comparação ao início de 2021.
Assim como o número total de produtos vendidos, que atingiu a marca de 10,7 milhões — 12% maior que no mesmo momento no ano passado.
Formas de pagamento
Em relação às formas de pagamento utilizadas, as pesquisas apontam que o Pix está se popularizando nas vendas online de PMEs virtuais.
A funcionalidade, que tinha baixa adesão no primeiro trimestre de 2021, foi responsável por 14,1% dos pedidos virtuais pagos nos últimos três meses, ultrapassando o boleto, que representou apenas 4,3% dos pagamentos.
O cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada, correspondendo ao total de 52,8% das compras pagas entre janeiro e março de 2022.
Estados
Os estados que lideram o faturamento nacional são:
- São Paulo, com R$ 290,3 milhões;
- Minas Gerais, com R$ 58,8 milhões;
- Rio de Janeiro, com R$ 38,6 milhões.
O quarto lugar da lista é ocupado pelo Ceará, que teve um aumento de 34% nas vendas online em comparação ao mesmo período de 2021, com o faturamento de R$ 30,4 milhões.
Datas do varejo para ficar de olho
Confira as principais datas do varejo físico e virtual para os próximos trimestres de 2022.
- Páscoa: 17/04;
- Dia das mães: 08/05;
- Dia dos namorados: 12/06;
- Dia mundial do rock: 13/07;
- Dia dos pais: 14/08;
- Dia do cliente: 15/09;
- Dia das crianças: 12/10;
- Black Friday: 25/11;
- Natal: 25/12.
Ficar de olho nas datas do varejo é uma das estratégias mais importantes para atrair consumidores e fidelizar os clientes que você já possui.
Portanto, salve essas informações e comece a planejar campanhas, promoções e outros tipos de ações para impulsionar suas vendas e potencializar seus lucros.
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