Você já está preparado para as principais datas comerciais que vêm por aí até o final do ano?
Nós sabemos o quanto a vida do pequeno empreendedor é corrida e, em muitos casos, é ele quem precisa dar conta de quase tudo sozinho. Porém, um dos grandes erros para quem quer construir um negócio de sucesso é deixar tudo para a última hora. Dessa forma, fica ainda mais difícil lidar com as adversidades que podem surgir pelo caminho e, como já falamos outras vezes por aqui, ter o mínimo de planejamento é fundamental.
Aliás, se você ainda não leva a sério a gestão do seu negócio, dá uma olhada nesse artigo:
Você ainda faz a gestão da sua empresa na ponta do lápis? Esse erro pode ser fatal!
Dito isso, que tal começar a programar tudo o que você precisa fazer para arrasar nas próximas datas importantes do calendário varejista? Vem com a gente!
4 datas comerciais para ficar de olho até o final do ano
Pega o caderninho ou abre o seu bloco de notas e vamos começar a traçar as suas principais ações até o final do ano?
A ideia é fazer algo simples, mas que te dê alguma perspectiva para não ser pego desprevenido ou acabar perdendo uma data importante por falta de planejamento.
Você pode dividir a folha ou o documento em 3 colunas: Qual é o evento, Quanto pretende investir e Como vai fazer.
Vamos supor que você tem uma marca de camisetas e está pensando na divulgação do Dia dos Pais. A sua planilha poderia ficar mais ou menos assim:
Evento | Investimento | Ação |
Dia dos Pais | R$: Post patrocinado no Instagram R$: Gasto com material de divulgação R$: Linha de produtos personalizada R$: Embalagens especiais Total: R$ xxxxxxx | Fazer fotos e vídeos dos novos produtos e focar na divulgação da campanha nas redes sociais, com post patrocinado no Instagram. Criar uma linha específica para a data, com uma camiseta para cada tipo de pai (esportivo, divertido, cult, boêmio, aventureiro, etc…). |
Super dica Getnet: Para a criação da sua linha personalizada de camisetas para o Dia dos Pais, que tal se inspirar nos personagens do cinema?
Observe que ao fazer esse exercício você consegue visualizar os próximos passos do seu negócio. Além de conseguir fazer uma previsão de esforços e gastos, é bem provável que você tenha muitos insights incríveis sobre como desenvolver cada ação.
Faça o mesmo com as outras datas comerciais importantes. São elas:
- Dia das Crianças (12 de outubro)
- Black Friday (26 de novembro)
- Natal (25 de dezembro)
Para te ajudar na programação das ações para a Black Friday, dá uma olhadinha na série de artigos especiais que criamos para o evento:
Prepara! Produtos que vão fazer sucesso na Black Friday
Quer vender mais na Black Friday? Diversifique as formas de pagamento
E depois de tanto capricho e cuidado no planejamento, você não vai querer expor os seus produtos de qualquer jeito, né? Confira o vídeo do nosso querido influenciador David Tech e veja como é fácil criar a sua loja digital com a Getnet:
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SAIBA MAIS: Guia Definitivo Black Friday: tudo que você precisa saber para vender mais