Empreender não é uma tarefa fácil. Quem está começando um negócio agora pode até achar que vai seguir uma fórmula mágica e obter sucesso, mas o nosso dever – com todo carinho do mundo – é dizer que não é bem assim. Cada negócio tem suas particularidades e os rumos a serem tomados são diversos. São muitos os desafios que pequenos e médios empreendedores têm que superar no seu dia a dia, e a gestão financeira é um deles.
A boa saúde financeira de uma empresa está diretamente ligada as suas chances de prosperar. Como você controla o dinheiro que entra no seu negócio? Você está por dentro do seu orçamento, dos gastos fixos e do lucro? E dos gastos com fornecedores, funcionários e investimentos? É imprescindível saber responder a essas perguntas.
Porém, além de tudo isso, o empreendedor também precisa voltar os olhos para as metas para o futuro e traçar uma estratégia de crescimento.
LEIA MAIS: Gestão: como manter a saúde financeira da sua empresa em 4 passos
Como fazer isso? Fique com a gente até o final deste artigo que vamos apontar boas práticas de gestão financeira para o pequeno e médio empreendedor.
Mas antes, dá uma olhadinha nessa live sobre serviços financeiros no auxílio de pequenas empresas, que é resultado de uma parceria da Getnet com o Sebrae.
Boas práticas de gestão financeira para o seu negócio
A gestão financeira é o que mantém um negócio vivo, por isse deve ser tratada como prioridade no cotidiano de qualquer empreendedor.
Por mais que seja um tema complexo, saiba que também não se trata de um bicho de sete cabeças. E vale lembrar que você não está sozinho nessa jornada. A Getnet oferece algumas ferramentas de gestão para ajudar você e o seu negócio. Para saber mais sobre essa solução, clique aqui.
LEIA MAIS: Conheça o Conciliador, a ferramenta inteligente de gestão do teu negócio
No dia a dia, você pode se concentrar nesses 3 pilares para manter a saudé financeira do seu negócio em dia.
• Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um instrumento básico de controle e planejamento financeiro, que deve constar:
- Todos os recebimentos: vendas à vista e a prazo, duplicas, entre outros.
- Todos os pagamentos: compras à vista e a prazo, despesas, empréstimos.
- Previstos: qual é o último pagamento e recebimento previsto? Traçar um panorama do horizonte financeiro vai te ajudar a entender quais são as reais necessidades da sua empresa agora e o que pode planejar para o futuro.
O Sebrae tem um artigo completinho explicando O que é o fluxo de caixa e como aplicá-lo no seu negócio.
• Investimentos
Muitos negócios acabam estancados por falta de investimento. É preciso saber a hora de economizar e a hora de injetar dinheiro para fazer a roda girar. Se os saldos estiverem positivos, você já pode se programar para investir em um equipamento novo, uma ferramenta de automação, contratação de funcionário, entre outros. Nesse momento é importante não perder o foco e fazer um cálculo realista do quanto você pode tirar do seu capital de giro para apostar em algo que só vai te trazer retorno a longo prazo.
• Organização financeira
Você já ouviu falar em processo organizacional? É ele quem vai direcionar as suas ações para que as metas do seu negócio seja atingidas de forma contínua e consistente. Podemos dividir as funções administrativas envolvidas nesse processo em 5 etapas:
- Planejamento;
- Direção;
- Comunicação;
- Controle;
- Avaliação.
Agora que você já sabe tudo o que precisa para começar a cuidar da saúde financeira do seu negócio, conte com as soluções de pagamento da Getnet para te acompanhar nessa jornada. Você pode contratar as nossas soluções de pagamento pelo site, por meio das agências Santander ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).