Em quais momentos solicitar um empréstimo para o seu negócio?

0
26132
emprestimo para microempresa

Em quais momentos solicitar um empréstimo para o seu negócio?

Contratar uma linha de empréstimo para o seu negócio é uma excelente alternativa para garantir um capital extra.

Você pode usar o recurso para tirar sua microempresa de apertos financeiros ou até mesmo para compras de equipamentos, materiais, ingredientes melhores e mão de obra.

Isso significa que contratar um empréstimo não quer dizer que a sua empresa está indo mal. Mas, realmente, não são em todos os momentos que essa decisão é a mais assertiva. A contratação precisa ser analisada para evitar dívidas altas no futuro, por exemplo.

Como já falamos por aqui, um empréstimo para microempresa também possui juros, encargos e prazos específicos para pagamento.

Então se você está pensando em adquirir um empréstimo, mas não tem certeza se é a melhor escolha, listamos aqui 4 momentos onde um crédito pode ser sim, uma boa saída para seu negócio:

1.  Necessidade de capital imediato

No início, é mais difícil para pequenas e médias empresas conseguirem manter o capital de giro positivo e ter o suficiente para situações emergenciais.

Em outro momento aqui no Negócio de Sucesso, falamos sobre a importância de ter uma reserva de emergência para situações como essa.

Caso você não possua um capital de giro suficiente ou não tenha recursos emergenciais, esse é um cenário que indica a necessidade de um empréstimo.

2.  Fluxo de caixa

Assim como o capital de giro, o fluxo de caixa também precisa estar saudável. Se você perceber que está com dificuldades de manter o fluxo positivo, esse pode ser um indício para contratar um empréstimo, antes que a situação chegue à inadimplência, por exemplo.

Observe se as despesas fixas do seu negócio estão sendo pagas em dia, como água, energia elétrica, internet, fornecedores e etc. Caso não esteja ocorrendo, o primeiro passo é tentar organizar a curto prazo.

Se não funcionar, você pode buscar a alternativa de contratar o crédito.

3.  Oportunidades de crescimento

Se o seu negócio está indo bem e você sente a necessidade de investir para prosperar ainda mais, esse também é um momento interessante para contratar um empréstimo.

Você pode investir na compra de equipamentos para modernização, reformas para ampliar o espaço, recursos tecnológicos, mudar para um ponto comercial com melhor localização ou até a abertura de novo ponto de vendas, por exemplo.

Nesse caso, é importante que se tenha aconselhamento financeiro, mesmo que seja da instituição, para avaliar os riscos dessa oportunidade a longo prazo.

Verifique se o empréstimo vai ajudar a sua empresa a fazer mais dinheiro e caminhar a passos mais largos para um negócio de sucesso!

4.  Centralizar dívidas

Dentre todos os pontos, esse é o que mais requer atenção.

Um empréstimo também é uma dívida a ser paga a longo prazo, por isso a contratação precisa ser vantajosa.

Em casos onde sua empresa já possui dívidas muito altas com cartão de crédito, cheque especial ou outros produtos em que os juros são muito altos, pode ser interessante a contratação de um crédito com juros mais baixos para realizar o pagamento dessas à vista.

Coloque na ponta do lápis se você pagaria menos juros com o empréstimo. Caso sim, esse pode ser um bom negócio.

Seja qual for o motivo, realiza simulações com mais de uma instituição e escolha a que  você terá mais economia no final das contas. Tente não solicitar mais do que pode arcar e lembre-se sempre do termo crédito consciente quando pensar em empréstimo para microempresa.

E então? Esse artigo auxiliou você sobre o momento de contratar um empréstimo?

Conte sempre com a Getnet para aprimorar o seu Negócio de Sucesso e receber mais dicas e informações! Você também pode contratar as nossas soluções de pagamento pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).