O Pix é uma nova forma de realizar pagamentos no país.
A expectativa para a chegada deste novo modelo é alta e as vantagens para o usuário já são conhecidas: transações realizadas 24h por dia, durante os 7 dias da semana e sendo uma alternativa direta aos já conhecidos TEDs e DOCs.
De acordo com uma projeção realizada pela consultoria especializada em varejo financeiro Boanerges & Cia, em 10 anos, os pagamentos instantâneos irão reduzir pela metade os pagamentos realizados em dinheiro.
Tudo parece muito promissor, mas, na prática, qual a utilidade dos pagamentos instantâneos para as empresas?
LEIA MAIS: Pix no e-commerce: mais agilidade para os seus pagamentos
Definitivamente, esse modelo foi idealizado para facilitar as transações financeiras tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.
Isso porque, como não são restritas a bancos, o meio de pagamento democratiza a participação de mais empresas, aumentando a competição. Nas próximas linhas vamos mostrar como o PIX é útil para as micro e pequenas empresas.
Pix para pequenos negócios
A adoção do Pix nas empresas implica em uma maior facilidade para realizar negócios.
O fato de transações serem realizadas todos os dias ajuda as empresas a venderem mais, sem precisar esperar o dia útil para receber valores e enviar produtos, por exemplo.
Além desse benefício, separamos mais três utilidades básicas do Pix para as pequenas empresas.
Veja só:
- Otimiza o fluxo de caixa: como o custo da transação Pix é baixo, é provável que haja um aumento das transações à vista. Isso otimiza o fluxo porque gera recebimentos instantâneos, diminuindo a demanda por crédito e antecipação de recebíveis, por exemplo.
- Simplifica o recolhimento de tributos: será mais simples e ágil para as empresas realizarem o recolhimento de tributos federais, estaduais e municipais (impostos, taxas e contribuições). Tudo isso estará incluído no sistema.
- Diminui os custos operacionais: os pagamentos são feitos diretamente entre pagador e recebedor, ou seja, não há a necessidade de intermediários. Isso também tende a reduzir despesas com o transporte de dinheiro em espécie, por exemplo.
A gente acredita que o Pix vai impulsionar o crescimento de pequenos negócios no Brasil.
LEIA MAIS: Pix na maquininha de cartão: Como habilitar