Você sabe o que significa Comunicação Não-Violenta? O termo ganhou mais notoriedade nos últimos anos, mas foi desenvolvido no início da década de 1960 pelo psicólogo Marshall Rosenberg.
Marshall desenvolveu uma técnica baseada em competências de linguagem e comunicação que auxiliam na reformulação de como cada um se expressa e ouve os demais. O pesquisador propõe que, com a CNV, as respostas a estímulos comunicacionais deixem de ser automáticas e repetitivas e passem a ser mais conscientes e baseadas em percepções do momento, por meio da observação de comportamentos e fatores que têm influência sobre cada um.
Como funciona a Comunicação Não-Violenta na prática?
Por meio da escuta ativa e profunda, as interações ocorrem com mais respeito, atenção e empatia no ambiente de trabalho. Quando você elimina as crenças e julgamentos que desumanizam o outro e passa a focar nas suas necessidades e nas do próximo, a comunicação flui de uma forma muito mais natural.
Todos perdem com uma comunicação negativa. Entenda como esse comportamento afeta cada pilar da sua empresa:
- Colaborador: Não consegue mostrar seu potencial. Perde oportunidades de crescimento. Não tem qualidade de vida no trabalho.
- Gestor: Deixa de fazer a comunicação de forma assertiva. Perde a produtividade da equipe e tem mais retrabalho. Gera mais conflitos.
- Empresa: Perda de produtividade e competitividade. Alto índice de rotatividade. Custos com indenizações trabalhistas.
Quando a comunicação não ocorre de forma assertiva, ainda existe o risco de chegar a um cenário mais extremo: o dano/ assédio moral no trabalho.
É possível destacar alguns tipos de comportamento que levam ao dano moral:
- Comunicação hostil.
- Recusa à comunicação direta com o indivíduo.
- Deixar indivíduos isolados da equipe de trabalho.
- Desqualificar ou desacreditar um indivíduo.
- Violência verbal ou física.
Outra forma de comunicação violenta é o bullying, que pode ser qualificado como todo tipo de comportamento agressivo, cruel, proposital e sistemático. Existe exposição do empregado a situações humilhantes e constrangedoras.
Ainda falando sobre comunicação, já produzimos um artigo bem completinho sobre Feedback. Você sabe usar essa ferramenta para estimular os profissionais da sua empresa e melhorar a cultura organizacional? Leia aqui.
Aprenda 4 técnicas de Comunicação Não-Violenta
Uma das frases clássicas do Marshall Rosenberg é: “Toda violência é expressão trágica de uma necessidade não atendida”. Por isso, a escuta ativa propõe “ouvir com o coração”.
Veja como aplicar algumas técnicas de CNV no dia a dia da sua empresa.
1. Observação sem julgar
Em primeiro lugar, é necessário observar o que realmente está acontecendo em determinada situação. O desafio desta etapa é observar sem realizar julgamentos, apenas focar na mensagem, seja por meio de fala ou de ações.
2. Identificar os sentimentos
Depois, é preciso entender qual sentimento a situação te desperta. É importante nomear o que se sente, por exemplo, mágoa, medo, felicidade, raiva, entre outros. O psicólogo ainda afirma que é importante se permitir ser vulnerável para resolver conflitos.
3. Necessidades
A partir da compreensão de qual sentimento foi despertado, é preciso reconhecer quais necessidades estão ligadas a ele. Rosenberg ressalta que quando alguém expressa suas necessidades, há uma possibilidade maior de que elas sejam atendidas e que a consciência desses três componentes vem de uma análise pessoal clara e honesta.
4. Pedido
Por meio de uma solicitação específica, ligada a ações concretas, é possível deixar claro o que se quer da outra pessoa. Utilize uma linguagem positiva, em forma de afirmação, para fazer o pedido. Evite frases abstratas, vagas ou ambíguas.
Seja um líder embaixador da comunicação positiva, todos ganham com uma relação de empatia.
Perceba as suas necessidades e de seu liderados, quais sentimentos estão sendo expressos; para que
possa atuar como facilitador. Pratique empatia e a honestidade na comunicação das mensagens e no
relacionamento com os liderados, alimente a confiança, tão necessária aos bons resultados
empresariais.
Com uma comunicação positiva, você garante melhores resultados das equipes e mais qualidade para a sua empresa.
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