Clube de assinaturas: ideias para investir nesse mercado

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Não sei se vocês lembram, mas no final do ano passado publicamos um artigo bem legal sobre as tendências de negócios para 2021. Se você não leu, dá uma olhadinha aqui: 5 negócios em alta em 2021: como empreender no novo normal. Entre as nossas dicas, destacamos o potencial do clube de assinaturas. Você sabe como funciona? 

Esse tipo de negócio que aposta na recorrência cresceu muito nos últimos 5 anos. Para você ter uma ideia, em 2015 havia somente 300 empresas no setor, mas agora o número já ultrapassou 4 mil clubes.

Quer saber como entrar nesse mercado? Fique com a gente até o final!

Ideias para quem quer investir no clube de assinaturas 

Nós já contamos por aqui a história da Marina Paixão e do Eric Martins, proprietários do Matuta Café, projeto que une gastronomia, cultura e sustentabilidade. Eles tiveram que suspender os planos de abrir o seu próprio café por conta da pandemia do novo coronavírus, mas não deixaram a peteca cair: investiram no delivery e criaram um clube de assinatura de queijos, no qual os clientes podem escolher entre 3 combos (3 queijos surpresa, 3 queijos surpresa + 1 acompanhamento ou 4 queijos surpresa +1). 

O casal apostou no carro-chefe do cardápio para criar recorrência e facilitar a vida dos seus clientes, que no final já consumiam esses produtos com uma certa frequência.

A história completa você confere aqui: Manual de Sobrevivência Alimentação: muito mais que delivery para driblar a crise

Uma pesquisa realizada pela Deloitte, empresa de soluções em auditoria e consultoria empresarial, revelou que os millennials (nascidos entre 1980 e 1996) são os mais propensos a assinar serviços recorrentes e clubes de assinaturas. Faz sentido, afinal essa é a geração que viu a revolução tecnológica acontecer e se acostumou com os benefícios e a praticidade que chegou junto com a tecnologia.

E como você pode surfar essa onda?

Se você não tem ideia de como começar o seu clube de assinaturas, vamos por partes. Primeiro, faça uma lista dos seus produtos que têm mais recorrência de compra. É possível transformá-los em uma unidade? Explico. Por exemplo, ao fazer essa lista, um wine bar chegou à conclusão de que os seus vinhos mais vendidos são o Merlot (tinto), Chardonnay (branco) e o vinho verde. A partir disso, ele criou uma caixa com sugestão de harmonização para cada um deles, que chega todo dia 5 na casa dos seus clientes. Você pode criar várias opções que contemplem diversos orçamentos.

O clube de assinatura também joga com a expectativa do cliente, afinal ele não sabe exatamente o que vai receber, e essa é parte da graça do negócio.

Veja alguns exemplos de segmentos bem-sucedidos no clube de assinaturas:

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