De acordo com o estudo “Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo“, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 27% das empresas quebram após apenas 1 ano em atividade e quase 60% vão fechar as portas antes de completar 4 anos. E, se apresentamos esses dados aqui, não é para semear a desesperança, mas para que você se prepare para não cair nessa estatística. Portanto, se você está se perguntando “Como planejar meu negócio para não naufragar no primeiro ano de vida?”, fique com a gente até o final!
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O primeiro ano é um período desafiador na vida de qualquer empreendedor, especialmente porque costuma ser um momento de maior investimento e pouco retorno financeiro. Por isso, é importante estar preparado para enfrentar essa fase de turbulências.
4 dicas para sobreviver ao primeiro ano de vida da empresa
A tarefa mais importante do empreendedor no seu primeiro ciclo de vida é sobreviver. Segundo levantamento do Sebrae/SP, quem resolve abrir o seu negócio deve se deparar com, pelo menos, um desses problemas: falta de clientes, de capital, burocracia e alta carga tributária, dificuldades na administração e no planejamento, mão de obra e concorrência. São muitos desafios a serem superados, por isso separamos 4 dicas básicas para evitar cair em ciladas.
1) Planejamento é tudo
Você sabe qual é o seu capital de giro? E quanto a empresa fatura por mês? Sabe quais são os seus gastos fixos? A gente sabe que, muitas vezes, quem decide empreender começa em voo solo e são muitas questões para resolver ao mesmo tempo. Porém, você precisa ter a resposta para essas questões na ponta da língua. O sucesso ou o fracasso da sua empresa depende do quanto você está preparado para lidar com os imprevistos e aproveitar as oportunidades que aparecem no seu caminho. Se você estiver apenas vivendo um dia após o outro, vai ser difícil enxergar um panorama mais amplo do seu negócio. Aliás, já fizemos um artigo recomendando 3 ferramentas de gestão gratuitas para pequenos negócios, que você confere aqui.
2) Foco no consumidor
Não perca de vista o seu cliente. Isso também é algo que sempre falamos por aqui. Você precisa conhecer bem o mercado e buscar contato direto com o seu consumidor final. Veja o que ele comenta nas redes sociais, quais são as suas queixas, do que eles mais gostam. Lembre-se que quanto melhor você conhecer o seu público, mais assertivos serão os seus produtos e maiores serão as chances de criar compra recorrente.
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3) De olho na concorrência
Tão importante quanto olhar para dentro é olhar para fora. Identificar o que os seus concorrentes não estão fazendo tão bem pode te ajudar a criar oportunidades para atrair novos clientes. Da mesma forma, reconhecer os pontos fortes da concorrência pode abrir os seus olhos para promover mudanças necessárias no seu negócio.
4) Procure capacitação
Depois de olhar para dentro da empresa e para os seus concorrentes, que tal olhar para você mesmo? Isso mesmo, faça uma autocrítica sincera e veja as áreas nas quais o seu desempenho pode ser melhor. Busque capacitação nas áreas que não tem muito domínio e renove o seu conhecimento para encarar os desafios que vão aparecer pelo caminho.
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