Nós sempre falamos por aqui que o cliente é rei. Mas não vale lembrar dele só na hora de vender não, viu? Fidelizar clientes é fundamental para manter o seu negócio em dia. Em um universo de alta competitividade, no qual os principais diferenciais do mercado (qualidade, matéria-prima, distribuição, preço) já estão praticamente equiparados, a forma como você trata o seu cliente é algo que pode te fazer se destacar na multidão.
Mas qual será a melhor forma de conquistar o coração do seu público?
Fique com a gente até o final que vamos indicar alguns caminhos.
LEIA MAIS: 3 ações infalíveis para fidelizar clientes no pós-venda
4 dicas para fidelizar clientes
Fidelizar o seu cliente não é algo só para inflar o ego da tua marca. Ter clientes fiéis é um valor que pode ser contabilizado. Segundo Philip Kotler, consultor de marketing norte-americano e autor de best-sellers como Marketing 4.0 e Marketing para o século XXI, “conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.
Veja abaixo o vídeo com dicas da especialista do Sebrae para fidelizar clientes.
A excelência no atendimento é uma preocupação cada vez maior entre os donos de pequenas e grandes empresas. Confira algumas iniciativas que você pode implementar no seu negócio já para sair na frente da concorrência.
- Saiba quem é o seu consumidor e dê voz a ele
Para saber como você deve tratar o seu público, a melhor forma é conhecê-lo de perto. Descubra quais são as expectativas com relação aos seus produtos e aos valores que a marca representa. Promova conversas e incentive o engajamento nas redes sociais para saber melhor como seus clientes pensam. - Ofereça um bom atendimento em todas as etapas
Você é um sonho na hora de atrair o cliente, um amor para demonstrar o seu produto, super prestativo para fechar o negócio, mas quando algo não vai bem você solta da mãe dele? Pois, saiba que as chances de você ser recomendado pelo seu cliente são mínimas. Reveja a sua política de troca e devolução, peça desculpas quando necessário, invista no relacionamento pós-vendas e mantenha seu cliente sempre por perto. Afinal, ele vale ouro! - Invista em ações de relacionamento
Uma relação mais pessoal com os seus consumidores facilita a fidelização do cliente. Pense em ofertas segmentadas para cada perfil, aproveite as datas comemorativas para estreitar laços e promova encontros sempre que possível (presencial ou virtual). - Aposte em programas de recompensa por reembolso
Também conhecido como “Cashback” (que em tradução literal significa “dinheiro de volta”) esse programa de recompensa está em alta. A lógica desse programa é: quanto mais você compra, mais você ganha. Essa é uma forma eficaz de aumentar a conversão de vendas e a frequência de compras.
Como fidelizar clientes com a Getnet?
Alguns detalhes podem fazer toda diferença na hora de fidelizar os clientes. Por isso, a Getnet se preocupa em oferecer as melhores soluções de pagamento para transformar pessoas e negócios.
Por exemplo, se você não tem uma maquininha de cartão e só aceita pagamento em dinheiro, pode ser que perca muita venda por não ter como atender o seu consumidor que não anda com dinheiro no bolso.
Se você não tem um e-commerce e está efetuando uma venda pelo Instagram, precisa ter em mãos uma forma prática de cobrar para não dar margem para o cliente correr para a concorrência. Para isso, existe o Link de Pagamento. Aliás, já fizemos um artigo bem completo contando tudo sobre essa forma de pagamento.
LEIA MAIS: Link de pagamento: entenda como funciona essa nova forma de cobrar
Você sabia que, segundo levantamento realizado pela consultoria de negócios Bain & Company, 5% de clientes fidelizados podem gerar um aumento de até 95% nos lucros nos meses seguintes?
A essa altura do campeaonato, já deu pra entender a importância de ter – não apenas um cliente satisfeito – mas um consumidor fiel a sua marca, não é mesmo?
Conte com a Getnet para melhorar o relacionamento com os seus clientes. Você pode contratar as nossas soluções de pagamento pelo site ou pela Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).