Existe uma figura que assombra os sonhos dos empreendedores do mundo todo. Mais temido que Freddy Krueger, o cliente inadimplente é um pesadelo recorrente que todos querem fugir. Mas o que é inadimplência e como evitar que isso atrapalhe o seu negócio?
Em linhas gerais, a inadimplência se refere ao descumprimento de uma obrigação previamente acordada, normalmente ligada à falta de pagamento de uma dívida. E aí, precisamos ser honestos, esse descumprimento não aperta apenas o calo do cliente.
Segundo levantamento feito pela Serasa Experian, a inadimplência das empresas bateu recorde no começo deste ano, atingindo 6,2 milhões de negócios. Curiosamente, esse número caiu durante a pandemia.
Especialistas acreditam que isso se deve a uma junção de três fatores: maior abertura de crédito no mercado, gerado pelas medidas emergenciais do governo, inclusão automática no cadastro positivo (que facilita o acesso ao crédito disponível) e a circulação do dinheiro do auxílio emergencial.
Embora as perspectivas sejam otimistas, é sempre bom estar um passo à frente quando se trata de cuidar da saúde do seu negócio.
Por isso, continue lendo esse post e preste bem atenção nas nossas dicas para evitar a inadimplência.
Como a inadimplência pode afetar o seu negócio?
Em meio a tantas incertezas, o melhor a se fazer é tentar manter o mínimo de segurança financeira. Imagino que você deve estar aí se perguntando “como fazer isso”, certo? Como sempre falamos por aqui “não existe fórmula mágica”, mas tenha em mente 3 grandes questões importantes para orientar o seu negócio.
- Esteja preparado para lidar com inadimplentes
É importante considerar os efeitos dramáticos da inadimplência no fluxo do seu
caixa. Todo negócio está sujeito a ter que lidar com o não recebimento de parte de suas vendas. A questão é o quanto você está preparado para encarar os impactos dessa dívida. Se você tem um bom controle financeiro, pode até se antecipar e reservar uma parte do capital de giro para cobrir eventuais dívidas. Se não fizer isso, pode ser que esteja contando com um dinheiro que não vai entrar no seu caixa para cobrir algumas despesas e acabar criando uma bola de neve de dívidas no seu negócio. - Você sabe qual é o percentual de inadimplência do seu negócio?
A boa notícia é: você sabia que dá pra calcular o grau de inadimplência da sua empresa? Para calcular o índice percentual de inadimplência do seu negócio, basta somar os valores referentes aos últimos seis meses de todas as vendas realizadas e não cobradas e dividir o resultado pelo total das vendas realizadas (recebidas ou não) do mesmo período de tempo. Feito isso, é só multiplicar por cem e você chegará ao seu percentual de inadimplência. Com este documento da Sebrae dá pra entender direitinho como esse cálculo é feito. - Crédito com moderação
Se lidar com o seu dinheiro já é complicado, imagine ter que cuidar de um dinheiro que você precisa devolver? Antes de abrir uma linha de crédito faça uma previsão do fluxo de caixa, tendo em vista sempre os prazos médios de recebimentos e pagamentos. Revise os canais de crédito concedidos, assim como prazos, juros e condições de pagamento. Negocie o pagamento sempre que precisar, mas jamais ignore uma dívida.
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Saiba como evitar a inadimplência
Outra coisa que nós sempre falamos por aqui é que o cliente é rei, por isso você precisa cuidar dele mesmo nas situações mais adversas. Antes de chegar ao ponto delicado de ter que cobrar alguém, tenha em mente alguns cuidados que já podem cortar o mal pela raíz.
- Faça um cadastro do cliente com seus dados atualizados.
- Ofereça diversas formas de pagamento.
- Consulte órgãos de proteção ao crédito.
- Sempre que possível, peça referências comerciais.
- Não deixe de cobrar, mas o faça com jeitinho e assertivamente.
- Tenha uma agenda de cobrança, pois o cliente pode estar inadimplente porque esqueceu do compromisso.
Manter a saúde financeira em dia é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. A Getnet sabe muito bem disso, por isso oferece diversas soluções para otimizar as transações financeiras e a gestão do seu negócio.
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