Como empreender: 5 lições sobre negócios pra levar para 2021

É verdade que 2020 não foi fácil pra ninguém. A pandemia do coronavírus virou o mundo de cabeça pra baixo sem nenhum aviso prévio e testou todos os nossos limites. Foi um ano muito desafiador e, ao mesmo tempo, muito significativo para ser cancelado. Até porque, também foi um ano de muito aprendizado! 

Por isso, “erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé” (como bem diz um clássico da música popular brasileira). E se você está se preparando para começar o seu próprio negócio e se perguntando como empreender em situações tão adversas, fique ligado nas 5 lições que você deve levar para 2021. 

Dicas para empreender em 2021 

Mesmo diante de tantas dificuldades impostas pela crise do coronavírus, o Brasil registrou um número recorde de empreendedores. Segundo estimativa feita pelo Sebrae, apenas de janeiro a setembro deste ano a quantidade de MEIs (Microempreendedores Individuais) no país cresceu 14,8% com relação ao mesmo período de 2019, chegando a 10,9 milhões de registros. 

Mesmo sabendo que não existe fórmula mágica para o sucesso, por que não tirar o melhor proveito das experiências vividas? Reunimos abaixo 5 lições que o ano de 2020 nos trouxe e que podemos levar para o ano que vem por aí. 

1 – Ter dinheiro em caixa para as urgências 

A vida de empreendedor não é fácil, principalmente para quem está começando agora. Pode parecer estranho falar sobre ter dinheiro em caixa quando a gente sabe que a realidade das pequenas empresas é ter apenas o suficiente para equilibrar as contas (pelo menos nos primeiros meses do negócio).

Porém, é importante manter um fluxo de caixa organizado, desta forma você poderá se programar para economizar quando a situação assim o permitir. Não tenha em mente um valor muito alto para guardar mensalmente, lembre-se que pequenas quantias fazem toda a diferença a longo prazo.

2 – Aposte na diversidade

Está comprovado que empresas que adotam a diversidade são mais felizes, rentáveis e saudáveis. É isso que aponta um amplo estudo da McKinsey & Company sobre o estado da diversidade corporativa na América Latina. O levantamento mostra uma correlação entre a diversidade na empresa, a saúde organizacional e a performance financeira.

Investir na diversidade é uma das melhores maneiras de como empreender
Apostar na diversidade é uma das maneiras mais eficazes de tornar o ambiente mais feliz | Foto: Shutterstock

No geral, empresas percebidas pelos funcionários como comprometidas com a diversidade têm maior probabilidade de colher benefícios significativos, no entanto é importante que isso venha acompanhado de fatores determinantes como liderança eficaz e prática positiva nos negócios. 

3 – Faça planos de longo e de curto prazo

Uma coisa que aprendemos em 2020 é que tudo pode mudar muito rapidamente, portanto é hora de rever a forma como você projeta os seus negócios. Isso não quer dizer que você não deva fazer planejamentos a longo prazo. Aliás, saber onde quer chegar, e como se planejar para chegar até lá, jamais deve ser algo a ser descartado. Mas, se 2020 nos ensinou algo, essa lição foi: aposte também em planos a curto prazo.

Simplificar a dinâmica de metas é uma ótima maneira de fazer planos de curto-prazo | Foto: Shutterstock

Você pode, por exemplo, começar a se planejar em diversos cenários, ao invés de apenas usar apenas os tradicionais planos anuais ou semestrais.

Criar estratégias trimestrais ou até mesmo mensais, às vezes, pode simplificar a dinâmica de metas, resultados e avaliações. Dessa forma, você consegue identificar mais rápido o que funciona e o que pode melhorar. Seja ágil ao tomar decisões. 

4 – Invista em inovação

Apesar de se falar tanto em transformação digital, o Sebrae identificou que 43% dos negócios ainda fazem a gestão financeira “em uma folha de papel ou caderno”. Por isso, são tão importantes iniciativas como o Programa Avançar, um canal do Grupo Santander criado para ajudar os empreendedores com conteúdos como “a importância da digitalização dos processos”, “guia de como implantar home-office”, entre outros. Já fizemos um artigo bem completo explicando como o programa funciona e você pode conferir aqui

5 – Cuide da experiência do cliente

Já diz a sabedoria popular que “o cliente é rei” e na verdade não tem nem como contestar essa afirmação. O cliente deve estar no topo das suas prioridades, por isso você deve se perguntar sempre se está atendendo todas as suas expectativas, desde o produto/serviço que você oferece, passando pelo atendimento, venda e pós-venda.

Coloque sempre a satisfação do seu cliente em primeiro lugar
A satisfação do cliente deve sempre ser o objetivo principal do seu negócio | Foto: Shutterstock

Você pode se apoiar em três componentes para implementar uma transformação bem-sucedida na experiência do cliente: aspiração e propósito, transformação do negócio e viabilização da transformação. Tem um artigo da McKinsey & Company explicando direitinho esses três pilares. 

Segredos para virar líder do mercado

Nós já mencionamos acima que não existe fórmula secreta para se dar bem no mundo dos negócios, porém é possível apontar alguns caminhos que podem, pelo menos, te colocar na direção certa. 

Segundo artigo da Harvard Business Review você pode se guiar pelos 3 sentidos abaixo: 

1 – Escolha bem o seu público-alvo

Nem sempre é vantajoso ter uma gama muito ampla de produtos ou serviços. Faça uma análise cuidadosa do mercado e encontre uma demanda grande o suficiente para suportar o crescimento da sua empresa. Tenha sempre em mente as necessidades do cliente e não deixe nada o distrair. 

2 – Domine o seu mercado

Reduzir o seu campo de atuação pode fazer com que você se especialize em uma determinada área e consiga dominar bem o seu mercado. Ao se concentrar, você consegue atender mais às necessidades específicas do seu cliente. Quando você conhece bem o seu nicho consegue agir de forma proativa e liderar o mercado, ao invés de apenas reagir a ele. 

3 – Não tenha medo

“Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer”. A frase de Steve Jobs, cofundador da Apple, faz muito sentido quando você entende que delimitar o que você não quer para sua empresa é tão importante quanto definir até onde você quer ir para ousar e fazer diferente.

Coragem é a palavra-chave para qualquer empreendedor de sucesso.  Se você ficou inspirado com esse artigo e já está pensando em como transformar o seu negócio, que tal contar com a Getnet como parceira nesta jornada?

Você pode contratar as nossas soluções de pagamento pelo site, por meio das agências Santander ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).

Artigos relacionados

Microcrédito: como e quando usar

Você quer começar um negócio, mas faltam recursos financeiros? O microcrédito pode ser uma boa solução! Mas o que...

3 dicas de como vender pelo WhatsApp

Vender pelo WhatsApp já é uma realidade e, se você quer ganhar dinheiro assim, então veio ao lugar certo. Aqui você vai...

Pix e as 3 tendências para o futuro do pagamento

Os meios de pagamento estão em constante evolução e o Pix tem tudo para provocar uma grande mudança na economia. Neste texto,...

Link de pagamento: entenda como funciona essa nova forma de cobrar

Já imaginou uma solução para vendas digitais tão simples quanto compartilhar um meme ou uma notícia interessante? Pois é assim que funciona...

Empreendedorismo feminino: agora é que são elas!

Já falamos aqui sobre como empreender não é uma tarefa fácil e que exige muito esforço, dedicação e coragem. Ainda assim, a...

Pagamento por aproximação ajuda contra a Covid-19

A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças para a nossa rotina. Com o isolamento social, o pagamento por aproximação passou a ser recomendado...

Artigos recentes

Loja digital: 3 erros que você não pode cometer

Criar uma loja digital, conhecida também como e-commerce, é um processo simples. Porém, há erros comuns que comprometem a qualidade do serviço!...

Empreendedorismo feminino: agora é que são elas!

Já falamos aqui sobre como empreender não é uma tarefa fácil e que exige muito esforço, dedicação e coragem. Ainda assim, a...

Home office: saiba como levar o ambiente de trabalho para casa

Mesmo quem não tinha ouvido falar em home office até o começo do ano passado, hoje, provavelmente, sabe muito bem o que...

Feedback: Entenda a importância dele dentro das pequenas empresas

Comunicação efetiva é a chave para um bom entendimento das equipes (ou profissionais) dentro de uma organização. Distinguir e saber comunicar o...