Hoje em dia, o Marketing de Conteúdo deixou de ser apenas uma tendência e se tornou uma ferramenta essencial para qualquer negócio, independentemente do segmento ou porte.
Por meio dele, você cria um relacionamento com seu público-alvo e atrai leads, além de conduzir esses clientes em potencial do funil de vendas até a tomada de decisão de compra.
E não para por aí: produzir conteúdos relevantes é uma forma de estar presente na vida do consumidor além do momento da venda. Assim, você fortalece o vínculo entre a sua marca e o cliente.
Então, para ajudar você a traçar a melhor estratégia para sua empresa e alcançar bons resultados, neste artigo, reunimos 5 dicas de Marketing de Conteúdo para ter relevância online. Confira!
O que é Marketing de Conteúdo?
Mas, antes de tudo, vamos explicar o que é o Marketing de Conteúdo e qual é o seu objetivo.
Basicamente, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de criação, publicação e promoção de conteúdos relevantes para seu público. Entre os principais objetivos, podemos destacar:
- despertar o interesse dos consumidores;
- tornar sua marca uma referência;
- melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.
5 dicas de Marketing de Conteúdo para se tornar relevante na internet
Agora que você já sabe o que é o Marketing de Conteúdo, separe papel, caneta e vamos às dicas!
1. Conheça seu público
Antes de começar a produzir qualquer tipo de conteúdo, você precisa saber para quem está escrevendo. Isso porque, para ter relevância, é preciso entender as necessidades e os interesses do público, além de solucionar possíveis problemas.
E uma maneira de ter essa resposta é criar uma persona para sua empresa. De forma resumida, a persona é um modelo de cliente que representa seu público-alvo. Ela tem todas as características do consumidor que você deseja atingir, e os conteúdos são planejados em cima dela.
Normalmente, a persona é definida durante o planejamento estratégico do negócio. No entanto, é importante mantê-la atualizada. Quanto melhor você conhecer seus clientes em potencial, mais relevância você terá para eles.
2. Planeje seus conteúdos
Criar conteúdo não se resume em escrever ou gravar. Esse tipo de trabalho envolve diversas etapas e o planejamento é uma das principais entre elas. Portanto, antes de iniciar o processo de produção, organize suas ideias, defina os assuntos que você vai abordar e faça pesquisas.
Mais vale um único conteúdo bem pensado e bem executado do que diversos conteúdos mal elaborados e sem utilidade. Em outras palavras, qualidade é mais importante do que quantidade.
3. Se mantenha atualizado
Além de conhecer seu público e planejar seus conteúdos, se manter atualizado é fundamental nessa área, afinal, a competição é grande. Por esse motivo, fique de olho no que seu público consome, comenta e compartilha, nos assuntos mais comentados nas redes sociais e também no site dos seus concorrentes.
Você também pode usar algumas ferramentas para descobrir quais são os conteúdos em alta, como Google Alert, Top Trends do Twitter e Google Trends.
4. Use palavras-chave
As palavras-chave são indispensáveis na criação de conteúdos relevantes, pois é por meio delas que o público vai encontrar seus artigos de blog e outros formatos de conteúdo.
Elas são parte importante da estratégia de SEO (Search Engine Optimization), que visa melhorar o posicionamento de um site nas páginas de motores de busca, como o Google.
Explicando de forma simples, quando um conteúdo seu aparece na primeira página após um usuário fazer uma pesquisa, as chances dele acessar seu site ou blog aumentam e, consequentemente, a possibilidade de conversão também.
Portanto, invista nessa estratégia. Existem diversas ferramentas que podem ser usadas, como o Google Keyword Planner, que permite que você pesquise pelas palavras mais buscadas, ajudando você a criar um conteúdo digital relevante para seu público.
5. Crie conteúdo em vídeo
Por fim, o consumo de vídeos online é uma tendência em constante crescimento. Por exemplo, na pesquisa Instagram no Brasil, da Opinion Box, 58% dos usuários afirmaram que, quando começam assistir os Reels, assistem vários em sequência.
O percentual de pessoas que assistem Reels ao menos uma vez por dia também aumentou: antes, era 49%. Agora, é 67%. Porém, 63% dos usuários não têm o hábito de criar esse tipo de conteúdo — o que representa uma grande oportunidade para marcas.
Existem muitas ideias que podem ser implementadas no formato de vídeo para ajudar sua empresa a ter relevância na internet, como: depoimentos de consumidores, vídeo tutoriais, bastidores, etc. Então, não se esqueça de incluir os vídeos no seu planejamento de conteúdo.
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