Cada vez mais empreendedores têm apostado no chocolate como fonte de renda. Entre 2019 e 2020, houve um aumento de 47,7% no número de MEIs (microemprendedores individuais) que trabalham fazendo bombons, ovos de Páscoa e outras delícias.
Todo esse crescimento não é à toa: vender doces pode ser uma grande oportunidade de negócio, sobretudo se você tiver um bom planejamento, usar ingredientes de qualidade e fizer uma boa divulgação.
Além disso, também é importante ficar de olho nas datas comemorativas — especialmente na Páscoa, que é um dos períodos mais lucrativos desse setor. E, como falta menos de um mês para o feriado, é hora de arregaçar as mangas para aumentar seu faturamento.
Mas, fique tranquilo, não será preciso fazer mágica e nem tirar nenhum coelho da cartola. Basta conferir nossas dicas e colocar a mão na massa.
Como faturar mais na Páscoa?
“Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim?” Reunimos três dicas infalíveis que vão ajudar você a aumentar seu faturamento. Veja a seguir:
1. Seja criativo
Com o aumento de pessoas entrando nesse mercado, já não basta apenas fazer doces saborosos para conquistar mais clientes, é preciso se destacar entre os concorrentes. E, para isso, pode deixar a criatividade correr solta.
Você pode, por exemplo, criar ovos de Páscoa personalizáveis, em que o cliente escolhe a casca (chocolate branco, ao leite, meio amargo, amargo, etc.) e o recheio.
Além disso, a embalagem também é importante, visto que, na maioria das vezes, as pessoas compram para presentear e não para consumir. Portanto, capriche nesse sentido.
Outra sugestão é criar alguns kits, como cesta para os adultos e kit mini confeiteiro para as crianças. Enfim, avalie o público que você deseja atingir, inspire-se e deixe a criatividade fluir durante a montagem do seu cardápio de Páscoa.
2. Use as redes sociais a seu favor
Após bater o martelo sobre seu cardápio de Páscoa e definir os preços, é hora de começar a divulgar e, neste ponto, as redes sociais serão suas principais aliadas.
Tire fotos nítidas e iluminadas de cada um dos ovos e dos outros itens que você for vender para publicar no Instagram e no Facebook. E não se esqueça de inserir hashtags na legenda para que as suas publicações atinjam o maior número de pessoas possível.
Também é importante identificar a sua localização e os valores de cada um dos doces, para agilizar a jornada de decisão de compra do cliente.
E, por último, outra rede que você pode usar é o WhatsApp. Além de enviar seu cardápio de Páscoa para seus clientes, você pode criar um grupo, em que só você pode mandar mensagens, e disponibilizar o link no seu status, anunciando que os membros terão acesso a ofertas exclusivas.
Na hora, de receber já sabe! É só contar com o Link de Pagamento Getpay.
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Link de pagamento: entenda como funciona essa nova forma de cobrar
3. Faça promoções
Por fim, promoções são sempre muito bem-vindas. Afinal, qual consumidor não se sente especial ao receber um desconto? Então, não deixe de oferecer essa possibilidade para seus clientes.
Além do grupo de WhatsApp, mencionado acima, outra forma de fazer isso é adotar o desconto progressivo, de acordo com o valor da compra ou com a quantidade de itens comprados.
Por exemplo, se você vende cenourinhas de chocolate recheadas a R$ 20 reais, você pode oferecer 10% de desconto acima de 3 unidades. Assim, em vez de 60, o cliente paga R$ 54.
Outro tipo de promoção também muito utilizado é o desconto por indicação. A cada compra fechada com a indicação do cliente, ele ganha um percentual de desconto ou um brinde especial.
Existem inúmeras possibilidades, mas não se esqueça de avaliar bem os seus gastos e a sua margem de lucro antes de optar por uma delas, para não correr o risco de ter prejuízo.
Ah, e lembre-se: ofereça diversas opções de pagamento para seus clientes. Para isso, conte sempre com a Getnet.
Boa Páscoa e boas vendas!